23º Prêmio Top of Mind

23 Prêmio Top of Mind - MercadoComum - Marcas de Sucesso Minas Gerais - 2018

14 Maio 2018

MercadoComum – Publicação Nacional de Economia, Finanças e Negócios, que em breve estará completando 25 anos de circulação - apresenta, nesta edição, o estudo contendo a pesquisa responsável pela apuração ds empresas vencedoras do 23º Prêmio Top of Mind – Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2018.
 
A pesquisa foi contratada com exclusividade e realizada durante o mês de janeiro de 2018 pelo Instituto Olhar – Pesquisa e Informação Estratégica.
 
A solenidade de premiação das marcas vencedoras ocorrerá em Belo Horizonte-MG, a partir das 19 horas do dia 28 de maio, no Espaço Empresarial da ACMinas – Associação Comercial de Minas, em Belo Horizonte. Após a solenidade de premiação, será servido Coquetel Especial de Confraternização aos participantes, estimados em 350 convidados.
 
O estudo feito pelo Instituto Olhar estabeleceu uma amostra de 1.500 entrevistas, em 50 das maiores cidades de Minas Gerais – considerando-se o número de habitantes. Assim, o número de municípios alcançado pela pesquisa corresponde a 50,91% da população estadual total.
 
Em Belo Horizonte foram 400 e, no interior do estado, 1.100 os entrevistados. Logo, o número de entrevistas realizado em cada cidade foi proporcional à população nela residente.
 
Após a aplicação dos questionários obtevese uma amostra de 1.510 entrevistas. Além disso, a amostra foi selecionada proporcionalmente ao sexo e à faixa etária. As definições de margem de erro da pesquisa levaram em consideração um intervalo de confiança de 95%, alcançado 4,9% de erro amostral para a capital Belo Horizonte, 2,9% para o interior (para o somatório de todos os municípios) e 2,5% para Minas Gerais (Capital mais Interior), significando que, se a pesquisa fosse realizada outras mil vezes, o resultado seria praticamente o
mesmo em 950 vezes.
 
A distribuição das variáveis sexo, idade e renda foram proporcionais aos dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística,
enquanto a variável classe socioeconômica foi baseada no critério de classificação econômica Brasil da ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Por se tratar de um estudo cujo foco está diretamente relacionado ao consumo, optouse por privilegiar as classes e regiões de maior potencial de consumo, tendo sido entrevistados somente moradores de regiões urbanas.
 
Todas as respostas das entrevistas são espontâneas, isto é, não são apresentadas opções aos entrevistados. Neste aspecto, a pesquisa
encomendada por MercadoComum pode se diferenciar significativamente das demais, por não levar em conta outras respostas por parte
dos entrevistados e, ainda, devido ao fato de elas serem exclusivamente espontâneas, não sofrendo qualquer tipo de influência por parte dos entrevistadores. Também, a cada ano são sorteados dez segmentos que deixam de participar da pesquisa e outros dez novos são incluídos, o que permite oferecer uma dinâmica diferente ao público a cada premiação.
 
A pergunta-chave e considerada como básica da pesquisa, junto aos entrevistados é: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça, quando se fala em ....(por exemplo arroz, cerveja, drogaria, leite etc)?” Os resultados obtidos ganham relevância bastante especial no meio empresarial, de marketing e de comunicação, pois se transformam numa série histórica importante sob o ponto de vista mercadológico.
 
O significado das categorias da premiação
 
CATEGORIA ESPECIAL – TOP DO TOP
 
Reservada às premiações especiais.Geralmente, destina-se à premiação das marcas que se destacaram de forma substancial e diferenciada em relação às demais, conforme aferição da pesquisa. Na atual versão são aquelas mais citadas pelos entrevistados, ou seja, as que obtiveram o maior percentual de respostas da pesquisa realizada. Serão premiadas as marcas mais lembradas de BH e do
interior de Minas, devendo ser divulgadas apenas durante a solenidade de premiação.
 
CATEGORIA EXCELÊNCIA
 
É a Categoria mais elevada. Nesta situação, significa que a marca vencedora obteve mais de 50% das respostas válidas e espontâneas dos entrevistados, de um determinado segmento. A margem de erro prevista de 2,5% (para cima ou para baixo) sempre é considerada. São praticamente nulas as chances de se ocorrer empates técnicos. Neste ano são em número de 15 os vencedores desta Categoria.
 
CATEGORIA LIDERANÇA
 
Significa que a marca não obteve mais de 50% das respostas válidas e espontâneas dos entrevistados, de um determinado segmento. No entanto, o percentual de respostas obtido confere a ela a liderança daquele segmento. A margem de erro prevista de 2,5% (para cima ou para baixo) é considerada e pode haver mais de uma marca vencedora, configurando-se nesta situação a existência de empate técnico. A premiação deste ano constatou a existência de 24 marcas vencedoras nesta Categoria.
 
CATEGORIA EXPRESSÃO
 
Significa que a marca obteve mais de 10% das respostas válidas e espontâneas dos entrevistados, de um determinado segmento.
No entanto, o percentual de respostas não é o suficiente para conferir a ela a liderança ou a excelência desse segmento. A margem de erro prevista é de 2,5% (para cima ou para baixo) e pode haver mais de uma marca nessa condição, considerando-se a existência de empate técnico. A premiação deste ano constatou a existência de nove marcas vencedoras nesta Categoria. Serão premiadas 48 marcas, distribuídas em sete setores econômicos.
 
A marca mais premiada desta edição é a Itambé (doce industrializado, leite, iogurte e requeijão), A Itambé é também é uma das poucas marcas que conquistou todas as versões desde o início desta premiação, sendo a mais premiada de Minas Gerais.
 
OS NÚMEROS DO TOP OF MIND EM MINAS GERAIS
 
Durante os 23 anos deste estudo foram:
• 29.795 entrevistas realizadas
• 1.361 segmentos pesquisados
• 2.119 marcas premiadas em diversas categorias
 
AS MARCAS MAIS PREMIADAS DE MINAS GERAIS NESTES 23 ANOS
 
Nestes 23 anos de realização do Prêmio Top of Mind em Minas Gerais, a Itambé é a marca mais premiada deste estudo, acumulando um total de 88 troféus, já considerados aqueles a que faz jus, inclusive, nesta oportunidade.
 
Apenas quatro marcas conquistaram todas as premiações anuais deste Top of Mind. Desde o seu início, são as seguintes as marcas consideradas as mais premiadas em Minas:
 
• 23 premiações: Fiat Automóveis; Itambé; Unimed-BH e Unimed- MG
• 22 premiações: Café 3 Corações
• 21 premiações: Gontijo; Rádio Itatiaia e Rede Globo
• 20 premiações: Aymoré; Massas Santa Amália e Vilma
 
AS MAIS LEMBRADAS
 
MARCAS TOP DO TOP OF MIND DE MINAS GERAIS
As “Marcas Top do Top of Mind de Minas Gerais” – ou seja, aquelas que obtiveram o maior percentual de respostas espontâneas dos mineiros, serão apenas conhecidas e divulgadas durante a solenidade de entrega dos prêmios e consistirá na premiação das dez primeiras marcas que obtiveram a maior resposta geral, além daquelas consideradas como as primeiras classificadas em relação à Capital e Interior do Estado, bem como no tocante aos agrupamentos por sexo, faixa etária e classe social.
 
 
Com 22 premiações, a 3Corações é uma das marcas mais premiadas da história do Top of Mind. Mais uma vez, foi vencedora na categoria Excelência, sendo o café da preferência da maior parte dos mineiros.
 
A história do Grupo 3corações começou em 1959, quando João Alves de Lima, então um jovem visionário, inicia a venda de café verde em São Miguel (RN). Desde o início, a qualidade do produto oferecido era sua principal preocupação. Essa venda era feita por Lima em viagens pelas cidades ao redor de São Miguel, nas quais ele comercializava o café verde em sacas. Dois anos depois, em 1961, além de vender, ele passa a torrar e moer grãos.
 
O trabalho de Lima com a compra, beneficiamento e venda do café rendeu frutos. Com o tempo, o empresário aumentou o alcance de sua distribuição. Em 1970, a aceitação crescente dos produtos incentivou a ampliação das atividades, possibilitando a compra de café verde nas regiões cafeeiras do país.
 
João Alves de Lima tornou-se muito conhecido no meio cafeeiro. Carismático, engajou produtores e distribuidores na fundação da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, da qual foi sócio fundador, em 1973.
 
A pequena São Miguel abrigou a primeira fábrica da empresa. Inicialmente, a marca se chamava Café Nossa Senhora de Fátima. Onze anos depois, em 1984, João Alves de Lima entrega o comando da operação da empresa para seus filhos, Pedro, Paulo e Vicente.
Após assumirem a liderança da corporação, os irmãos Lima encomendaram um estudo de marca e trocaram o nome para Café Santa Clara.
 
Assim começa o processo de modernização tecnológica e a ampliação do mercado para a companhia. O próximo passo veio em 1990, com a inauguração da fábrica em Eusébio (CE), dando início à expansão pelo Norte e Nordeste. Nesse mesmo ano, também foram instalados os Armazéns Gerais em Manhuaçu (MG).
 
Três anos depois, foi implementada a planta industrial do Moinho Santa Clara em Mossoró (RN), para desenvolver produtos ligados à
culinária nordestina.
 
Nasce a marca Dona Clara, que possui temperos e derivados de milho e é comercializada regionalmente na região Nordeste.
 
Em 1996, o grupo avança mais e adquire a marca de café Kimimo, o que permitiu à companhia participar da liderança nesse setor do agronegócio. Foram inaugurados ainda os Armazéns Gerais em Vitória da Conquista (BA). Dois anos mais tarde, a empresa constrói
o Centro de Distribuição em Eusébio (CE) e cria a plataforma de logística do Grupo Santa Clara. Implanta também a indústria de torrefação e moagem de café e instantâneos em Natal (RN).

HOLDING

Com o crescimento dos negócios, os irmãos criaram, em 1999, a São Miguel Holding, empresa da família Lima, que mais tarde se associou à Strauss e foi criada para vislumbrar novos negócios. Em 2002, Santa Clara torna-se a marca de café nº1 no Norte e Nordeste
do Brasil. No ano seguinte, os negócios foram expandidos para o Sudeste com a incorporação da marca Pimpinela, no Rio de Janeiro.
 
Para atender à demanda e oferecer ainda mais qualidade, todas as unidades industriais do Grupo Santa Clara foram automatizadas, em 2004. Além disso, a companhia expande seus negócios e inicia as exportações de café verde e café torrado e moído. Atualmente, mais de 30 países recebem o café beneficiado pelo Grupo 3corações.
 
Em 2005, chega um momento importante para a companhia: a joint venture entre a empresa brasileira São Miguel Holding e a israelense Strauss, com a incorporação da marca de café e cappuccino 3 Corações. Dois anos mais tarde, são inaugurados os Armazéns Gerais em Varginha (MG).
 
 
O Grupo Santa Clara marca sua presença em todo território nacional e, no ano seguinte, 2009, a companhia segue com sua expansão, adquirindo as marcas de café Letícia e os refrescos em pó Frisco e Tornado, ou seja, ampliando seu portfólio. Com a aquisição, foi inaugurada a nova fábrica de refresco em Mossoró (RN), em 2010.
 
Também em 2010, houve outro marco importante: a mudança da marca corporativa e atualização a identidade da organização, que passou de Grupo Santa Clara para Grupo 3corações. No ano seguinte, já com a nova identidade e nomenclatura, foi incorporada a marca de café Fino Grão, uma das maiores de Minas Gerais.
 
GRUPO 3CORAÇÕES VENCE AS TRÊS CATEGORIAS DO LEILÃO MELHORES CAFÉS DO BRASIL – SAFRA 2017
 
Os 11 lotes finalistas do 14º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café foram leiloados, arrecadando um valor total de R$ 73.139,00. E o Grupo 3corações foi responsável pelos maiores lances do evento, consagrando-se campeão do leilão dos Melhores Cafés do Brasil – Safra 2017.
 
O Grupo 3corações venceu nas categorias Ouro, Diamante e Especial. O título na categoria Ouro foi conquistado pela aquisição do lote de 6 sacas do produtor Antônio Rigno de Oliveira, pelo valor de R$ 2.500,00 por saca, o maior entre os lotes de café Natural e Cereja Descascado.
 
O primeiro lugar na categoria Diamante foi conquistado com o maior investimento em qualidade, no valor total de R$ 33.000,00. E a categoria Especial foi vencida com o maior lance dado a um microlote composto por 2 sacas. Nesta categoria, o Grupo investiu R$ 9.000,00 em cada saca da produtora Leticia Conceição Quintela de Alcântara, da Fazenda Divina Espírito Santo.
 
A partir do mês de abril, todos os lotes participantes serão industrializados e irão compor a 14ª Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil, estando disponíveis aos consumidores.
 
O Grupo 3corações se sobressaiu mais uma vez, evidenciando o seu reconhecimento como líder do segmento de café torrado e moído no Brasil. Essa conquista, além de enfatizar a preocupação do grupo em levar a melhor qualidade para os seus consumidores, também
mostra o quanto acredita-se na importância de valorizar produtores de diferentes regiões do país.
 
ARAUJO
 
Mais uma vez vencedora do Prêmio Top of Mind da Revista MercadoComum, como drogaria/farmácia mais citada pelos entrevistados, a Drogaria Araujo está presente na região metropolitana de Belo Horizonte, em importantes cidades do interior do estado e atende mais
de 45 milhões de clientes por ano, o que permite registrar 50% de market share pelo IMS nas áreas onde atua.
 
Premiada na categoria Excelência, a Araujo ocupa a posição de maior liderança regional do país e é a quarta maior rede de drogarias do Brasil, segundo o ranking da Associação Brasileira de Redes de Farmácia e Drogarias (Abrafarma).
 
A previsão da Araujo é de ultrapassar a marca de 200 lojas em 2018, com a inauguração de mais 32 lojas, e consolidar sua presença no interior do estado. A expectativa para este ano é que a empresa alcance um faturamento de R$ 2,1 bilhões. Para o presidente da rede, Modesto Araujo Neto, estar à frente da Drogaria Araujo é saber enxergar as oportunidades e avançar. “O segredo desta longevidade é satisfazer e encantar nossos clientes, ter visão de futuro, evoluir com ousadia, investir em tecnologia e valorizar cada um dos nossos colaboradores”, enfatiza. A empresa possui mais de 7 mil funcionários.
 
Atualmente, a Drogaria Araujo é referência no mercado pela gestão moderna, valores sólidos, qualidade e atenção aos detalhes em tudo o que faz. Mas tudo isso começou em 1906, quando o jovem Modesto Carvalho de Araujo chegou a recém-fundada, Belo Horizonte. Homem
de visão e fortes valores, como ética, seriedade e honestidade, ele sonhou em fazer a empresa crescer. Naquele tempo não havia dinheiro para investimento. Foi quando ele lançou, em 1963, o Drogatel Araujo, o tele-entregas possibilitava ter uma Drogaria em cada esquina da cidade. Além de conseguir levar seus produtos e serviços em diversos pontos da capital, construiu em bases sólidas esta empresa que hoje é presidida por Modesto Araujo Neto, terceira geração à frente da Drogaria e o responsável pelo plano de expansão da empresa, indo além do sonho do seu avô e consolidando a marca em todo o estado.
 
Um importante marco foi a inauguração do novo Centro de Distribuição Marco Antônio Velloso Araujo, com área de 32 mil m2 e operação semiautomatizada em 2017. Com essa estrutura, a empresa possui uma logística eficiente que permitirá o atendimento de 650 lojas, triplicando a empresa de tamanho nos próximos anos. Neste ano, a Araujo já abriu novas lojas no interior chegando às cidades de Conselheiro Lafaiete, Barbacena, Pará de Minas e Nova Serrana e com várias outras cidades em obra ou prospecção.
 
112 ANOS
 
Destaque na publicidade e pelo comprometimento com a qualidade de produtos e serviços, a Araujo se diferenciou, mais uma vez, no mercado, com a comemoração do aniversário de 112 anos. A campanha ressaltou o orgulho de ser uma empresa mineira, com o sonho de
fazer uma viagem para o futuro, na qual o homem chega a Marte e encontra uma loja da Araujo. A proposta reforça o crescimento da empresa e como os mineiros têm percebido o avanço das lojas. Nas mídias sociais, a brincadeira cresceu com um post da empresa destacando que a Drogaria Araujo aceitou o desafio e que irá inaugurar sua primeira loja em Marte. A ação teve grande repercussão com milhares de pessoas interessadas na inauguração fictícia da Araujo em Marte.
 
INOVAÇÃO NOS SERVIÇOS
 
Ao apostar sempre em inovação, a Araujo diversifica os serviços oferecidos aos clientes e marca presença na vida dos mineiros. A empresa foi a primeira a adotar o modelo de Drogaria Drugstore, que conta com um mix completo de produtos. São mais de 18 mil itens comercializados, mais que o dobro de uma farmácia convencional.
 
A Araujo foi a primeira a criar o plantão 24 horas, o primeiro serviço de telemarketing do Brasil – o Drogatel Araujo e a primeira Drogaria Drive Thru. Para completar, a empresa também criou a Central Farmacêutica – que oferece atendimento 24 horas de farmacêuticos
em vídeo chamada – e o Serviço Farmacêutico, programa de atendimento personalizado que orienta a adoção de novos hábitos de saúde e complementa o tratamento prescrito pelo médico.
 
Em 2015, a Drogaria inovou mais uma vez ao lançar o serviço de Vacinas com o Padrão Araujo de Medicamentos. Até chegarem aos clientes, os produtos passam por processos cuidadosos, para garantir a qualidade e a eficácia. Esse é um serviço que tem como objetivo a promoção e o acesso das pessoas à proteção contra doenças. A imunização é uma das medidas mais eficazes de saúde preventiva.
 
Sempre atenta às necessidades do cliente, a empresa também oferece testes rápidos que são realizados na hora. A lista inclui medição da pressão, glicemia e hemoglobina glicada, colesterol, glicemia com colesterol, teste de dengue, Teste do Pezinho, coagulação (RNI/TP) perfil lipídico (Col, HDL, Tri). Outro diferencial da empresa é o Laboratório de Manipulação, que é um dos mais modernos do Brasil.
 
FOCO NO CLIENTE
 
A Araujo lançou no início deste ano o programa de relacionamento o Tem+ Araujo e o App Araujo, que têm como objetivo aproximar ainda mais os clientes e facilitar o processo de compras, levando mais agilidade e comodidade para os consumidores.
 
O Tem + Araujo proporciona aos clientes diversos benefícios como: promoções exclusivas para participantes do programa; ganho de tempo na compra de medicamentos controlados; serviços e alertas importantes, como a liberação do governo para as compras da farmácia popular; informações sobre produtos e dicas de saúde.
 
Dentro do App Araujo, na opção Receita Ágil, é possível comprar medicamentos de forma rápida e simples. Basta o cliente fotografar a receita, anexar ao pedido e efetuar a compra pelo aplicativo. Já na opção Clique e Retire também é possível buscar os produtos de maneira rápida nas lojas da Araujo.
 
 
AYMORÉ
 
A Aymoré, marca do portfólio da Arcor do Brasil, é a preferida dos mineiros no segmento de biscoitos, tendo sido premiada na categoria Excelência. A empresa foi lembrada em nada menos do que 20 edições do prêmio Top of Mind, sendo a marca de biscoitos mais querida pelos mineiros.
 
Completando 95 anos de história no ano que vem,a empresa adota uma estratégia focada no fortalecimento dos vínculos com os consumidores, buscando a cada dia surpreendê-los e prestigiá-los com inovações em produtos de excelente qualidade, assim como
campanhas que reconhecem e homenageiam Minas Gerais e toda a população.
 
Em 2017, Aymoré realizou uma campanha inédita, que homenageou os mineiros e declarou seu orgulho por sua mineiridade, mudando por um tempo sua identidade visual e logo para Uaimoré - mistura de “Uai” com Aymoré.
 
Além disso, um clipe musical fez parte da ação na voz de Gabi Luthai, Gabi Martins e dos gêmeos Victor Freitas e Felipe. A proposta foi criar um tributo que celebrasse a gratidão que a marca tem por fazer parte do cotidiano dos mineiros há mais de nove décadas. A música fez um sucesso e foi tocada nas principais rádios de Minas Gerais durante o período.

Todos os anos a marca faz investimentos em campanhas de TV, Internet e Trade MKT, além de ações junto ao varejo em Minas Gerais. “Construímos uma relação junto à família mineira ao longo de mais de 9 décadas, que reflete nessa liderança de mercado em Minas Gerais e uma forte distribuição na região, por isso todas nossas ações são muito bem pensadas para esse público”, ressalta Anderson Freire, Gerente de Marketing de Biscoitos, Guloseimas e Chocolates.
 
Na grande BH, a marca possui 33% de share volume e mais de 30% de share valor. Em Minas Gerais, os índices são 25% em volume e 24% em valor. A fábrica e o Centro de Distribuição da Aymoré ficam em Contagem, região metropolitana de BH e conta com mais de 800 colaboradores. São produzidas cerca de 3.200 toneladas de produtos por mês que chegam ao mercado por meio de 40 mil pontos de venda distribuídos em locais como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Centro-Oeste.
 
 
SUPERMERCADOS BH
 
Mais uma vez, a rede Supermercados BH foi escolhida pelos entrevistados do Prêmio Top Of Mind – Mercado Comum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais na categoria Excelência. Essa escolha mostra a força da empresa, que mesmo em uma época marcada pela crise econômica e política no país, manteve seu potencial de crescimento, e em 2017, quando completou 21 anos, alcançou o faturamento
bruto de R$ 5,5 bilhões e inaugurou 09 lojas viabilizadas por meio de aporte direto. “Em 2018 já abrimos 03 novos estabelecimentos e há planos para a inauguração de mais 06 novas unidades, reforma e ampliação de mais lojas nos próximos meses. Somos sustentados pelo empreendedorismo, comprometimento e profissionalismo de nossos colaboradores. Temos um crescimento amparado pela ética, moral, legalidade das nossas práticas e bases sólidas na administração. Nos esforçamos, diariamente, para oferecer o melhor serviço aos clientes, com a melhor qualidade e menor custo possível”, pontua Pedro Lourenço de Oliveira, presidente do Supermercados BH.
 
HISTÓRIA
 
A rede, cujo nome homenageia a capital mineira, nasceu da visão empreendedora de Oliveira, que há 22 anos resolveu abrir sua primeira mercearia em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Era dada a largada para uma trajetória marcada pela simplicidade na gestão, competência, perseverança e boas parcerias. “Em pouco tempo abríamos novas lojas e o lucro era reinvestido na aquisição de outros negócios. Um empreendimento voltado inicialmente para o consumidor C, D e E que cresceum graças à relação de proximidade entre gestão, colaboradores e clientes. Tudo isso possibilitou conhecer nossos clientes, entender suas demandas e por isso ampliamos
nosso mercado para atender também aos públicos A e B. Cada loja aberta, assim como hoje, era estudada e planejada para melhor atender a comunidade onde se estabeleceria”, afirma Oliveira.
 
PIONEIRISMO
 
O Supermercado BH foi o primeiro em Minas Gerais a oferecer tecnologia de caixas de autoatendimento. “Esse processo dá autonomia ao cliente no momento depassar suas próprias compras no caixa, utilizado um sistema que faz a leitura do código de barras, confere o peso
de cada produto, calcula o valor total da compra e faz o recebimento do pagamento em cartão de crédito, débito ou com o cartão BH Mais. A ferramenta é usada para até 15 volumes, oferecendo mais rapidez e eficiência aos clientes, já que é possível reduzir o tempo médio de espera na fila em até 30%”, explica Oliveira.
 
A grande representatividade da empresa fez com que o seu movimento para a oferta de produtos de marca própria ocorresse naturalmente. Primeiro foi o arroz, que vem do Sul do país, depois o café, produzido pela 3 Corações e agora no mix somam-se 56 produtos, que juntos representam mais de 5% do faturamento do Supermercados BH. São eles: agua sanitária e limpador Super Globo,
amaciante de roupas Mili, arroz Engenho, café 3 Corações, farinha de trigo e macarrão Vilma Alimentos, néctar Tial, leite Itambé, toalha de papel Carta Goiás, bebida láctea Trevo Alimentos e requeijão Porto Alegre.
 
Seguindo a tendência da marca própria, Pedro Lourenço faz planos para continuar ampliando a cartela de produtos e acredita na parceria com importantes indústrias para viabilizar itens de qualidade, com preços justos e que atendam às exigências do consumidor. O cuidado com esses produtos é tão grande que o próprio presidente da rede é quem negocia um a um e se envolve não somente com questões comerciais, mas também na definição das embalagens, distribuição e exposição nos pontos de venda.
 
EVOLUÇÃO
 
A empresa bate recordes de crescimento em Minas. Em pouco tempo de sua inauguração, a marca já contava com 25 lojas em Belo Horizonte e região metropolitana. Em 2010, um dos anos de maior aumento de mercado, foram 17 novos pontos de venda, com sua expansão por meio de investimentos diretos, nova sociedade e aquisição de outras redes. O Supermercados BH está totalmente centrado em Minas Gerais, com forte presença nos municípios que integram a região metropolitana (Contagem, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Ibirité, Lagoa Santa, Nova Lima, Sabará, Vespasiano, Sarzedo, Betim, Igarapé, Pedro Leopoldo, Juatuba e Esmeraldas) e no interior nas cidades de Conselheiro Lafaiete, Pará de Minas, Divinópolis, Congonhas, Itabira, Lagoa da Prata, Ouro Branco, Montes Claros, Pirapora, Pompéu, Abaeté, Várzea da Palma, entre outras.

DESTAQUE E PAPEL SOCIAL

Hoje a rede comemora sua posição de maior supermercadista de Minas Gerais e a sétima maior do Brasil, alcançando a marca de 180 lojas próprias, em 47 cidades de Minas Gerais, desempenhando um importante papel na economia dessas localidades, já que é uma das principais fontes de renda para os moradores, gerando aproximadamente 17.000 empregos diretos, além de ser grande incentivadora
da cultura e do esporte, bem como apoiadora de importantes ações sociais. “Mantemos uma relação de proximidade junto às comunidades onde estamos inseridos. No meio esportivo, apoiamos projetos com crianças e adolescentes carentes, os afastando da criminalidade e
violência. Além disso, a marca Supermercados BH patrocina times de futebol amadores e clubes profissionais de Minas. O incentivo à cultura também faz parte dos nossos projetos. Patrocinamos vários artistas musicais em ascensão e diversos eventos que valorizem a cultura popular. Cantores renomados como Gusttavo Lima, Eduardo Costa e Marcelinho de Lima levam a logomarca do BH aos shows
realizados em todo o Brasil”, conta Oliveira.
 
Ciente de sua contribuição social, o Supermercados BH abraça causas de entidades filantrópicas, hospitais, ONG’s, escolas, asilos, casas de assistência, creches e igrejas, viabilizando centenas de ações em prol da melhor condição de vida de centenas de milhares de pessoas. Ganha destaque nesse cenário o projeto “Troco Solidário”, que em 2017 arrecadou mais de R$1,3 milhões. Ele é a principal fonte de recursos em instituições destinadas ao atendimento de pessoas portadoras de câncer, como o Instituto Mário Penna, em Belo Horizonte, a Santa Casa, em Caeté e a Associação Presente, em Montes Claros. O BH também participa da “Mesa Brasil SESC”, rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza.
 
BRAÚNAS
 
A Braúnas conquistou mais uma vez o prêmio Top of Mind como a empresa fabricante de tijolos mais lembrada em Minas Gerais. Premiada na categoria Excelência, a Braúnas foi fundada em 30 de abril de 1951 por Francisco Cardoso Assumpção, com a missão de conquistar a confiança de seus clientes com a fabricação de blocos cerâmicos de alta qualidade.
 
Desde sua fundação, a principal característica da empresa é o constante investimento em tecnologia e inovação. Na configuração de seu parque industrial, a Braúnas já implantou dois robôs de última geração, aliados a modernos fornos túnel, capazes de automatizar todo o
processo de fabricação dos produtos.
 
Um dos principais fatores responsáveis pela qualidade dos blocos cerâmicos Braúnas é a utilização de matéria-prima selecionada em sua elaboração. Estudos sobre a composição das jazidas são constantemente realizados com o objetivo de extrair ao máximo o potencial das
argilas. Diversos aditivos e agregantes minerais são adicionados às misturas, para que o produto final obtenha a qualidade e resistência mecânica característica da marca.
 
Hoje a Braúnas fabrica um dos melhores blocos cerâmicos do Brasil, reconhecido pelos consumidores e acreditado pelos mais importantes órgãos fiscalizadores.
 
Em conformidade com os principais órgãos reguladores de seu segmento, a Braunas faz parte do seleto grupo de fabricantes de blocos cerâmicos a possuir as certificações INMETRO e ABNT em toda a sua linha de produtos. Ao adquirir os blocos cerâmicos Braú nas, o
cliente tem a certeza de estar comprando produtos certificados, em conformidade com os principais requisitos, normas e regulamentos, específicos de seu segmento.
 
Após 67 anos de existência, a empresa continua com o propósito de produzir os melhores tijolos do mercado sempre através de tecnologia, qualidade e inovação para facilitar a construção de sonhos e gerar um impacto positivo na sociedade.
 
Fiat
 
Presente em todas as 23 premiações do Prêmio Top of Mind em Minas Gerais, a Fiat Automóveis conquistou novamente o troféu das principais marcas do Estado na categoria Liderança.
 
Compromisso com o Brasil, pioneirismo e inovação como características marcantes, produtos de alta qualidade e tecnologia, design admirado, respeito ao consumidor e responsabilidade socioambiental. Esses atributos compõem o perfil da Fiat Automóveis, uma das empresas automobilísticas com maior tradição e reconhecimento no mercado brasileiro.
 
Instalada em Betim (MG), desde 1976, a Fiat Automóveis tem capacidade produtiva de 800 mil veículos por ano. A empresa está concluindo um importante ciclo de investimentos de R$ 7 bilhões, que modernizou a fábrica de Betim.
 
A Fiat Automóveis também investe no desenvolvimento de novos produtos, novas tecnologias, qualidade e capacitação da engenharia para executar projetos cada vez mais ousados e inovadores. Tudo em sintonia com os desejos e as aspirações dos clientes.
 
A Fiat é uma marca global da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), o sétimo maior fabricante mundial de automóveis. O Grupo tem unidades produtivas em 40 países e presença comercial em aproximadamente 150 países. A FCA é líder em vendas no mercado deautomóveis e veículos comerciais leves no Brasil.
 
A FCA foi a empresa automotiva que mais investiu no Brasil. Entre 2012 e 2017, investiu mais de R$ 20 bilhões na construção e modernização de fábricas, introdução de novas tecnologias e lançamento de produtos. O Polo Automotivo Fiat em Betim, Minas Gerais, inaugurado em 1976, está em processo de completa modernização, a fim de produzir com altos índices de qualidade e eficiência. A empresa renovou e ampliou o alcance de sua gama de produtos, lançando a picape Toro e o Mobi em 2016, o Argo em 2017 e o Cronos e Ducato em 2018. Além disto, instalou em Betim sua mais moderna fábrica de motores, para produzir a família global Firefly. A picape Toro é um sucesso absoluto de mercado, enquanto as vendas de Mobi e Argo crescem em ritmo satisfatório. E o Cronos chegou ao mercado brasileiro em março. 
 
Assim, em relação à concorrência, o grupo se antecipou, investiu e fez a lição de casa. Os investimentos foram mantidos mesmo na pior fase da economia brasileira, em que o mercado se retraiu muito. A FCA ampliou sua gama de produtos, mas continua a dar atenção ao segmento de entrada. Em 2016 lançamos neste segmento o Fiat Mobi, cujas vendas vêm crescendo. Revisou também sua presença nos
demais segmentos, com carros de muitos conteúdos agregados, ampliando a envergadura e abrangência da gama.
 
A FCA liderou em 2017 importantes segmentos do mercado: comerciais leves, picapes e SUVs. E os modelos Mobi e Argo já se posicionam entre os mais vendidos de seus respectivos segmentos.
 
Em 2017, o crescimento do resultado em relação ao ano anterior se deve a quatro fatores principais:
 
• Recuperação gradual do mercado interno,
• Foi o primeiro ano full de vendas dos modelos Jeep – Renegade e Compass,
• Maior valor agregado da linha de produtos e
• Recorde de exportações: em 2017 foram exportadas 145 mil unidades, recorde histórico e um crescimento de 60% sobre o ano anterior.
 
A Fiat Chrysler Automobiles está muito ativa nas pesquisas para o desenvolvimento do carro autônomo. A FCA foi a montadora escolhida pela Google para ser parceira na Waymo, sua divisão de carros autônomos. O grupo forneceu minivans Pacifica, norte-americanas,
para o desenvolvimento de pesquisas e de um serviço de táxis sem motorista. Os testes realizados até o momentoem 25 cidades dos Estados Unidos foram um sucesso. A FCA também faz parte de cooperação estratégica a BMW, Intel e Mobileye para o desenvolvimento do carro autônomo.
 
No caso específico da propulsão, importante destacar um ponto: o Brasil tem uma vantagem comparativa sobre todos os outros países, que é o etanol. A empresa tem tecnologia de produção do combustível e dos motores adequados, estrutura de distribuição e acúmulo de conhecimento que pode nos levar no curto prazo a grandes saltos em termos de novas tecnologias de produção do combustível limpo. Insisto que o etanol é a melhor solução para o Brasil, pois tem um ciclo de produção e utilização que compensa as emissões de CO2. Ampliando a utilização de etanol em nossa frota, alcançamos níveis de emissões menores do que qualquer outro país.
 
NOVO PRESIDENTE
 
O engenheiro Antonio Filosa é o novo presidente da FCA – Fiat Chrysler Automobiles para a América Latina. Com 44 anos, nascido na região de Nápoles, Itália, Filosa formou-se pelo conceituado Instituto Politécnico de Milão e complementou a formação em gestão na Fundação Dom Cabral, em Minas Gerais. Ingressou no Grupo Fiat, atual FCA, em 1999, e desde então acumula extensa experiência internacional, com atuação nas áreas de Manufatura, Compras e Supply Chain, Novos Produtos, Marketing e Gestão de Projetos. Já ocupou cargos na Espanha, Estados Unidos, Itália, Argentina e Brasil.
 
Chegou ao Brasil em 2005 e em 2006 incorporouse à planta da Fiat em Betim (MG) em 2006, onde exerceu os cargos de gerente de Logística Interna, de Planejamento Estratégico e de Compras, além de diretor-adjunto de Manufatura. Foi diretor de Compras para a América Latina e atualmente é o diretor-geral da FCA Argentina. Ao assumir o novo cargo, Filosa também passa a integrar o Group Executive Council (GEC), a máxima instância executiva do grupo. Filosa é o mais jovem membro do GEC.
 
Filosa sucede no comando da operação latinoamericana a Stefan Ketter, que retorna à Europa e continua na função de Chief Manufacturing Officer da FCA e membro do GEC.
 
Filosa tem amplo conhecimento das operações da FCA na América Latina. Está desde 2005 na região, onde exerceu várias funções até assumir o posto de diretor-adjunto de Manufatura, sendo o responsável pela operação da maior planta do grupo no mundo. Sob
sua gestão operacional, a planta de Betim alcançou um nível recorde de produção, superando até mesmo sua capacidade instalada de produção, de 800 mil automóveis e comerciais leves por ano. Também bateu o recorde de 3.392 veículos produzidos em um dia, fato destacado pela imprensa nacional e internacional.
 
Em 2015, Filosa passou a responder também pela operação da FCA na Argentina, como diretor-geral naquele país. Neste cargo, coordenou o programa de investimentos de US$ 500 milhões na planta de Córdoba, renovando e modernizando completamente a planta,
seus processos e parque de fornecedores, além de motivar e capacitar pessoas para a produção do Fiat Cronos. Também deu ênfase a uma estratégia comercial agressiva, que mais do que dobrou as vendas da marca Jeep e expandiu a presença dos veículos Fiat, ganhando participação no mercado argentino. Sob seu comando, as vendas da FCA avançaram de 78 mil unidades em 2016, para 104 mil no ano seguinte.
 
Esta trajetória profissional conferiu a Filosa um conhecimento profundo das três principais plantas da FCA na América Latina – Betim, Goiana e Córdoba. A atuação em áreas estratégicas como Compras, Manufatura e Comercial deu-lhe familiaridade com o ciclo operacional completo e com toda a cadeia de valor, particularmente fornecedores, concessionários e recursos humanos.
 
HERMES PARDINI
 
Considerada uma das maiores empresas de medicina diagnóstica do país, o Grupo Hermes Pardini, mais uma vez, é premiado na categoria Excelência do Top Of Mind – Mercado Comum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2018. Só em 2017 o negócio atingiu uma receita bruta de R$ 1,2 bilhão, o que representa um aumento de 24,4% comparado ao ano anterior. Mais de 54% desse faturamento
vem do segmento Lab-to-Lab, que encerrou o ano com receita bruta de R$ 663,1 milhões. No ano passado, mais de 83 milhões de exames foram processados no Núcleo Técnico Operacional de Vespasiano (MG) e pelos 4 Núcleos Técnicos Avançados, localizados em Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia.
 
BALANÇO
 
Em 2017, o Grupo concluiu a compra de duas empresas mineiras, o Laboratório Humberto Abrão, na área de análises clínicas, e a Ecoar, especialista em imagem, ampliando a sua capacidade de atendimento. Atualmente a companhia detém as marcas Hermes Pardini (MG e SP); Pra Você, Ecoar e Laboratório Humberto Abrão (MG); Padrão (GO); Diagnóstika (SP), Progenética (RJ) Centro de Medicina Nuclear da Guanabara (RJ). Essa base permite a oferta de mais de 3,4 mil tipos de exames e a expertise nas áreas de análises clínicas, diagnóstico por imagem, genética molecular, testes oncológicos de alta complexidade, medicina nuclear, medicina personalizada e patologia cirúrgica. Além disso, a equipe de Pesquisa & Desenvolvimento concluiu 94 projetos em 2017, com incremento de receita de R$ 4,4 milhões no ano.
 
PROJETO ENTERPRISE
 
Próximo de completar 60 anos, em 2019, o Grupo Hermes Pardini lança o Enterprise, maior plataforma de automação laboratorial do mundo e que tem a Siemens Healthineers como principal fornecedora de soluções. A solução abrigará a primeira esteira high throughput do Brasil, com 330 metros de comprimento, para distribuição automática dos tubos de amostras para os equipamentos de acordo com a especificidade dos exames prescritos pelos médicos. Novas sorotecas automatizadas possibilitarão que novos exames sejam incluídos ou repetidos durante o processamento das amostras, bastando para isso um simples comando eletrônico. No Núcleo Técnico Operacional
(NTO) do Grupo, em Vespasiano (MG), por exemplo, o nível de automação projetado permitirá aumentar de 46% para 82% a proporção de resultados processados em menos de seis horas.
 
 
ITAMBÉ
 
Com quase 70 anos de mercado, a Itambé, considerada uma das maiores empresas de laticínios do país, conta com mais de 7 mil fornecedores e 3,3 mil funcionários diretos. A companhia possui cinco unidades industriais, sendo quatro em Minas Gerais (MG) – Pará
de Minas, Sete Lagoas, Guanhães e Uberlândia – e uma em Goiânia (GO). A marca, diariamente, transforma 2,7 milhões de litros de leite em um portfólio completo de derivados lácteos. Hoje são mais de 160 produtos entre leites, iogurtes, requeijões e doce de leite. Na
edição de 2018 do Top Of Mind – Mercado Comum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais, a Itambé foi escolhida na categoria Liderança nos segmentos “Doce industrializado, Iogurte, Leite e Requeijão” e por ser a marca de leite mais lembrada pelos consumidores brasileiros.
 
No último ano, a empresa focou na melhoria de posicionamento de seus produtos refrigerados, principalmente na categoria de iogurtes. “Foi através dessas estratégias adicionais que consolidamos nosso market share de liderança isolada em Minas Gerais em 28% e subimos para 8,2% no total do Brasil. Nas categorias mais “comoditizadas” como o leite UHT, o foco foi no desenvolvimento de produtos
especiais, com a continuidade no crescimento das linhas sem lactose e o lançamento do Natural Milk. Esse último possui uma logística própria, segregada e é proveniente de uma parceria com uma das maiores e melhores fazendas produtoras do país. Assim, permite que o leite vá da ordenha ao envase em menos de 24 horas”, explica Ricardo Cotta, diretor de Novos Negócios e Relações Institucionais da Itambé.
 
TRADIÇÃO E QUALIDADE RECONHECIDAS
 
Em 2017, um relatório produzido pela Brand Foot Print de 2017, empresa de pesquisa de mercado Kantar WorldPanel, indica que a Itambé é a 10ª marca de consumo do varejo com maior entrada nos lares brasileiros, além de ser a marca de leite e iogurte mais lembrada pelos mineiros. A Itambé também é a terceira marca preferida no setor de lácteos entre os brasileiros, segundo a Mind Miners, em uma pesquisa
realizada em 2017.
 
 
DESAFIOS
 
Para Cotta, o ano de 2017 foi bastante desafiador para a economia brasileira como um todo. Segundo ele, a cesta de laticínios caiu em torno de 10% em consumo e o impacto foi ainda maior para os produtos de alto valor agregado. Essa situação exigiu que a Itambé tivesse estratégias adicionais que garantiram o crescimento de market share nas categorias de produtos refrigerados.
 
INOVAÇÃO
 
No último ano, a Itambé lançou a linha PRO com o objetivo de atender uma tendência de consumo que tem como foco a saudabilidade. “São produtos com alta concentração de proteína, proveniente de um processo de concentração da própria proteína do leite. Trata-se
de uma tecnologia de última geração, que funciona por meio de membranas de ultra filtração. Foram investidos mais de R$10 milhões só em equipamentos importados para a fabricação dessa linha”, explica. De acordo com Cotta, uma das preocupações da Itambé é ter um sistema de gestão orientado para a satisfação do cliente, proteção e preservação da saúde e segurança do trabalhador e do meio ambiente. “Temos um programa próprio da Itambé e seus resultados e eficácia são verificados periodicamente através de organismos
certificadores externos, ou seja, através de auditoriasde terceira parte. O sucesso das ações realizadas com foco na garantia da qualidade do produto, economia dos recursos naturais e proteção e preservação da saúde e da segurança do trabalhador também garantem para a
Itambé a certificação em várias normas”, pontua. Para 2018, Cotta fala que a expectativa da companhia como um todo é retomar o ritmo de crescimento. O plano elaborado é para crescer em torno de 12% em volume e faturamento. No canal Food Service, por exemplo, o
plano é de que o progresso supere 50% com a ampliação de mix de produtos e a consolidação da rede de distribuidores parceiros. “Todas ações serão realizadas pensando no bem- -estar dos nossos consumidores. Quando falamos de Itambé devemos falar de família, de trabalho, de crescimento, de simplicidade. Primamos pela garantia de qualidade, pureza, transparência, respeito ao consumidor e ao meio ambiente. Temos um modelo de negócios sustentável e nosso compromisso é com gente: colaboradores, produtores e, claro, nossos
consumidores. São essas pessoas que tornam nossa história rica, repleta de carinho e amizade em forma de produtos lácteos”, finaliza.
 
 
ITATIAIA
 
Ocupando o primeiro lugar geral do Ibope com um alcance médio de 2.592.170 ouvintes diferentes por mês e mais de 144.554 ouvintes por minuto na RMBH, a Rádio Itatiaia é premiada novamente na categoria Liderança do Top Of Mind – Mercado Comum – Marcas
de Sucesso – Minas Gerais. A emissora conta com uma extensa programação voltada para esportes, cobertura de grandes eventos, jornalismo, prestação de serviços e entretenimento. No ar desde 1952, a Itatiaia pode ser ouvida nas frequências 610 AM ou 95,7 FM e, através da Rede ItaSat, chega em mais de 800 municípios.
 
Presidida pelo Administrador de Empresas Emanuel Soares Carneiro, a Itatiaia possui uma estrutura com mais de 30 jornalistas locais, correspondentes internacionais e repórteres em outras capitais. “A construção desse alicerce faz com que trabalhemos em conjunto para atingirmos boa parte da população mineira somente com a Rede Itatiaia. O que me alegra muito é que não paramos de investir, seja por meio da transformação digital ou rejuvenescimento da nossa equipe”, afirma Carneiro.
 
ITATIAIA DIGITAL
 
Em 2017, houve uma reestruturação total do site da Itatiaia. “Durante esse primeiro ano da virada digital da Rádio de Minas, os números foram muito expressivos e apresentamos uma cartela completamente diferente de tudo que o mercado já viu. Desenvolvemos projetos especiais e conteúdos focados para a internet, mas com entregas que integram a rádio, nosso setor promocional e de eventos, assim como mídias digitais. Nos últimos meses, o perfil da rádio no Twitter registra uma média de 15 mil novos seguidores por mês e aproximadamente 12 milhões de impressões no mesmo período”, explica o presidente.
 
ESPORTES
 
A maior equipe de esportes de Minas faz das transmissões esportivas da Itatiaia, sendo considerada uma referência nacional em audiência, dinamismo e inovação na área. De acordo com Carneiro, ano de Copa é ainda mais especial. Em sua 14ª edição na cobertura
do campeonato mundial, a Itatiaia mostra ainda mais força no jornalismo. “Temos um repórter exclusivo para a cobertura da CBF e Seleção Brasileira que, diariamente, passa a limpo tudo de mais importante que acontece nos bastidores da Confederação Brasileira de Futebol, direto do Rio de Janeiro ou onde quer que a Seleção Brasileira esteja. Na Rússia, teremos a maior equipe do rádio brasileiro,
canal online 24 horas, tudo bem preparado com muito profissionalismo”, finaliza.
 

 

LATICÍNIOS PORTO ALEGRE
 
Há mais de 20 anos, nascida no berço da família de João Lúcio Barreto Carneiro em Ponte Nova (MG), a Laticínios Porto Alegre vem se destacando no mercado e se consolida entre as melhores marcas de laticínios do país. Na edição de 2018 do Top Of Mind – Mercado Comum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais, a Porto Alegre foi escolhida na categoria Expressão. Segundo Carneiro, atual CEO da companhia, conta que inicialmente o negócio tinha um propósito familiar, que era o de se beneficiar do leite produzido na fazenda. Mas, com o sucesso na venda dos produtos, resolveram ampliar o empreendimento.
 
“Vendo que tínhamos potencial de crescimento, providenciamos uma estrutura mais adequada, tecnologia e equipamentos mais modernos. Através desse novo suporte, passamos a processar de 2300 litros para 4 mil litros de leite/dia”, conta.
 
Desde então, a Porto Alegre vive várias expansões visando atender o aumento de demanda e incluir novos produtos no portfólio. Para 2018, nossa meta é dobrar a capacidade de produção e faturamento em 5 anos. Destaco nossa parceria com o Grupo Emmi, um dos maiores grupos de lácteos da Suíça. Ela é fundamental nesse processo, pois é uma empresa grande que vai compartilhar know-how e
tecnologia para complementar nosso trabalho”, afirma Carneiro.
 
PROJETOS
 
Segundo Carneiro, a Porto Alegre está com projetos de implantação de um novo Centro de Distribuição em Contagem (MG), para tornar a logística de distribuição própria ainda mais eficiente. Outra operação em andamento é a nova fábrica em Antônio Carlos (MG), que assumirá a produção de frescal, ricota e cottage da unidade de Ponte Nova. “A nossa ideia é manter esse plano de expansão sem perder a ética, honestidade e o respeito que fazem parte da essência da Laticínios Porto Alegre”, diz. De acordo com Carneiro, em função desses investimentos, a expectativa é que o faturamento da empresa para este ano cresça de 15 a 17% em relação a 2017. “Nosso desafio é seguir crescendo, sem perder a qualidade dos nossos produtos e, ao mesmo tempo, continuar essa trajetória de parceria com o produtor rural, respeitando e apoiando esse trabalho que é essencial para o nosso negócio. O produtor rural é um elo entre passado, presente e futuro da Laticínios Porto Alegre. Nós crescemos juntos, com o auxílio de centenas de profissionais que acreditam nesse sonho, e seguimos juntos nessa rota de sucesso”, enfatiza.
 
PRODUÇÃO
 
Atualmente a Laticínios Porto Alegre, por mês, produz 1200 toneladas de soro de leite em pó, 9 milhões de litros de leite UHT e 2500 toneladas de outros produtos como requeijão, queijo e manteiga. Hoje a empresa tem mais de mil empregados e utiliza uma transportadora com distribuição própria. Os produtos Porto Alegre estão presentes em cerca de 3.500 pontos de venda no mercado da região sudeste, com atuação em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. Já o soro de leite em pó é vendido em todo país.
 
PORTFÓLIO
 
A Porto Alegre, hoje, conta com mais de 40 produtos, entre queijos, soro de leite em pó, requeijão, leite UHT e manteiga, divididos nas linhas UHT, Zero Lactose, Tradicional, Aperitivo, Light, Queijos Fatiados e Soro e Leite em Pó. Uma das marcas registradas da Porto Alegre é o tradicional requeijão, cremoso, que há vários anos ganha primeiro lugar na pesquisa da Nielsen, empresa global de informação
e pesquisa com posições de liderança nos mercados de marketing.

LEITURA

Há mais de 50 anos era inaugurada a primeira Livraria Leitura em Belo Horizonte. Hoje a marca é líder no ramo de livrarias em Minas Gerais, Centro- Oeste, Paraíba, Alagoas, Maranhão, Piauí, Rondônia e Tocantins. Com 68 lojas distribuídas em 33 cidades de 19 estados brasileiros, a rede ainda conta a lojade utilidades domésticas e presentes D+ Casa e Presentes, Leitura Distribuidora de Livros, atacado
de papelaria PLM e, recentemente, um clube de assinatura. Na edição deste ano do Top Of Mind – Mercado Comum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais, a Leitura foi escolhida na categoria Excelência no segmento de Livrarias e Papelaria em BH. Para 2018, estão confirmadas as aberturas de lojas no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Belo Horizonte. “Hoje as lojas Leitura são centros de cultura e
entretenimento para toda a família. As megastores oferecem uma enorme variedade de produtos, chegando a 100 mil itens entre livros, revistas, filmes, música, games, informática, papelaria, jogos e presentes. Conta com espaços de entretenimento como cafés, ambientes para leitura, sessões de autógrafos e eventos culturais, se tornando ponto de encontro para um público altamente qualificado”, explica Teles.
 
 
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
 
Mais novo investimento da Leitura no mundo digital, o Clube Leitura alia a tradição de uma das maiores redes de livrarias do país à inovação do serviço de assinatura de livros. Desde o dia 24 de abril, os leitores podem fazer as assinaturas através do site www.clubeleitura.com.br. Os leitores assinantes do Clube Leitura receberão em casa todos os meses um kit com até três exemplares de livros especialmente selecionados por alguns dos mais importantes nomes da literatura do nosso país, os consultores literários Ana Maria Machado, Leila Ferreira, Paula Pimenta e Menalton Braff.
 
O Clube Leitura conta ainda com outro diferencial: o potencial de levar literatura de qualidade para toda a família, pois é o único serviço do país que oferece um pacote completo que engloba obras da literatura infantil, adulta e do segmento young adult. Os leitores poderão escolher entre as opções Clube Leitura Kids & Teens, Clube Leitura Adulto e Clube Leitura Família. Para Teles, “o Clube Leitura pretende potencializar todo tipo de vivência que um livro pode proporcionar: conhecer autores novos, expandir as fronteiras, os hábitos literários e até mesmo aproximar pais e filhos, por meio do compartilhamento do prazer de ler”.
 
 
LOCALIZA
 
Com quatro décadas de atuação no mercado, mais de 7,6 milhões de clientes e 7.121 colaboradores, a Localiza, maior rede de aluguel de carros da América do Sul, encerrou 2017 com faturamento de R$ 6,1 bilhões e lucro de R$ 563,4 milhões. Isso representa um crescimento de 36,5% em relação a 2016. Foram mais de 90 mil carros vendidos e a frota fechou o ano com um total de mais de 194 mil carros, incluindo franqueados. Na edição 2018 do Top Of Mind – Mercado Comum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais, a Localiza foi uma das vencedoras na categoria Excelência no segmento “Aluguel de Carro”.
 
Hoje, avaliada em 14,7 bilhões de reais, o sistema Localiza possui 588 agências, sendo 517 no Brasil e 71 em outros 6 países da América do Sul. Já a rede de Seminovos foi ampliada de 84 unidades em 2016 para 99 unidades em 2017. “Expandimos nossa liderança em qualidade e atendimento graças à forte cultura de foco no cliente e paixão por servir dos nossos colaboradores. Conquistamos alguns prêmios como, por exemplo, melhor locadorapela Folha de São Paulo e, pelo terceiro ano consecutivo, a Companhia foi reconhecida com o prêmio Época Reclame Aqui como a melhor Locadora de Veículos”, conta Eugênio Mattar, CEO da Localiza.
 
Num ano marcado pela aquisição da Hertz Corporation no Brasil, a Localiza mostrou excelência na conquista dos seus resultados. “Conduzimos, com sucesso, a integração da operação da Hertz no Brasil. Dois meses após a compra, as ações envolvendo Aluguel de Carros, Gestão de Frotas e Seminovos estavam totalmente integradas, garantindo a continuidade dos negócios e mantendo as relações com os clientes no mais alto padrão de excelência. Mesmo em um cenário macroeconômico adverso e em um ambiente concorrencial bastante competitivo, crescemos e nos distanciamos ainda mais dos nossos concorrentes, sempre com rentabilidade”, explica Mattar.
 
REFERÊNCIA E DESTAQUE
 
A Localiza foi uma das cinco marcas brasileiras que mais se valorizou em 2017, atingindo o 24º lugar dentre as marcas mais valiosas do Brasil pelo Ranking anual da Interbrand. O Localiza Fidelidade, maior programa de fidelidade do setor de aluguel de carros na América Latina, alcançou 7,6 milhões de participantes e já distribuiu mais de 2,3 milhões de diárias grátis para os seus membros. “Em todas os setores do empreendimento, a inovação se destaca no aprimoramento significativo na experiência do cliente. Investimos também na digitalização de processos internos, aumentando nossa produtividade para ganho de escala e controles durante o processo de crescimento acelerado”, conta Mattar.
 
Para Mattar, os resultados não teriam sido possíveis sem o enorme comprometimento, senso de urgência, paixão por servir e espírito de dono por todos da empresa. “Ficamos satisfeitos com os resultados alcançados nos aspectos chave do negócio, o que nos deixa motivados em 2018, com um cenário econômico mais positivo, apesar das incertezas por ser um ano eleitoral. O que não muda,
independentemente do cenário, é a nossa clara vocação por crescimento sustentável e posição para continuar a expandir a nossa liderança no mercado”, finaliza.
 
MINAS SHOPPING
 
Há mais de 15 anos presente na vida do belorizontinos, o Minas Shopping é contemplado pela 19ª vez com o prêmio Top Of Mind na categoria Liderança. De acordo com o gerente de Marketing do Minas Shopping, Christian Magalhães, o reconhecimento alcançado,
mais uma vez, confirma a projeção do empreendimento em Belo Horizonte e região metropolitana, bem como as diversas ações realizadas para oferecer uma experiência de compras, lazer, gastronomia e entretenimento ainda melhor aos clientes.
 
HISTÓRIA
 
Inaugurado no dia 25 de setembro de 1991, o Minas Shopping completou 26 anos em 2017, totalmente integrado à vida da comunidade da região nordeste da capital mineira. Com cerca de 360 lojas, o shopping ocupa um terreno de 85,7 mil metros quadrados, sendo aproximadamente 118 mil metros quadrados de área construída e 50 mil metros quadrados de ABL. O volume de vendas é de cerca de R$ 700 milhões por ano – o maior faturamento de todos os shoppings de Minas Gerais. O Minas Shopping é o primeiro shopping de Belo Horizonte a ter uma estação de metrô integrada e conta com estação do BRT/Move em frente, além de 2.500 novas vagas cobertas
e novas lojas na área da expansão. O shopping transformou a região nordeste da cidade em um dos principais polos de crescimento da capital mineira, com a atração de novos empreendimentos para os bairros próximos.
 
 
AMPLIAÇÃO
 
O Minas Shopping amplia seu mix de serviços, opções de compras e lazer, com a inauguração de lojas de vários segmentos nos últimos meses, entre elas Momento Super Nosso, Madero, Lullo Gelato e academia Plataforma. De acordo com Magalhães, no primeiro trimestre
de 2018, o Minas abriu 15 novas lojas, representando um incremento de 100% em relação ao mesmo período de 2017. “Os lojistas do vêm apurando crescimento nas vendas desde o segundo semestre de 2017. Só nos primeiros meses deste ano o aumento foi 8,5%, impulsionadas pela recuperação do varejo e ao aumento do crédito”, finaliza.
 
ORTHOCRIN
 
Há mais de 50 anos no mercado, a Orthocrin, fundada em Belo Horizonte, é reconhecida por garantir produtos modernos e fabricados com a melhor e a mais avançada tecnologia. Na edição deste ano do Top Of Mind – Mercado Comum – Marcas de Sucesso – Minas
Gerais, a Orthocrin foi escolhida na categoria Liderança no segmento de colchões em BH e está entre as maiores indústrias na área do sono no Brasil. A marca apresenta em 2018 uma linha de produtos inovadora e irreverente que mostra o destaque do empreendimento na venda de colchões e acessórios.
 
A inauguração de uma nova indústria em Santa Luzia marcou o último ano da Orthocrin. Segundo Alexandre Prates Pereira, Diretor Operacional da Orthocrin, a empresa vem investindo na sua expansão e aperfeiçoamento dos seus produtos. “A nova fábrica está ajudando a resolver um problema de processo dentro da lógica de produção. Na antiga indústria, tínhamos 20 mil metros quadrados, os galpões ficavam em três níveis diferentes. Isso dificultava a logística de transporte de material e, consequentemente, afetava a capacidade produtiva do negócio. Com 33 mil metros quadrados, a nova sede é 100% plana”, diz.
 
Pereira explica que a mudança de endereço resultou no aumento da produção, já que teve modernização das aparelhagens, inovação, eficiência dos processos, além de mais conforto para a equipe. “A nova fábrica é uma importante conquista para todos que trabalham na
Orthocrin. A nova sede é mais um passo importante para o futuro e esperamos crescer ainda mais em 2018”, ressalta.
 
 
CERTIFICAÇÕES
 
Há anos a Orthocrin é certificada pelo INER,Instituto Nacional de Estudos e Repouso, que tem por objetivo regulamentar o mercado de colchões de espumas, oferecendo ao consumidor um produto de qualidade superior e com rígido controle de qualidade. Em 2013, foi certificada pelo INMETRO, órgão que atesta a qualidade dos produtos e o cumprimento dos processos. “O que muito nos orgulha, uma vez que esse reconhecimento coloca a nossa empresa em um patamar superior de qualidade e excelência de nossos produtos. Estamos cada vez mais presentes na rotina dos brasileiros, promovendo qualidade de vida. Nosso objetivo é que cada pessoa tenha mais disposição e vontade de aproveitar os momentos da vida”, afirma Pereira.
 
 
OURO MINAS
 
Presença sempre constante nas premiações do Top of Mind, o Ouro Minas conquistou o troféu na categoria Excelência como um dos hotéis mais lembrados pelos mineiros. Reforçando esta posição, o Ouro Minas foi eleito pela revista Viagem e Turismo, em parceria com o Guia 4 Rodas, um dos 15 melhores hotéis para eventos do Brasil, sendo o único de Belo Horizonte a receber este reconhecimento.
 
Sua estrutura conta com 17 espaços de reuniões, espaço multiuso, auditório com capacidade para mais de 350 pessoas, salões que podem ser divididos em módulos e um Centro de Convenção preparado para receber até 2 mil pessoas simultaneamente, com todo o serviço próprio, incluindo Alimentos e Bebidas. O Ouro Minas oferece também uma estrutura completa com apoio de um personal de eventos, profissional que oferece todo o suporte necessário para produção dos eventos, desde o apoio logístico até a realização. A gerente ressalta que anualmente são realizados mais de mil eventos corporativos devido a infraestrutura moderna que o hotel possui para receber clientes de diversos perfis, tanto para negócios, quanto turismo. “O Hotel Ouro Minas é reconhecido por ser um hotel destino para a realização de eventos. É possível concentrar todas as atividades dentro de um só lugar: hospedagem dos participantes, palestras,

reuniões, refeições, além das confraternizações e comemorações de encerramento”, assegura Monaline. Outro fator que impulsiona a realização de eventos e também atrai hóspedes interessados no turismo de lazer de Minas Gerais é a localização privilegiada com acesso ao aeroporto internacional Tancredo Neves pela Linha Verde. A gerente do hotel destaca que por estar próximo a pontos turísticos
importantes como a Lagoa da Pampulha e às saídas que levam a Inhotim e às cidades históricas mineiras como Ouro Preto e Mariana, ajudam o participante a ganhar tempo e incluir uma programação de lazer em sua viagem à trabalho”, avalia Monaline. O Ouro Minas também conta 346 acomodações e uma estrutura moderna e bem equipada que atende a diversos perfis de hóspedes. O restaurante
Quinto do Ouro pode atender tanto às refeições dos eventos, quanto à adesão dos participantes. Além disso, o hotel possui opções de lazer para o momento de interação e relaxamento dos convidados, no Health Center, que conta com piscina térmica, jacuzzi e sauna a vapor e seca, Fitness Center, serviço de massoterapia, salão de beleza e barbearia, além do Lobby Piano Bar com música ao vivo
diariamente, ideal para o Happy Hour.
 
PIF PAF
 
Sediada em Belo Horizonte (MG), a Pif Paf Alimentos comemora 50 anos de história em 2018. Com 10 unidades industriais e doze unidades produtivas, a empresa produz mais de 20 mil toneladas de produtos por mês, dentre elas cortes de aves e suínos, embutidos e massas. São 11 centros de distribuição, 400 veículos de distribuição agregados e 195 mil entregas por mês. Na edição deste ano do
Top Of Mind – Mercado Comum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais, a Pif Paf foi escolhida na categoria Expressão no segmento de alimentos congelados e pão de queijo.
 
A companhia conta hoje com mais de 7,5 mil empregados diretos e 80 mil clientes. Seu mix de produtos contempla mais de 300 itens, entre eles elaborados de carnes, pizzas, lasanhas, pães de queijo, pescados, industrializados, vegetais e embutidos. A Pif Paf atua abastecendo os principais mercados da região sudeste, sul da Bahia e Goiás, além de exportar para diversos países como Singapura,
Rússia, Japão, Hong Kong, Costa do Marfim, Angola, Vietnã, Cuba, Geórgia, Timor Leste, entre outros. As unidades industriais da Pif Paf estão localizadas no interior do estado de Minas Gerais, em Visconde do Rio Branco, Viçosa, Leopoldina, Patrocínio, Pará de Minas, Pitangui, Paula Cândido e Igaratinga. Em Goiás, as unidades estão em Palmeiras de Goiás e Paraúna.
 
DESEMPENHO E PERSPECTIVAS
 
Segundo Paulo Andrade, diretor superintendente da Pif Paf, 2017 foi um ano de recuperação, já que, 2016 foi prejudicado pelo exorbitante custo das matérias primas como milho e farelo de soja. “Em 2017 a Pif Paf obteve um crescimento de 35% no faturamento das exportações, isso comparando com o ano de 2016. Este aumento se deu com a abertura de novos mercados, com o direcionamento
dos investimentos para atendimento de demandas específicas dos mercados. A expectativa para 2018 é de não perder este ritmo, aprimorar ainda mais as linhas de produção e estreitar o relacionamento com os mercados onde já atua”, explica.

Para 2018 a empresa aposta na recuperação da economia brasileira, nas projeções de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e na retomada do consumo interno. “Este ano a Pif Paf aplicará cerca de US$ 40 milhões de dólares em suas unidades. Estes investimentos serão direcionados para implementação de sistemas de gestão, desenvolvimento de produtos, ampliação de armazenagem e
automação dos processos industriais. A empresa espera com isso impulsionar o resultado de seu desempenho operacional. Para acelerar ainda mais seu crescimento, esperamos que ainda este ano, além do crescimento orgânico, adquirir mais uma unidade industrial. Esta nova unidade deverá contribuir para a empresa expandir as exportações, a área de atuação, e ainda desenvolver novos produtos e impulsionar novos negócios”, finaliza Andrade.

REDE GLOBO

Pela 21ª vez, a Globo Minas é indicada para o Prêmio Top of Mind da Revista MercadoComum, sendo a emissora de TV mais lembrada pelos mineiros vencendo o troféu na categoria Excelência. Maior rede de televisão do Brasil e uma das maiores do mundo, a Globo está presente em quase todo o território nacional, através de 122 emissoras, incluindo as afiliadas e em mais de 100 países, por meio da Globo Internacional.

LIDERANÇA EM MINAS

Líder de audiência em todas as faixas de horário na TV, a Globo Minas mantém a liderança também em internet, no mercado publicitário e em tecnologia. A emissora possui um dos mais completos parques de tecnologia HD do país. Levando imagem e som de alta definição, o sinal digital da emissora já alcança mais de cinco milhões de telespectadores em sua área de cobertura. A Globo está em Minas há 50 anos. A emissora foi inaugurada em 1968. Nos primeiros anos, a programação era transmitida do Rio de Janeiro e tinha, entre os destaques, o Jornal Nacional, as novelas e os programas Capitão Furacão e Sítio do Pica-Pau Amarelo. Em 1977, foi exibido o primeiro programa em cores produzido no estado, o Jornal das Sete.
 
 
primeiro transmissor foi instalado na Serra do Curral, onde atualmente opera o sistema de transmissão digital da emissora. Até a década de noventa, a administração da empresa e os estúdios funcionaram no centro de Belo Horizonte e na Savassi. Em julho de 1995, para
concentrar todas as atividades da Globo, foi inaugurada a sede da Avenida Américo Vespúcio, 2045, na região nordeste da capital. Atualmente, a Globo Minas tem 338 funcionários. O sinal da emissora alcança 167 municípios no estado de Minas Gerais em 2.417.313 domicílios com TV e 7.223.680 telespectadores potenciais. Com as oito afiliadas, amplia a cobertura para 99,65% do estado (850 municípios) e 99,93% da população (potencial de 20 milhões de telespectadores). A redação da Globo em Minas funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e os programas Bom Dia Minas, MGTV Primeira Edição, Globo Esporte, Radar MG e MGTV Segunda Edição
realizam a mais completa cobertura das principais notícias de Minas, com a participação das oito emissoras afiliadas em todas as regiões: EPTV no Sul; InterTV no Leste, Norte e Vale do Aço; e Rede Integração no Alto Paranaíba, Centro-Oeste, Triângulo e Zona da Mata.
 
 
SHOPPING DEL REY
 
Há mais de 25 anos presente na vida dos belorizontinos, o Del Rey é uma importante referência em compras e entretenimento para a região da Pampulha e aposta em novas experiências e operações qualificadas para atender o consumidor. Na edição de 2018 do Top Of Mind – Mercado Comum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais, o empreendimento foi escolhido na categoria Liderança no segmento de
shoppings centers.
 
Atento aos modelos de consumo contemporâneos, o shopping investe na diversificação de seu mix de produtos e serviços tendo em vista a oferta de experiências completas e agregadoras aos seus clientes. “O consumidor está cada vez mais exigente e em busca de soluções que facilitem o seu dia a dia. Por isso, investimos em operações que combinem, em um só lugar, as marcas de desejo do público e
boas opções de entretenimento para a família, além de serviços variados, como bancos, correios e customização de roupas”, afirma Luiz Muniz, superintendente do mall.
 
No ano passado, o Del Rey apostou na criação de um parque infantil fixo, com atrações gratuitas e exclusivas para crianças de até 12 anos de idade. O Clubinho Encantado é um ponto de encontro das famílias no mall e reúne, em um espaço lúdico e colorido, atividades que estimulam o desenvolvimento motor e social dos pequenos. “O Clubinho Encantado é um sonho antigo nosso, que democratiza o acesso das crianças ao lazer. Nele, as famílias têm a oportunidade de viver momentos especiais junto com seus filhos, dando valor ao que realmente importa, o cuidado com as crianças”, ressalta o superintendente do shopping. Inaugurado há sete meses, o espaço recebe semanalmente centenas de pessoas e promove ações temáticas mensais inspiradas nas aventuras do Leão Juba – mascote do parque.
 
Quando o assunto é ampliação do mix de operações, o empreendimento também mostra fôlego.
 
 
Dentro do projeto de qualificação de suas lojas, o shopping se prepara para receber marcas que são sucesso em diferentes segmentos como moda (feminina e masculina), decoração, acessórios e gastronomia. Entre as inaugurações previstas para este ano estão as lojas: Brooksfield, Hope e Camicado, além da primeira unidade do restaurante Engenho do Dedé em Belo Horizonte, que abre o projeto da Alameda Gastronômica do Del Rey.
 
Recentemente, foram inauguradas a Via Mia, que reúne as principais tendências de outono/inverno em calçados e acessórios femininos; e a Riachuelo, que trouxe ao shopping o seu novo layout de loja, com um mix diferenciado para todos os estilos, além de sua versão moda casa (Riachuelo Casa). Elas se unem à grandes marcas já conhecidas dos frequentadores, como a Kalunga, Smart Fit, Adidas, The Beauty Box, Pizza Hut e Kopenhagen.
 
NOVA INFRAESTRUTURA
 
O Shopping Del Rey também investe em infraestrutura para tornar a experiência de seus clientes ainda mais agradável. Prestes a iniciar as obras de restauração da fachada e do estacionamento, o empreendimento já realiza transformações significativas em sua estrutura interna.
 
Nos corredores, um novo paisagismo traz o conceito de valorização do verde, recriando estações de folhagens especiais em jardins verticais. Os espaços ambientados ao longo de todo o mall inspiram tranquilidade e sofisticação aos clientes durante suas compras.
 
Outra preocupação do Del Rey é a disponibilização de uma estrutura completa para as famílias. Pensando nisso, os sanitários dos três pisos passaram por uma grande reforma, recebendo uma estrutura mais moderna e funcional, com cabines adaptadas para pessoas com necessidades especiais e crianças. Além disso, o Espaço Família, localizado no 3º piso, ganhou uma nova infraestrutura para atender
com mais conforto e qualidade as demandas dos frequentadores do shopping. A área dedicada exclusivamente aos clientes, acompanhados por seus filhos pequenos, conta com trocadores, banheiras, água fria e quente, sanitários infantis e salas de papinha
e amamentação. Outro atrativo do lugar é o Espaço Kids, em que as crianças podem se divertir assistindo a desenhos e brincando de colorir ao lado de seus responsáveis. O serviço é inteiramente gratuito.
 
SUPER NOTÍCIA
 
Mais uma vez reconhecido com o troféu Excelência como o jornal mais lembrado pelos mineiros na pesquisa realizada para o Prêmio Top of Mind, de MercadoComum, o Super Notícia completou 16 anos no mercado de jornais do Brasil. Editado pela Sempre Editora, é considerado um dos maiores fenômenos da imprensa brasileira. O diário, que foi fundado em 1º de maio de 2002, foi o primeiro de Minas Gerais a chegar ao topo da circulação nacional de jornais, desbancando veículos tradicionais que dominavam o mercado há décadas, como a Folha de S.Paulo.
 
Direcionado aos leitores das classes B, C e D, o tabloide aborda os principais acontecimentos de Minas e do Brasil, com média diária de circulação de 197.852 exemplares (IVC – Março/2018) e cobertura que abrange mais de 400 cidades do Estado.
 
Com uma linha editorial ágil e moderna, o Super Notícia traz conteúdo diário voltado para o cidadão, promoções com brindes exclusivos e eficiente sistema de distribuição.
 
A estratégia de vendas em bancas de jornal, pontos alternativos e por vendedores ambulantes por apenas R$ 0,50 também faz do Super Notícia um fenômeno de circulação. Em 2006, ele se tornou líder absoluto em Minas Gerais, apesar dos mais de 200 anos de existência da imprensa no Estado, e, em 2010, o jornal impresso mais vendido no Brasil.
 
O diário foge ao declínio da comercialização exclusiva nas tradicionais bancas, chegando a novos pontos de distribuição, como padarias, supermercados e papelarias, contribuindo para a distribuição democrática da informação.
 
Ao todo, são mais de 1,7 milhão de leitores somente em Belo Horizonte e cidades vizinhas. No interior do Estado, ele vende 57 vezes mais do que o seu concorrente direto (IVC – Dezembro/2017). Atualmente, mais de 60% do mercado mineiro de jornais pertence ao Super Notícia.
 
A proposta editorial e gráfica da publicação garante atuais, anúncios de promoções, informações sobre serviços importantes para o leitor, como saúde e emprego, esclarecimento de dúvidas do consumidor, além da divulgação de eventos culturais populares. A receita editorial também inclui notícias sobre celebridades, televisão, esportes – com destaque especial para o futebol – e assuntos policiais.uma leitura fácil e prazerosa, por meio de manchetes
 
SOBRE A SEMPRE EDITORA
 
A Sempre Editora é hoje um dos maiores grupos de comunicação do Brasil. Também fazem parte da empresa os jornais O TEMPO, Pampulha, O Tempo Betim e O Tempo Contagem, além do portal O TEMPO e do mais novo projeto da organização: a Rádio Super
Notícia 91,7 FM.

 

SUVINIL

Há mais de 50 anos no mercado, a Suvinil, na edição de 2018 do Top Of Mind – Mercado Comum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais, foi escolhida na categoria Excelência no segmento de tintas. A marca vem apostando em estratégias de um negócio consistente, pautada no relacionamento com clientes, inovação e fortes investimentos. Adquirida em 1969 pela BASF, que entrava no ramo de tintas globalmente, a Suvinil possui sua história marcada pelas boas práticas, que resultaram numa completa linha de produtos constituída
por látex PVA, acrílicos, esmaltes, vernizes, epóxi e complementos para pintura. Seu portfólio, produzido nas fábricas instaladas em São Bernardo do Campo (SP) e Jaboatão dos Guararapes (PE), atende todo o mercado nacional. Para Marcos Allemann, vice-presidente
de tintas imobiliárias da BASF para a América do Sul, este reconhecimento pela MercadoComum reforça que a empresa está no caminho certo, antecipando às tendências do mercado, levando cada vez mais inovação e soluções que atendam as demandas dos nossos consumidores com rapidez. “Ficamos muito felizes com a conquista desse prêmio, ainda mais em uma regiãotão importante para marca”, pontua. Em 2017, segundo Allemann, um dos destaque foi o lançamento da tinta Suvinil Limpeza Total e o investimento de R$ 11 milhões
de reais em uma plataforma digital completa para atender o novo perfil do consumidor brasileiro. “Para continuar levando soluções que atendam às necessidades do nosso público, aumentamos em 15% os investimentos em marketing. Fazendo um balanço do último ano,
concluímos que o mercado permaneceu estável. Para 2018, nossa projeção é de crescimento em linha com o mercado e acima do PIB”, acrescenta.
 
 
SOBRE A BASF
 
O Grupo BASF conta com aproximadamente 112 mil funcionários que trabalham para contribuir com o sucesso dos clientes em quase todos os setores e países do mundo. O portfólio do grupo é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás.
 
 
UNIMED-BH
 
A Unimed-BH esteve presente em todas as 23 edições do Top of Mind, sendo a cooperativa mais lembrada pelos mineiros, em especial os que moram em Belo Horizonte. Este ano, comemora o troféu conquistado na categoria Excelência. Exemplo de eficiência cooperativista, a
Unimed- BH está presente na vida de mais de 1,2 milhão de pessoas na Grande Belo Horizonte, que desfrutam de uma assistência médica completa e de qualidade.
 
A Unimed-BH conta com 5,7 mil médicos cooperados e uma rede composta por 355 prestadores, entre hospitais, clínicas e laboratórios, incluindo Serviços Próprios e credenciados.
 
Atuando há 46 anos no mercado da saúde suplementar, a Unimed-BH vem investindo permanentemente em sua estrutura de atendimento. Para cuidar bem e com mais eficiência, organizou seus serviços de saúde a partir do conceito de redes regionais com foco na atenção primária.
 
Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) revelaram queda no número de beneficiários de planos de saúde em 2017. Somente no ano passado, a redução foi de 378 mil beneficiários em relação ao ano anterior. Comparando os dados de 2014 com os de
2017, foram 3 milhões de beneficiários a menos no país, segundo a agência. Contrariando o caminho de queda do setor, a Unimed-BH registrou crescimento. Nos dois piores anos de crise, 2016 e 2017, a cooperativa teve um aumento de 11 mil e 15 mil clientes, respectivamente.
 
Líder em Minas Gerais e sétima maior em número de beneficiários do Brasil, a Unimed-BH chegou a 1.240.357 clientes, com 52% de participação de mercado e faturamento de R$ 4,5 bilhões em 2017. O resultado é atribuído pelo diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel
Flam, à oferta de atendimento de qualidade, além de estratégias de prospecção de novos clientes. “A Cooperativa investe permanentemente na promoção da melhor assistência, em novos serviços e novas formas de cuidar da saúde das pessoas”, comenta.
 
 

EXPECTATIVAS PARA 2018

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

já divulgou os primeiros números de 2018 de usuários de planos de saúde. O levantamento, referente a janeiro, registra leve aumento, no Brasil e em Minas, no número de beneficiários em planos médico- -hospitalares. “Para 2018, a Unimed-BH reforça sua estratégia de diferenciação no mercado por meio da qualidade da assistência. Celebrando 47 anos, inauguraremos o CPS do Barreiro, daremos sequência à construção do Hospital em Betim, que oferecerá 300 leitos, atingimos uma marca expressiva em nosso e-commerce e nossa expectativa para os próximos anos é a de crescimento progressivo da carteira”, afirma o presidente.
 
 
UNIMED-MG
 
Há 23 anos a Unimed, maior cooperativa de trabalho médico do mundo, ocupa a posição de marca de plano de saúde mais lembrada pelos mineiros e a marca mais desejada pelos consumidores que contratam um plano de saúde. Isto é reflexo do constante investimento na qualidade do atendimento aos clientes da cooperativa, que se traduz no jeito de cuidar Unimed. A cooperativa conquistou pela 23ª
vez o prêmio Top of Mind, na categoria Excelência e segmento Plano de Saúde MG.
 
O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) é um bom indicador para demonstrar esse respeito ao beneficiário. Adotado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para medir o desempenho do setor, esta avaliação classificou 99% das Unimeds de Minas Gerais nas duas faixas superiores de avaliação. Um aumento considerável em relação ao ano anterior, quando 86% das Unimeds se enquadraram nesses níveis. Principal meio de avaliação do segmento, o indicador está ligado ao Programa de Qualificação das Operadoras do órgão regulador.
 
Além de ser o maior plano de saúde do estado, com 58% de participação de mercado, a Unimed caracteriza-se também como uma das mais importantes operadoras de Minas Gerais. Prova disso é que, somente em 2017, as Unimeds mineiras geraram mais de R$ 1,3 bilhão em impostos. Em janeiro deste ano, 30% dos leitos totais do estado foram contratados somente pelo Sistema Unimed.
 
 
As estratégias que fortalecem esta marca e qualificam os serviços oferecidos vão desde a capacitação e treinamentos constantes para a equipe técnica até o investimento em recursos próprios, a chamada gestão verticalizada. Além de ampliar a assistência ao beneficiário, a verticalização contribui para otimização de recursos, melhoria nos processos, ganho de produtividade e centralização das informações. Essa tendência já pode ser fortemente percebida nas Unimeds mineiras. O investimento na ampliação da rede própria no estado já resultou na construção de 13 hospitais, 41 núcleos de promoção à saúde, 21 unidades de pronto atendimento, 16 farmácias, 24 clínicas, 14 laboratórios, além da aquisição de 87 ambulâncias.
 
 
 
O SISTEMA UNIMED EM MINAS
 
A Unimed é o maior sistema cooperativista de trabalho médico do mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil. No estado, o Sistema Unimed é representado política e institucionalmente pela Unimed Federação Minas. Desde a sua fundação, em 1977, a entidade promove o crescimento das 67 cooperativas médicas e a valorização do trabalho dos mais de 17,7 mil médicos cooperados. Em Minas Gerais, a marca Unimed é líder no segmento de saúde suplementar – atendimento privado de saúde - com 58% de participação de mercado. Possui cerca de 2,8 milhões de clientes e mais de 4 mil serviços entre rede própria e credenciados, divididos em laboratórios, hospitais e clínicas. Presente em 97% do território mineiro, a Unimed é responsável por 8,2 mil empregos diretos e 1,3 bilhão em impostos gerados. Além da representação política e institucional, a Unimed Federação Minas orienta as Unimeds quanto à gestão e desenvolvimento de suas equipes, promovendo a difusão do cooperativismo médico e o fortalecimento do Sistema Unimed mineiro. Os
serviços de consultorias especializadas prestados pela Federação, proporcionam um ambiente de negócios qualificado às Unimeds, promovendo o desenvolvimento e fortalecimento da marca em todo o estado e contribuindo para a qualidade no atendimento ao cliente Unimed em Minas.
 
RECONHECIMENTO
 
A Unimed Federação Minas foi destaque no Great Place To Work, em 2017, alcançando a 5ª colocação no ranking das Melhores Empresas para se Trabalhar em Minas Gerais, categoria pequeno porte, levando-se em conta todos os setores e a 2ª segunda colocação no ranking, no segmento planos de saúde, entre as melhores empresas de saúde para se trabalhar no Brasil.
 
 

 

Siga o Mercado Comum