*

Os 50 anos da posse de JK na presidência da República foram comemorados com um grande evento realizado no Campus Prado da Faculdade Estácio de Belo Horizonte, no dia 31 de janeiro de 2006 – à época, dirigida por Carlos Alberto Teixeira de Oliveira.

Houve apresentação de uma peça teatral reproduzindo a posse de JK na Presidência da República, encenada por alunos da instituição; a criação de um espaço dançante intitulado “Pé de Valsa”; coquetel e jantar especial de confraternização aos convidados – além da apresentação de várias bandas musicais, como a da Polícia Militar de Minas e Euterpe de Santa Luzia – de Caetanópolis, além da inauguração do “Corredor Cultural JK e de uma exposição de carros usados por JK durante o seu período como prefeito de BH.

Discursaram, durante o evento, o Diretor-Geral da Estácio de Sá, Carlos Alberto Teixeira de Oliveira e o ex-Ministro e ex-Senador Murilo Badaró, que abordou o tema intitulado “JK – O Predestinado”.

Os Dragões da Inconfidência de Minas da Polícia Militar prestigiaram o evento e, também, o Coral do BDMG Cultural – que incluiu músicas como Peixe Vivo e Oh Minas Gerais! em seu repertório, especialmente para aquela ocasião, que ainda contou com o lançamento do livro intitulado “JK – 50 Anos de Progresso em 5 Anos de Governo”, com mais de 700 páginas, de autoria de Carlos Alberto Teixeira de Oliveira e de outros 50 coautores.

Compareceram cerca de 3000 convidados especiais – dos quais 96 prefeitos municipais, vários deputados e diversas autoridades, empresários, políticos e admiradores de JK – cabendo destaque especial à presença do ilustre ex-presidente Itamar Franco e de ex-ministros.

Foi ainda inaugurada uma mostra especial de fotos da trajetória política do Presidente JK que, posteriormente, destinou-se integralmente à Casa de Juscelino, em Diamantina-MG.

O evento foi matéria do Jornal Nacional da Rede Globo, que transmitiu algumas cenas diretamente do local.