*

 

Neste vídeo, o economista Carlos Alberto Teixeira de OIiveira – editor/geral de MercadoComum e presidente da ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais destaca que, em 2020, estamos completando 100 da mudança de Juscelino Kubitschek de Oliveira de Diamantina para Belo Horizonte, onde veio cursar a faculdade medicina e trabalhar na Empresa Brasileira de Correios, na função de telegrafista para custear os seus estudos.

Também em 2020 celebra-se 80 anos em que JK assumiu o cargo de prefeito de Belo Horizonte, ocorrido no dia 16 de abril de 1940, tendo exercido o seu mandato até 30 de outubro de 1945.

E, por fim, completa-se 60 anos da inauguração de Brasília, ocorrida no dia 21 de abril de 1960.

São apresentados alguns trechos de dois discursos proferidos pelo presidente Juscelino Kubitschek destinados a economistas brasileiros.

Os primeiros trechos foram extraídos do discurso proferido em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 5 de dezembro de 1958, na qualidade de paraninfo dos formandos da Faculdade de Ciências Econômicas de Belo Horizonte.

Outros trechos foram extraídos do discurso de JK proferido no Rio de Janeiro, em 9 de dezembro de 1958, como paraninfo dos formandos dos cursos de Análise Econômica do Conselho Nacional de Economia e destacam que cabe aos economistas tarefa de vital importância.