*

Pirapora II Solar Holding venceu categoria “Best Renewables Deal of the Year for Latin America” de 2019 da Revista IJ Global

As debêntures da Pirapora II Solar Holding receberam o prêmio do IJ Global na categoria “Best Renewables Deal of the Year for Latin America” pela primeira emissão de debêntures subordinada de um projeto de energia renovável no mercado brasileiro. O valor total da emissão foi de R$ 118 milhões e teve o objetivo de financiar a implementação e a operação do complexo solar. A estratégia financeira foi vista como uma transação inovadora e capaz de criar um precedente importante para outros negócios no mercado privado de dívida brasileiro.

Em 2019, a primeira fase do complexo solar, Pirapora Solar Holding, já havia sido contemplada com o prêmio de Multisourced Deal of the Year for Latin America 2018″ do IJ Global Awards devido a complexa estruturação financeira do projeto que contou com o financiamento do BNDES e de debêntures de infraestrutura com garantia do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O complexo solar Usinas Fotovoltaicas Pirapora, localizado em Minas Gerais, é controlado pela EDF Renewables e Omega Geração e contratado com um PPA de 20 anos assinado com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), concedido em leilão de energia realizado em 2015.

A EDF Renewables é uma empresa internacional líder em energias renováveis, com capacidade instalada bruta de 12,6 GW em todo o mundo. Seu desenvolvimento é focado principalmente em energia eólica e solar fotovoltaica. A EDF Renewables opera principalmente na Europa e na América do Norte, mas continua crescendo ao se mudar para regiões emergentes promissoras, como Brasil, China, Índia, África do Sul e Oriente Médio. A empresa tem posições fortes em energia eólica offshore, mas também em outras áreas da indústria de energias renováveis, como energia distribuída e armazenamento de energia. A EDF Renewables desenvolve, constrói, opera e mantém projetos de energias renováveis, tanto para si como para terceiros. A maioria de suas subsidiárias internacionais tem a marca EDF Renewables. A EDF Renewables é a subsidiária do Grupo EDF especializada no desenvolvimento de energia solar e eólica. No Brasil desde 2015, a EDF Renewables Brasil encontra-se entre as líderes do país no setor de energia renovável, totalizando mais de 1GW em projetos instalados ou em construção de energia solar e eólica em Minas Gerais e na Bahia.

A Omega Geração, uma das empresas líderes em energia renovável no Brasil, é uma plataforma de investimentos em geração de energia renovável dedicada exclusivamente a ativos operacionais.

Listada no Novo Mercado (ticker: OMGE3), segmento com as mais rigorosas práticas de governança corporativa da bolsa brasileira, a companhia opera empreendimentos com capacidade instalada de 1.194,9 MW de energia 100% renovável, localizados em 6 estados brasileiros: Maranhão, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.