*

As novidades na gestão do relacionamento com comunidades e as estratégias elaboradas e adotadas pelas grandes organizações, entre as quais, as mineradoras atuantes no Brasil, serão debatidas em live neste dia 19/8, às 18h, com participação confirmada do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), da Kinross Brasil Mineração e da empresa VoconiQ.

A live “Relacionamento com comunidades: o impacto na reputação das empresas” terá acesso gratuito e vai abrir espaço para a discussão de outros temas que prometem mobilizar a audiência, como o empenho de empresas e instituições em realizar ações de responsabilidade social, inclusive presenciais, em plena pandemia e a preponderância da opinião pública na tomada de decisões em grandes projetos.

Vão participar Alexandre Mello, Diretor de Relações com Associados e Municípios do IBRAM, que reúne mineradoras responsáveis por mais de 85% da produção nacional de minérios; Ana Cunha, Diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross Brasil Mineração; e Ana Lúcia Santiago, Coordenadora da VoconiQ na América Latina, empresa que desenvolveu o programa Local Voices e o primeiro indexador de classe mundial para medir o desempenho social das mineradoras, extensivo a outros setores produtivos que se relacionam com comunidades.

Os debatedores irão avaliar ainda a evolução do setor mineral no relacionamento com comunidades, tarefa que ocupa lugar privilegiado no planejamento estratégico de muitos outros setores produtivos, a exemplo da geração e transmissão de energia, da indústria química, petrolífera, entre outros.

No caso da indústria da mineração, o trabalho das companhias de grande porte influencia diretamente a rotina dos habitantes do entorno das minas e impacta a estrutura de municípios e regiões próximas. Assim, o relacionamento com comunidades é considerado um processo estratégico para o desenvolvimento da mineração responsável no Brasil e no mundo.

A live “Relacionamento com comunidades: o impacto na reputação das empresas” será o 6o encontro promovido pelo projeto PTexto Apresenta, organizado pela agência de comunicação Profissionais do Textowww.profissionaisdotexto.com.br. A transmissão será às 18h do dia 19/08 pelo canal Youtube www.youtube.com/user/profissionaisdotexto.

Saiba mais sobre os participantes

Alexandre Mello – Diretor de Relações com Associados e Municípios do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM

Formado em Engenharia Civil pela UFMG,  Mestre em ‘Mudança do Clima e Desenvolvimento Sustentável’ pela De Montfort University / Inglaterra. É Coordenador do comitê de Mudança do Clima do Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental – CB-38 da ABNT (Normas ISO para Mudança do Clima); Consultor de Mudança do Clima pela United Nations Industrial Development Organization – UNIDO em assuntos relacionados às normas ISO para gestão de Energia e Mudança do Clima; e Delegado brasileiro em reuniões internacionais: ISO, COP e ONU. Foi Superintendente de Sustentabilidade, Comunicação e Assuntos Corporativos do Grupo Vallourec (divisão Brasil – Siderurgia, Mineração e Florestal), 2008 a 2017; Presidente da Associação Mineira de Silvicultura – AMS (2016 a 2018); Presidente da Eurocâmara de Comércio de Minas Gerais (2015 a 2017); e Presidente da Câmara de Comércio França Brasil de Minas Gerais (2014 a 2016).

Ana Cunha – Diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social da Kinross Brasil Mineração

Formada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo, atua há 21 anos nas áreas de Comunicação Corporativa, Desenvolvimento Social e Relacionamento com Stakeholders no Setor Mineral.

Nos últimos 7 anos, tem se dedicado ao desenvolvimento e gestão de Programas de Comunicação, Relacionamento com Comunidades e Governo da mineradora de origem canadense de ouro, com operação em Paracatu, noroeste de MG. É pós-graduada em Comunicação Internacional pela Syracuse University e especializada em Gestão Responsável para a Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, tendo se desenvolvido ainda em Liderança, pela FIA/USP, e em Sustentabilidade, pela Sorbonne University.

Ana Lúcia Santiago – Coordenadora da VoconiQ na América Latina

Possui quinze anos de experiência em relacionamento com comunidades, resposta humanitária a emergências e experiência em desenvolvimento comunitário. Graduada em Direito, advogada, mestre em Saúde e Segurança no Trabalho (SST) e Responsabilidade Social nas Empresas (RSE), doutora em Economia e Sociedade pela Universidade de Alicante, Espanha, e pós-doutora em Administração de Empresas pelo Centro Universitário FEI de São Paulo. Concentra suas pesquisas no desenvolvimento de estratégias para obter e manter uma licença social para operar no setor de mineração e métodos para o envolvimento efetivo da comunidade. Foi funcionária do Instituto Votorantim e consultora em diversas empresas: InterCement, Scania, Sebrae, Sescoop, Fundação Dom Cabral, Vale, CBA e Nexa. Atualmente, coordena o Programa Local Voices na América Latina da empresa de pesquisa australiana VoconiQ – CSIRO com projetos também no Equador, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, além do Brasil.