*

Com resultados estáveis no aumento do número de casos do novo coronavírus, diversas empresas tiveram que se adaptar para retomar ou continuar as suas atividades. Garantir a segurança dos trabalhadores tem sido preocupação constante. Para isso, são necessários diversos cuidados seguindo protocolos internacionais para a segurança de todos os envolvidos.

Com o objetivo de auxiliar empresas de todo o Brasil, a Rede Mater Dei de Saúde desenvolveu um projeto de consultoria que assegura as melhores práticas de higiene e cuidados. A equipe responsável pela capacitação é formada por infectologistas e conta também com o apoio de outras especialidades.

De acordo com o diretor de Novos Negócios e Relacionamento com o Mercado da Rede Mater Dei de Saúde, Rafael Cordeiro, o projeto de consultoria tem contribuído para as empresas minimizarem o risco de contaminação durante a execução de atividades. “Faz parte do nosso trabalho orientar a Saúde Corporativa ou a Medicina do Trabalho da empresa sobre como prevenir e, ao mesmo tempo, como lidar com casos de Covid-19 positivos em seus colaboradores, traçando um plano de acompanhamento junto ao RH. Isto é muito importante não só pelo aspecto de saúde, mas também para o clima organizacional, retirando o medo, a ansiedade e o pânico, e, caso ocorra, que já tenha um plano bem definido em parceria com o RH.”

Uma das empresas que contou com consultoria da Rede Mater Dei foi a Minasligas, que atua na produção de ferroligas e silício metálico, e não teve as suas atividades paralisadas, mas precisou se adaptar para garantir a segurança dos colaboradores.

Segundo o diretor-presidente da Minasligas, Henrique Simões Zica, as orientações da Rede têm contribuído muito para o enfrentamento dessa crise de saúde. “A partir da consultoria da Rede Mater Dei, estamos adotando ações coerentes e eficientes na prevenção à contaminação pelo vírus, bem como apoiando as necessidades das pessoas, levando conhecimento e educação. O cenário continua sendo muito desafiador para todos. Para uma solução definitiva e retorno a uma vida normal seria necessário uma vacina eficiente e validada ou um tratamento para cura plena. Contudo a vida continua, e, portanto, é fundamental que continuemos seguindo as recomendações e atualizações dos procedimentos das autoridades e especialistas em saúde pública. Estamos vivenciando um momento de transformação de vários modelos de negócio e relacionamento. O crescimento exponencial das ferramentas digitais está transformando as relações humanas e que irão gerar novos aprendizados e oportunidades’’ completa Henrique.