Comunicação etc

As Quatro Tendências do Marketing Digital em 2019

Muito se passou e muito se aprendeu também, principalmente em termos de internet e redes sociais. Para entender as tendências do marketing digital em 2019, é preciso olhar para trás e rever o que deu e não deu certo em 2018. 

As pessoas estão incomodadas com as chuvas de promoçõespropagandas incisivas e imperativas. Elas querem ler coisas que sejam do interesse delas, e as plataformas online já estão captando a mensagem. Os mecanismos que avaliam a relevância das páginas na internet têm se preocupado cada vez mais com isso. Se o conteúdo não é relevante, ele não é divulgado. Simples assim.

Fique por dentro das tendências do marketing digital para 2019!

 

Com isso, a tendência é que as estratégias de Inbound Marketing e de humanizar conteúdos cresçam ainda mais. Leia-se, trabalhar a comunicação direta com o cliente e estabelecer linhas de relacionamento fortes!

 

Veja as tendências do marketing para um 2019 mais humano!

 

1. Marketing de influência

 

Já forte nas estratégias de marketing de 2018, os influenciadores digitais devem estar dentro do planejamento de comunicação de muitas marcas em 2019. Uma pesquisa feita com os participantes da Social Media Week revelou que 33% das empresas presentes no evento vão investir mais nesse recurso.

 

Como já vimos, usar pessoas influentes na internet para falar do seu produto ou serviço aumenta sua credibilidade. Além disso, amplia o alcance rumo a novos clientes interessados no que você tem a oferecer. Para 2019, os microinfluenciadores, que trabalham com público mais segmentados estarão em alta!

 

Nada melhor do que uma pessoa “comum” usando e avaliando o seu serviço para humanizar mais ainda o seu conteúdo, certo? Essa estratégia está dentro das tendências do marketing digital em 2019!

 

2. Conteúdos ao vivo

 

As lives chegaram com tudo! Em 2018, o Instagram seguiu a tendência do Facebook e do YouTube e possibilitou aos perfis divulgarem conteúdos online ao vivo.

 

Os vídeos estão sendo usados para dar dicas, responder dúvidas, fazer sorteios e transmitir eventos. Mas o mecanismo da live também é uma ótima estratégia de marketing para aproximar o público-alvo da realidade da empresa. Em 2019, as livesserão tendências no marketing digital! 

 

É possível mostrar o processo de produção, suas virtudes e atividades. As pessoas querem saber de onde vem o produto que estão consumindo e se sentir próximas das marcas com que se relacionam.

 

Abra suas portas e siga a tendência de humanizar seu conteúdo!

 

3. Impulsionamentos e anúncio nativo

 

Os famosos posts impulsionados foram bem úteis em 2018. Porque, como também já vimos aqui no blog, os novos algoritmos das redes sociais estão diminuindo o alcance das publicações de empresas.

 

E neste ano, vimos um grande aumento de estratégias pagas nas redes para reverter essas limitações. Em 2019, a tendência é que seja cada vez mais necessário trabalhar com postagens subsidiadas. Porém, será preciso também inovar e repensar os conteúdos divulgados.

 

As pessoas criaram uma aversão à publicidade, e os bloqueadores de anúncios cresceram e melhoraram em 2018. A saída que muitas empresas encontraram, e que será tendência para o marketing em 2019, serão os anúncios nativos.

 

Anúncios nativos são matérias e histórias pagas que aparecem em meios de comunicação, como portais, revistas online ou blogs.

 

Para usar bem esse recurso, é preciso focar na produção de conteúdos relevantes,que vão atrair cliques e interações. Trabalhar com os anúncios nativos em 2019 será um ótimo meio de não espantar clientes com publicidades descaradas.

 

4. Conteúdos em diversos formatos

 

Os conteúdos multimídia já estão em alta em 2018: o alcance e as interações são perceptivelmente maiores em postagens no formato de vídeos.

 

Nossa sociedade está cada vez mais visual. Criar vídeos chamativos é a maneira mais eficaz de captar a atenção dos clientesexemplificar a utilização dos serviços,tirar dúvidas e o melhor: é mais um recurso que humaniza os conteúdos.

Fazer vídeos com pessoas usando os produtos e mostrar a cara da empresacontinuarão sendo tendência no marketing em 2019!

 

De acordo com pesquisa feita pelo Google40% das pessoas entre 18 e 34 anos confiam no YouTube para buscar conteúdos. E olha isso: 79% dos entrevistados assumiram que preferem ver um vídeo sobre o produto, em vez de ler sobre ele!

 

2019 nos aguarda!

 

O próximo ano promete em inovações tecnológicas. As tendências para o marketing digital devem renovar as plataformas como as conhecemos hoje. 

* Jihan Kazzaz é jornalista especializado em gestão e comunicação empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e Faculdade Cásper Líbero. Diretor da ETC Comunicação e editor-adjunto de MercadoComum. 

 

Siga o MercadoComum