*

25 anos do Prêmio Top of Mind – mercadocomum

Fotos: Davi Martins

A premiação, que em 2020 está completando 25 anos, reconhece as Marcas de Sucesso de Minas Gerais, escolhidas por critérios eminentemente técnicos e através de pesquisa de opinião. Pesquisa de opinião, realizada com exclusividade, por MercadoComum, foi realizada pelo Instituto Olhar de Pesquisa e Informação Estratégica.

Assim como vinha ocorrendo, ao longo de um quarto de século, MercadoComum estaria realizando, no dia 21 de maio último, a solenidade de premiação do 25º Prêmio Top of Mind – Marcas de Sucesso – Minas Gerais, no Espaço Institucional da ACMinas – Associação Comercial e Empresarial de Minas.

No entanto, imposições óbvias e decorrentes da pandemia do Coronavírus impediram MC de fazer, novamente e neste ano, esse relevante evento, já consagrado como o mais significativo no sentido de homenagear e enaltecer todas aquelas Marcas que mais se destacam junto aos consumidores mineiros.

Para não deixar despercebida e desconhecida esta tradição, que já se incorporou como uma das mais significativas iniciativas de seu gênero em Minas Gerais a direção de MC, por razões imperiosas e emanadas em dispositivos legais, decidiu por realizá-la de maneira diferente, mas desprovida da solenidade de premiação física aos vencedores e, também, sem a circulação de uma edição especial impressa. No entanto, optou-se por uma edição especial eletrônica e a sua inclusão, passando a ser integral no site oficial da publicação – sendo a mesma encaminhada a um mailing especial, composto por mais de 120 mil formadores de opinião, no Estado e no País.

Cada empresa detentora de marca vencedora poderá comemorar o evento através de um troféu ricamente estilizado, juntamente com um diploma, ambos em aço inox e um certificado impresso – para cada marca premiada.

A diretoria de MercadoComum também se disponibilizou a fazer a entrega, pessoalmente e na sede das empresas vencedoras, dos troféus, diplomas e certificados a que elas fazem jus nesta premiação.

Nesse sentido, a premiação deste ano continuará a reconhecer as Marcas de Sucesso de Minas Gerais, escolhidas por critérios eminentemente técnicos e através de pesquisa de opinião encomendada com exclusividade por MercadoComum ao Instituto Olhar de Pesquisa e Informação Estratégica.

A edição eletrônica de MercadoComum ora em circulação e divulgada no site da publicação, contém o descritivo completo da pesquisa e sua metodologia, além de matérias jornalísticas específicas sobre marcas vencedoras e a sua repercussão junto aos dirigentes das suas respectivas empresas. Destaca, ainda, a importância e o relevante papel exercido por esta iniciativa, que é também o de procurar ampliar a divulgação da imagem econômica e social de Minas, aumentando as chances de atração de novas empresas para o Estado e de amplificar os negócios daquelas aqui já presentes.

Além das Marcas vencedoras das Categorias Expressão, Liderança e Excelência, em número de 78, outras consideradas como as de maior resposta e citação dos entrevistados estão também recebendo o Troféu Top do Top – uma Categoria considerada Especial e cujo resultado só é divulgado na apresentação formal da premiação.

O 1º Top of Mind de Minas Gerais foi realizado em 1994 nos espaços da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL-BH

O 1º Top of Mind de Minas Gerais foi realizado em 1994 nos espaços da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL-BH

MercadoComum – ora em seu 28º ano de circulação, assim continuará realizando e sem interrupção, a premiação Top of Mind e, pela vigésima-quinta vez consecutiva, efetivará o Prêmio Top of Mind – MercadoComum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2020.

Este 25º Prêmio Top of Mind – MercadoComum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais-2020 já conta com os apoios institucionais da ACMinas – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG-Associação dos Economistas de Minas Gerais; IBEF-MG – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico, MinasPart-Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda. e Rosenberg & Associados/LCA Consultores Econômicos.

AS MARCAS MAIS PREMIADAS DE MINAS GERAIS NESTES 25 ANOS DE TOP OF MIND

            Nestes 25 anos de realização do Prêmio Top of Mind em Minas Gerais, apenas quatro marcas conquistaram todas as premiações anuais deste Top of Mind: Fiat Automóveis, Produtos Itambé, Plano de Saúde Unimed-BH, Plano de Saúde Unimed-Federação.

Desde o seu início, são as seguintes as marcas consideradas as mais premiadas em Minas.

24 premiações: Café 3 Corações;

22 premiações: Rádio Itatiaia;

21 premiações: Arroz Prato Fino, Empresa de Ônibus de Viagem Gontijo, Localiza, Minas Shopping, Rede Globo, Macarrão/Massas Santa Amália, Macarrão/Massas Vilma, Produto de Limpeza Veja; Tintas Suvinil;

20 premiações: Biscoitos Aymoré, Drogaria Araujo, Hotel Ouro Minas;

19 premiações: BH Shopping, Cimento Cauê, Colchões Orthocrin, Iogurte Danone, Livraria Leitura;

18 premiações: Banco do Brasil, Bradesco, Coca-Cola, MRV Engenharia, Óticas do Povo, Othon Palace;

17 premiações: Shopping Del Rey

16 premiações: BR Petrobras, Cachaça Salinas; Cartão de Crédito Visa, Óleo Soya;

15 premiações: Casas Bahia;

14 premiações:  CEMIG, Cerveja Skol, Jornal Estado de Minas, Óleo Liza; Tenda Engenharia,

13 premiações: Bombons Garoto, LATAM, Produtos de Beleza Natura; Whisky White Horse

12 premiações: Bradesco Seguros; Mineradora Vale, Produtos de Beleza Avon,

11 premiações: Calçados San Marino, Construtora Líder, Moto Honda, Postos Shell, Sabonete Lux

10 premiações: Aparelho de TV Philips

09 premiações: Aparelho Celular Nokia, Margarina Qualy, Sapato Feminino Azaleia, Sapato Feminino Dakota

07 premiações: Supermercados BH, Tijolos Braúnas, Óticas Diniz, Pneus Pirelli, Produto de Limpeza Ipê, Caminhão Mercedes Benz;

06 premiações: Colchões Ortobom;

05 premiações: Laboratório Hermes Pardini, Pão de Queijo Forno de Minas, Ricardo Eletro, Leroy Merlin, Caixa Econômica Federal, O Tempo, Porto Seguro;

O auditório do MinasCentro, em Belo Horizonte, ficou lotado durante a realização do VI Prêmio Top of Mind, realizado em 2000

O XII Prêmio Top of Mind de Minas Gerais foi realizado nos salões do Automóvel Clube de Minas Gerais.

1 – METODOLOGIA

Estabeleceu-se uma amostra de 1.500 entrevistas em 50 das maiores cidades de Minas Gerais considerando o número de habitantes. Isso corresponde a 53,08% da população estadual total. A amostra foi selecionada proporcionalmente ao sexo e a faixa etária. As definições de margem de erro da pesquisa levaram em consideração um intervalo de confiança de 95%, alcançado 4,9% de erro amostral para a capital Belo Horizonte, 2,9% para o interior (para o somatório de todos os municípios) e 2,5% para Minas Gerais (Capital mais Interior), significando que, se a pesquisa fosse realizada outras mil vezes, o resultado seria praticamente o mesmo em 950 vezes. A amostra efetivamente coletada foi um pouco superior para garantir a representatividade de cada segmento e corrigir os desvios de cota (que ocorrem quando a quantidade de entrevistados de determinado sexo ou faixa etária é maior do que o planejado, gerando desproporção). Em Belo Horizonte foram 404 os entrevistados e no interior do estado, 1.165. O número de entrevistas em cada cidade foi proporcional à população nela residente. Após a aplicação dos questionários obteve-se uma amostra final de 1.569 entrevistas.

No interior, houve dificuldade em obter respondentes com idade entre 15 e 19 anos; por essa razão, foi utilizado um ajuste de ponderação para adequar a distribuição de faixas etárias observada na pesquisa ao Universo em questão. Nesse contexto, na hora de contabilizar a preferência por uma determinada marca, o peso de um entrevistado mais jovem é maior, pois deveríamos ter uma maior representatividade desse segmento, considerando o paralelo com a proporção populacional do Censo 2010. Esse ajuste corrige essa desproporção, sem promover mudanças drásticas na escala dos dados, sendo as variações sempre inferiores a 2%. As faixas etárias – e seus respectivos pesos aproximados – são as seguintes: 15 a 19 anos (1,87), 20 a 29 anos (1,02), 30 a 39 (0,90). 40 a 49 (0,95) e 60 ou mais (0,90).

2 – SIGNIFICADO DAS CATEGORIAS DA PREMIAÇÃO

Categoria Especial – Top do Top – Reservada às premiações especiais. Geralmente, destina-se à premiação das marcas que se destacaram de forma substancial e diferenciada em relação às demais, conforme aferição da pesquisa. Na atual versão são aquelas mais citadas pelos entrevistados, ou seja, as que obtiveram o maior percentual de respostas da pesquisa realizada. Serão premiadas as marcas mais lembradas de BH e Interior. As classificações serão divulgadas apenas durante a solenidade de premiação.

Estas “Marcas Top do Top of Mind de Minas Gerais”ou seja, aquelas que obtiveram o maior percentual de respostas espontâneas dos mineiros estão sendo conhecidas e divulgadas apenas agora durante a circulação desta publicação e consiste na na premiação das cinco primeiras marcas que obtiveram a maior resposta geral em relação à Capital e ao Interior do Estado.

Categoria Excelência – É a Categoria mais elevada. Nesta situação, significa que a marca vencedora obteve mais de 50% das respostas válidas e espontâneas dos entrevistados, de um determinado segmento. A margem de erro prevista de 2,5% (para cima ou para baixo) sempre é considerada. São praticamente nulas as chances de se ocorrer empates técnicos. Neste ano são em número de 13 os vencedores desta Categoria:

Categoria Liderança – Significa que a marca não obteve mais de 50% das respostas válidas e espontâneas dos entrevistados, de um determinado segmento. No entanto, o percentual de respostas obtido confere a ela a liderança daquele segmento. A margem de erro prevista de 2,5% (para cima ou para baixo) é considerada e pode haver mais de uma marca vencedora, configurando-se nesta situação, a existência de empate técnico. A premiação deste ano constatou a existência de 40 marcas vencedoras nesta Categoria.

Categoria Expressão – Significa que a marca obteve mais de 10% das respostas válidas e espontâneas dos entrevistados, de um determinado segmento. No entanto, o percentual de respostas não é o suficiente para conferir a ela a liderança ou a excelência desse segmento. A margem de erro prevista é de 2,5% (para cima ou para baixo) e pode haver mais de uma marca nessa condição, considerando-se a existência de empate técnico. A premiação deste ano constatou a existência de 24 marcas vencedoras nesta Categoria.

3 – OS NÚMEROS DO TOP OF MIND EM MINAS GERAIS

 

Durante os 25 anos deste estudo foram:

–  32.795 entrevistas realizadas

–  1.432 Segmentos pesquisados

–  2.243 Marcas premiadas em diversas Categorias

A distribuição das variáveis sexo, idade e renda foram proporcionais aos dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, enquanto a variável classe socioeconômica foi baseada no critério de classificação econômica Brasil da ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Por se tratar de um estudo cujo foco está diretamente relacionado ao consumo, optou-se por privilegiar as classes e regiões de maior potencial de consumo, tendo sido entrevistados somente moradores de regiões urbanas.

Todas as respostas das entrevistas são espontâneas, isto é, não são apresentadas opções aos entrevistados. Neste aspecto, a pesquisa encomendada por Mercado Comum pode se diferenciar significativamente das demais, por não levar em conta outras respostas por parte dos entrevistados e, ainda, devido ao fato de elas serem exclusivamente espontâneas, não sofrendo qualquer tipo de influência por parte dos entrevistadores. Também, a cada ano são sorteados dez segmentos que deixam de participar da pesquisa e outros dez novos são incluídos, o que permite oferecer uma dinâmica diferente ao público a cada premiação.

A pergunta-chave e considerada como básica da pesquisa, junto aos entrevistados é: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça, quando se fala em ….(por exemplo arroz, cerveja, drogaria, leite etc)?” Os resultados obtidos ganham relevância bastante especial no meio empresarial, de marketing e de comunicação, pois se transformam numa série histórica importante sob o ponto de vista mercadológico.

4 – AS MARCAS VENCEDORAS DO 25º PRÊMIO TOP OF MIND – MERCADOCOMUM

A relação completa dos vencedores do 25º Prêmio Top of Mind – MercadoComum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2020 encontra-se a seguir. Os resultados foram apurados após pesquisa contratada com exclusividade e realizada durante o mês de janeiro de 2020 pelo Instituto Olhar – Pesquisa e Informação Estratégica.

5 – PESQUISA REALIZADA

A – AMOSTRA POR REGIÃO DE MINAS GERAIS

B – AMOSTRA POR MUNICÍPIO

Cerca de 3 mil convidados participaram do coquetel realizado durante a solenidade do VI Prêmio Top of Mind, realizado no MinasCentro, em Belo Horizonte – MG

C – CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA

POR CIDADE

Araújo

A trajetória da maior drogaria de Minas Gerais e 5ª no ranking Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), em faturamento no varejo, começou em 1906 com a chegada do jovem Modesto Carvalho de Araujo na recém-fundada capital, Belo Horizonte. Homem de visão e de fortes valores como ética, seriedade e honestidade, construiu em bases sólidas a empresa que hoje contabiliza mais de 260 lojas em 35 municípios do Estado, e atende a todo o Brasil pelo app e pelo site www.araujo.com.br.

Modesto Carvalho de Araujo, fundador, já vislumbrava uma loja em cada esquina de Belo Horizonte. Ele fez isso com a criação do Drogatel em 1963, o primeiro delivery do Brasil. Agora, Modesto Araujo Neto, terceira geração à frente do negócio, não apenas tem realizado o sonho do seu avô, mas expandiu o seu desejo, com um projeto de expansão para toda Minas Gerais, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus.

A Drogaria Araujo encerrará 2020 com 40 novas lojas, que representam mais de mil novos postos de trabalho gerados em cidades que vivenciam um desafio econômico, devido ao cenário atual. De maio a julho, a companhia inaugurou três lojas em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), uma nova loja em Divinópolis e inaugurou sua atividade em Pouso Alegre, Arcos e Oliveira. Somente em julho foram cinco inaugurações. A expansão segue o planejamento e Alfenas passa a contar com a primeira loja na cidade em agosto.

E neste momento de retração de investimentos para grande parte do setor varejista e produtivo, a Araujo investiu também em outras frentes, como o atendimento pelo sistema drive thru, a inserção de novos serviços farmacêuticos e ampliação e atualização dos canais de venda remoto e on-line. Basta realizar as compras e pagamento pelo site ou pelo novo aplicativo (disponível para IOS e Android), o cliente pode retirar seus produtos nas lojas sem passar pelo caixa, utilizando o Clique e Retire ou Box Araujo.

Na linha de frente

Por atuar em um setor essencial à população, a Drogaria Araujo manteve suas atividades em meio ao fechamento de diversos serviços e ações adotadas pelos municípios no combate ao novo coronavírus. Desde o início do isolamento social, milhares de colaboradores estão nas lojas e em operação todos os dias, em toda Minas Gerais, pelo compromisso e pela responsabilidade de atender cada cliente.

Devido à pandemia, a Araujo mobilizou sua equipe para priorizar o atendimento e a entrega das compras feitas pelo Drogatel para clientes a partir de 60 anos, ou que fazem parte do grupo de risco. Campanhas institucionais foram realizadas, incentivando os demais clientes a concentrarem suas compras nos outros canais (app e site).

Na mesma linha, 2020 também marcará a história da Drogaria Araujo por uma ação que corrobora com o lastro de representatividade e carinho com a população e Belo Horizonte: o apoio à Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A Araujo colocou suas lojas e seu time de farmacêuticos à disposição da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), para aplicação da vacina aos maiores de 60 anos. Este apoio ampliou os postos de vacinação e foi fundamental para alcançar o maior número possível do público-alvo da campanha.

A inovação está no DNA da empresa. A Araujo investiu em uma nova versão de seu aplicativo, com o objetivo de torná-lo mais intuitivo e ágil. Por ele, os clientes têm acesso a todo mix de produtos em buscas que podem ser realizadas por texto, voz e até foto. É possível realizar recompra com apenas um clique, e participar de promoções exclusivas para a plataforma.

Além da busca avançada, o aplicativo recomenda produtos de acordo com a necessidade do usuário, fornece lista de compras personalizada e permite ao cliente adquirir produtos próximos ao prazo de validade com preços superatrativos.

O desenvolvimento do novo app Drogaria Araujo usou a Flutter, tecnologia que lança mão de um mesmo código tanto para sistemas Android, quanto iOS. O mecanismo acelera desenvolvimento, correções e implementação de melhorias. Nos próximos meses, o time de inovação entregará uma série de evoluções, com o objetivo de melhorar cada vez mais a experiência do usuário e aproximar o cliente dos serviços oferecidos pela Drogaria Araujo, em todo o Brasil.

A Araujo se mantém alinhada ao que há de mais atual em termos de serviços e funcionalidades, para prover a seus clientes a melhor experiência possível, em todos os níveis. Um exemplo é o atendimento do Serviço Farmacêutico, disponível nas lojas, com oito programas de promoção da saúde: Hipertensão em Dia, Diabetes em Dia, Colesterol em Dia, Autocuidado, Imunização, Programa Parar de Fumar, Programa de Gestão de Peso e Adesão à Prescrição Médica. 

Além dos programas, a Drogaria Araujo disponibiliza uma série de vacinas para todas as etapas da vida, e testes rápidos, como os Testes Rápidos Covid-19, em duas modalidades: IgM/IgG para rastreio de anticorpos (a partir da coleta de sangue) e Ag, para rastreio da presença de antígenos (a partir da coleta de secreção nasal, via swab).

Cemig 

Cemig avança na gestão e garante fornecimento de energia elétrica de qualidade para os mineiros

Com 68 anos de história, a Cemig atua com determinação para garantir o fornecimento de energia seguro e com qualidade em um dos momentos mais delicados da história, causado pela pandemia da Covid 19. Ao mesmo tempo, a companhia se reestrutura, focada no seu negócio principal, que é distribuição, geração, transmissão e comercialização de energia elétrica. Essas mudanças fizeram a Cemig ter um resultado financeiro importante já em 2019, quando a empresa teve um lucro líquido do R$ 3,12 bilhões.

Com os avanços na gestão da empresa, a Cemig poderá manter os investimentos previstos e garantir o fornecimento de energia elétrica aos seus clientes neste momento que atravessamos, com diversas medidas como a disponibilização de canais digitais para as solicitações dos clientes, a diminuição de 17% do tempo de restabelecimento dos atendimentos emergenciais, a redução dos desligamentos programados, aumento das equipes que fazem a manutenção em linha viva, isto é, sem interrupção no fornecimento, e priorização do atendimento aos serviços essenciais, como hospitais e postos de saúde.

E, apesar da crise econômica provocada pelo novo coronavírus, a companhia garantiu o investimento recorde na rede de distribuição de R$ 6,2 bilhões no período de 2018 a 2022. O valor contribuirá para viabilizar o desenvolvimento econômico e social do estado, uma vez que será investido em melhorias para todas as regiões de Minas Gerais.

Desde o início do isolamento social, a Cemig tem seguido as recomendações dos órgãos de saúde, direcionando as suas equipes para garantir o fornecimento contínuo e seguro da energia elétrica para os seus clientes. A companhia colocou em trabalho remoto 70% dos empregados da área administrativa, fechou as agências de atendimento presencial e mudou os procedimentos de leitura dos medidores, evitando o risco de contágio para seus empregados e colaboradores. Neste período, também ampliou sua atuação social e praticamente dobrou o número de clientes cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSSE), que recebem descontos na conta de luz, passando de, aproximadamente, 500 mil clientes, em março passado, para quase 900 mil cadastrados em julho.

A Cemig tem investido fortemente no ambiente digital e disponibilizou para os seus clientes todos os serviços presenciais em seus canais digitais. Com isso, sem que ninguém precise sair de casa e alinhada com todos os cuidados de enfrentamento à pandemia, a Cemig, por meio dos canais digitais, está oferecendo 100% dos serviços que presta nas agências físicas, agora no ambiente da internet e sem colocar em risco a saúde dos seus colaboradores e clientes.

As pessoas podem utilizar a Cemig Atende Web, o aplicativo Cemig Atende (disponível no Android e IOS), o SMS (torpedo para o número 29810) e também os aplicativos @Telegram e WhatsApp (pelo número 31-35061160) para solicitar os serviços oferecidos pela empresa.

Liderança

A Cemig é reconhecida internacionalmente pela sua dimensão e competência técnica, sendo considerada a maior empresa integrada do setor de energia elétrica do Brasil, reconhecida por sua atuação sustentável. Há 20 anos consecutivos, faz parte do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI World). É a maior fornecedora de energia para clientes livres do país e um dos maiores grupos em Transmissão. Em Geração, ocupa o 7º maior grupo do país, com capacidade instalada de 6,05 GW, além de ser o maior em Distribuição, com 540 mil quilômetros de extensão de rede. Para se ter uma ideia da dimensão da sua área de concessão em Minas Gerais, a Cemig responde por 96% do território mineiro, com mais de 8,5 milhões de ligações, em 774 municípios.

A Cemig também está investindo na ampliação no mercado de gás natural, por meio da sua subsidiária Gasmig, e pretende, nos próximos anos, expandir o atendimento e chegar a sete regiões do estado (adicionando duas às cinco que atende atualmente). Com isso, a empresa espera atender 100 mil clientes, criando oportunidades de competitividade para o setor industrial mineiro.

A companhia também vem se modernizando rapidamente e acompanhando as novas tecnologias de geração distribuída. No ano passado, foi criada a Cemig SIM, empresa de atuação nesse novo segmento do mercado de energia.

Líder do segmento de geração distribuída no país, a Cemig investe na disponibilidade da sua rede para novos empreendimentos de energia solar em toda a sua área de concessão. Além de constantes investimentos na melhoria da rede, o seu sistema elétrico em todo o estado foi mapeado, e uma ferramenta online em seu portal informa a disponibilidade de ligação para novas conexões de geração distribuída. O Mapa de Disponibilidade de energia fotovoltaica é uma plataforma que indica a capacidade da rede elétrica de uma região da área de concessão da empresa para receber novas cargas oriundas de usinas de minigeração, sendo uma iniciativa da empresa juntamente com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Atualmente, Minas Gerais já possui cerca de 20% das conexões de GD no Brasil, com mais de 40 mil unidades já conectadas à sua rede de distribuição.

Cerâmicas Braúnas

Carregando tradição em seu legado, a Braúnas desde sua fundação em 1951, está sempre inovando e trazendo o que é de mais moderno no ramo construtivo.O ano de 2019, apesar de desafiador, foi um ano de recuperação para o setor da construção, por isso, a Braúnas investiu na expansão de sua linha de produtos, reforçando seu rigoroso critério de qualidade para melhor atender a seus clientes.
ano, desenvolvemos o bloco especial para modulação 14x19x54, que carinhosamente apelidamos de “Cinquentão”, complementando a família estrutural. Utilizado para modulação em T, pode ser colocado tanto na primeira fiada como na segunda.

Em parceria com o SENAI, investimos em melhorias no nosso processo produtivo desenvolvendo a Mentoria Lean que visa deixar legado, treinando e capacitando nossos colaboradores para maior independência, dinâmica de desperdícios junto a um plano de ação e medição de indicadores.

Receber pela décima terceira vez consecutiva o Prêmio Top of Mind diz muito sobre ser a mais lembrada pelos mineiros quando se trata de tijolos.Com seu investimento em inovação e qualidade, a Braúnas entrega a seus clientes a certeza de estar comprando produtos certificados, e em conformidade com normas e regulamentos. Construir sonhos não se trata apenas de nosso slogan, mas sim nossa metodologia de trabalho.

Desenvolvemos em 2019 o bloco acústico Diamante, em parceria com o laboratório Consultare. O objetivo era criar um produto que se enquadrasse nos parâmetros especificados na Norma deDesempenho NBR 15575, que tem como requisito o isolamento acústico proporcionado pela paredes de geminação, onde existia quartos ou não, entre duas unidades habitacionais com demanda
mínima para som aéreo de 45dB onde gemina, e de 40 dB onde não gemina quartos. Os ensaios técnicos foram feitos e criamos assim um bloco cerâmico com furos verticais e dimensões de 14x19x29.

Esses furos foram pensados para que o ar e o som possuíssem obstáculos para chegar ao outro lado da parede, diminuindo assim o som aéreo. Além disso, pela particularidades dos furos conseguimos alcançar uma resistência para efeito também de alvenaria estrutural, já que esse bloco após ensaio de compressão atingiu a resistência de FBK=9,3 MPA, criando portando um super bloco..

Em 2019, produzimos 53 milhões de tijolos, realizamos mais de 16 mil entregas em aproximadamente 4 mil obras. Números impressionantes que não chegam perto do tamanho de nosso orgulho em
saber que somos há 13 anos conhecidos por nossa excelência pelos mineiros, conquistando consecutivamente o 13 Prêmio Top of Mind. Isso nos motiva a continuar nosso trabalho tendo como pilar
a qualidade, a inovação e sua confiança.

Grupo 3corações

Com 60 anos de atividades, celebrados em 2019, o Grupo 3corações é líder nacional no segmento de café torrado e moído, pioneiro e líder de mercado com o Cappuccino 3 Corações, e líder nas Regiões Norte e Nordeste com o Café Santa Clara. Fundada em 1959, no interior do Rio Grande do Norte, a companhia industrializa e comercializa 39 marcas de café, entre as quais estão 3 Corações, Santa Clara, Pimpinela, Kimimo, Letícia, Fino Grão, Itamaraty, Iguaçu, Amigo, Cruzeiro, entre outras, e o cappuccino #Pronto.

A empresa também produz filtro, porta-filtro, café solúvel, refrescos em pó Frisco e Tornado, achocolatado, derivados de milho Claramil e temperos Dona Clara. Em 2013, o grupo lançou a TRES, solução de café expresso e multibebidas com mais de 20 sabores de bebidas quentes. Atualmente, tem 26 Centros de Distribuição (CD), 7 Plantas Fabris, 7 Operadores Logísticos Próprios, 10 Unidades Industriais, 2 Unidades de Compra e Beneficiamento de Café Verde (Armazéns), 1 Unidade de Exportação e 2 Centros Regionais de Assistência Técnica e presença em mais de 400 mil pontos de venda no país, com estrutura logística e comercial próprias. O Grupo também exporta cafés de algumas de suas marcas para os principais mercados da América Latina.

A trajetória de crescimento da companhia tem sido contínua. Depois de registrar um faturamento de R$ 4,9 bilhões em 2019, em junho deste ano, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, em caráter definitivo, a aquisição, pelo Grupo 3corações, da Divisão de Café Torrado e Moído da Mitsui Alimentos, subsidiária da Mitsui & Co. Ltd, no Japão e a Mitysui & Co. (Brasil) S.A. A compra é maior já realizada pela empresa e faz parte do plano de expansão da companhia no Brasil, com foco na região Centro-Oeste do país. Os 500 colaboradores das novas plantas foram incorporados a companhia.

Além de reforçar a liderança da companhia no mercado nacional, o Grupo 3corações também passou a integrar as novas unidades de negócio e marcas: Café Brasileiro, .br Gold (cafés especiais), 3 Fazendas, Premiado, Café Superior e Bandeira, além da linha de solúveis, achocolatados, cápsulas e drip coffee, duas fábricas de café torrado e moído – uma em Araçariguama (SP) e outra em Cuiabá (MT) – e um centro de distribuição em Campo Grande (MS).

A responsabilidade social também é marca registrada do Grupo 3corações. Neste ano, a empresa fez uma doação de R$ 4,7 milhões para ações de combate ao Covid-19 e de 100 toneladas de alimentos para a composição de cestas básicas. O resultado foram 20 mil cestas destinadas para 53 ONGs espalhadas pelo País. Foram doadas, também, 250 mil máscaras de tecido para 49 municípios do Rio Grande do Norte, onde a história da companhia começou e a fábrica de filtros de café foi convertida para a produção de máscaras descartáveis.

Grupo Pardini

Ao longo de 60 anos, o Grupo Pardini construiu uma história de sucesso  como um dos maiores nomes da Medicina Diagnóstica e Preventiva do Brasil. Em 2019 chegou a um faturamento de R$ 1,5 bilhão, resultado de um modelo de gestão eficiente e de uma estratégia clara baseada no propósito de oferecer acesso ao melhor da medicina diagnóstica a todos os cantos do Brasil.

A companhia tem seis Unidades de Negócio: Apoio Laboratorial (Lab-to-Lab), Unidades de Atendimento ao Cliente (PSC), Medicina Personalizada; Telemedicina e Toxicologia que processaram quase 100 milhões de exames em 2019.

Na frente PSC, compõem o Grupo as marcas Ecoar Medicina Diagnóstica e Humberto Abrão Laboratório em Belo Horizonte (MG), Padrão Medicina Diagnóstica e Preventiva em Goiânia (GO), Centro de Medicina Nuclear da Guanabara no Rio de Janeiro (RJ). Ao todo, são 124 unidades próprias de atendimento ao cliente (76 em Minas Gerais, 5 em São Paulo, 13 no Rio de Janeiro e 30 em Goiânia)

As marcas Biocod, em BH, Diagnóstika (SP e RJ); Digimagem (SP); DLE (RJ e SP); Labfar (BH) e Psychemedics Brasil (SP), Progenética (RJ) e o Laboratório Solução (SC) integram a rede que lidera o mercado de Apoio Laboratorial. São mais de 6 mil clientes (laboratórios, clínicas e hospitais) em todo o país, localizados em 1.900 cidades. O pioneirismo da empresa, no serviço de apoio laboratorial, permitiu o desenvolvimento de uma inteligência logística e operacional de extrema eficiência, para disponibilizar um diferencial competitivo de agilidade e confiabilidade aos parceiros.

Toda essa estrutura permite oferecer mais de 8 mil tipos de exames e a expertise nas áreas de análises clínicas, diagnóstico por imagem, genética molecular, testes oncológicos de alta complexidade, medicina nuclear, patologia cirúrgica e medicina personalizada. Essa última tem atuação em sete especialidades (oncologia, neurologia, cardiologia, bem-estar, doenças raras, genética clínica e saúde materno-infantil) e consolida o Pardini como um dos laboratórios mais avançados na personalização do diagnóstico e a precisão do tratamento.

O Grupo tem investido forte na ampliação e na especialização da sua capacidade técnica, produtiva e científica, para democratizar o acesso aos exames mais complexos e promover bem-estar e saúde dos brasileiros. Exemplo disso é a construção da maior planta produtiva de automação laboratorial da América Latina.

Neste ano, em menos de 100 dias após o início da pandemia do novo coronavírus, a rede de laboratórios Hermes Pardini atingiu a marca de 100 mil exames moleculares RT-PCR,para o diagnóstico da Covid-19. Os exames foram realizados pela rede própria de atendimento e enviados para mais de 6 mil laboratórios e hospitais do país. A metodologia PCR é considerada padrão ouro pelos órgãos nacionais e internacionais de saúde.

O laboratório iniciou o desenvolvimento e a validação do teste molecular antes mesmo da confirmação do primeiro caso no Brasil. Referência no mercado de apoio laboratorial no Brasil, inicialmente o Grupo passou a apoiar centenas de hospitais pelo país. Posteriormente, o exame RT-PCR passou a ser realizado em domicílio, para os clientes do Hermes Pardini. Atualmente, a companhia realiza o diagnóstico para mais de 550 hospitais espalhados pelo Brasil, além de outros milhares de laboratórios parceiros, localizados em quase duas mil cidades do Brasil. Este é um exame laboratorial complexo, com várias etapas de processamento e análise, que exige expertise em vírus ou RNA viral.

O Grupo Pardini também criou, desde o início da pandemia, uma série de medidas para apoiar o diagnóstico da Covid-19. Como os voos regulares no país foram reduzidos em 95%, a empresa implantou o projeto JetLab. Aeronaves exclusivas garantem a logística de amostras das principais cidades do Brasil para BH, onde fica o Núcleo Técnico Operacional do Hermes Pardini.

Seguindo as orientações iniciais do Ministério da Saúde para manter o isolamento social, o Pardini elaborou um plano de contingência para fechar as unidades de porta para a rua enquanto duplicou a equipe de atendimento domiciliar., que garante maior segurança aos clientes.

Paralelamente, a empresa investiu no seu e-commerce. Foi criado o www.exameemcasa.com.br que permite agendar a coleta dos exames para coronavírus. No site é possível realizar desde a compra e pagamento à marcação dos serviços em domicílio no horário desejado. No mesmo site também estão disponíveis diversos outros exames laboratoriais, por imagem, as vacinas e teleconsultas em psicanálise, psiquiatria e para pacientes com suspeita da doença.

Além dessas medidas, a criação do drive thru em Belo Horizonte, São Paulo e Goiânia também é mais uma possibilidade segura para que a população faça os exames de Covid-19. Atualmente, todas as unidades do Grupo estão abertas para receber pacientes, seguindo protocolos de segurança adequados.

Esse marco é o resultado do esforço coletivo de todas as áreas da companhia, para disponibilizar o exame a todas as regiões do Brasil.


Foto Beto Staino _R4A5060

Localiza

Líder do segmento de aluguel de carros na América do Sul, a Localiza teve crescimento acelerado dos negócios nos últimos anos. Em 2019, a plataforma composta pela Localiza Hertz, Localiza Gestão de Frotas e Localiza Seminovos alcançou lucro líquido recorde de R$ 841,5 milhões, 28,6% maior que o registrado no ano anterior. O EBITDA do período foi de R$ 2,05 bilhões, 29,3% maior que o de 2018. A companhia tem 608 agências distribuídas em seis países da América Latina.

A empresa mineira de capital aberto listada na B3 e com elevado nível de governança corporativa traz, na sua história de 47 anos, resultados extraordinários de protagonismo e inovação, dois valores que, ainda hoje, mantém a competitividade do negócio. O resultado é que a marca Localiza está no seleto grupo das 25 mais valorizadas do país.

Desde sua fundação, a companhia é protagonista em inovações para o setor. Por meio de um conhecimento profundo da jornada dos seus clientes, a Localiza cria soluções inovadoras para contribuir para o futuro da mobilidade, como o Localiza FAST, único produto totalmente touchless (sem contato entre pessoas) da América Latina, que permite uma locação totalmente digital e sem necessidade de interação, reduzindo a exposição dos clientes e colaboradores. A empresa também foi pioneira também em outras inovações como a criação, junto com a ContectCar, uma solução para abertura automática de cancelas de estacionamentos e pedágios voltada para carros alugados.

A Localiza entende a inovação como uma área transversal em seus negócios e faz parte do cotidiano da companhia. Como resultado, tem investido fortemente em sua transformação digital, com soluções voltadas para impulsionar processos internos e qualificar os internos, para qualificar ainda mais a jornada dos clientes, um dos pilares da empresa. Na prática, a tecnologia, aliada à sua plataforma integrada de negócios, visa proporcionar flexibilidade e desempenho superior, com sinergias comerciais, redução de custos e negócios articulados.

Parte do investimento em inovação da Localiza pode ser destacada, também, pela parceria com o Órbi Conecta, do qual é mantenedora junto a outras empresas mineiras. O Órbi é a primeira aceleradora de conexões do Brasil, um espaço de fomento à inovação e ao empreendedorismo, com o principal objetivo conectar pessoas e desenvolver negócios entre startups e grandes empresas.

As áreas de tecnologia e de negócios trabalham juntas em um acelerado movimento de transformação digital para construir o futuro da mobilidade. Para contribuir com esse movimento, a Localiza tem fortalecido o seu time de tecnologia com a ampliação das capacidades e expertises dos profissionais. Em 2019, a Companhia triplicou seu time e tem construído softwares de última geração para impulsionar seu crescimento exponencial, adotando metodologias ágeis na gestão de seus produtos digitais para qualificar a experiência de seus clientes, colaboradores e fornecedores.

Mas nem tudo são negócios. A Localiza também está na guerra contra o coronavírus e fez uma doação de R$ 10 milhões para três frentes de atuação, para apoio dos seguintes setores: sistema de saúde, às pequenas e médias empresas mais impactadas pela crise e a comunidades e stakeholders mais vulneráveis. A Companhia se juntou a organizações sociais, como o Movimento Bem Maior e Gerando Falcões, e outras empresas para potencializar suas ações solidárias.

A partir do anúncio da pandemia, a Localiza criou um comitê que trabalha em medidas sistematizadas para auxiliar a sociedade durante esse período. Para o sistema de saúde, já foram direcionados quase 4 milhões de reais na reforma e ampliação de leitos de hospitais de Minas Gerais – total de 382 novos leitos; aquisição de EPIs para unidades de saúde de SP e MG – cerca de 115 mil, entre máscaras, aventais e óculos; e compra de equipamentos hospitalares, como respiradores.

Na frente de apoio ao pequeno e médio negócio mais fragilizado pela crise, a Localiza já investiu 3 milhões de reais no programa Estímulo 2020, que oferece auxílio financeiro e educação financeira para os empreendedores, em uma plataforma 100% digital. A Companhia ainda ofereceu para as oficinas mecânicas parceiras e seus familiares atendimento gratuito por telemedicina no período da pandemia, beneficiando cerca de 72 mil pessoas.

Para a população em vulnerabilidade social, a Localiza distribuiu, por meio do projeto Gerando Falcões, cartões vale-alimentação com valores similares aos de cestas básicas. A medida beneficiou cerca de 10 mil pessoas no Estado.

A Localiza Hertz assumiu o compromisso com a higienização de suas agências e veículos, para garantir segurança e a tranquilidade dos seus clientes e colaboradores. Entre as ações implementadas estão o uso de alcool etílico 70º INPM e cloro na limpeza das vans e também dos veículos nos momentos de devolução e entrega, com atenção para 12 pontos de contágio. O distanciamento mínimo de segurança entre clientes e atendentes e a oferta de álcool gel nas agências também estão entre as medidas adotadas.

Leitura

A Leitura é uma rede de livrarias que começou sua trajetória em 1967 com uma pequena loja na tradicional Galeria do Ouvidor, no coração de Belo Horizonte. Hoje a Leitura é líder em Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e estados da região norte. Está entre as maiores livrarias do Brasil, com 73 lojas distribuídas em 19 estados da federação e o Distrito Federal.

Até o fim de 2020 deve alcançar 79 lojas e se consolidar na liderança das livrarias físicas no país. Em 2020, a rede recebe pela 19ª vez o prêmio Top of Mind de Minas Gerais como a marca mais lembrada na categoria e ficou entre as 3 marcas mais lembradas pelos mineiros no ranking geral.

As lojas Leitura são centros de cultura e entretenimento para toda a família. As megastores oferecem uma enorme variedade de produtos, chegando a 100 mil itens e ainda conta com espaços de entretenimento como cafés, ambientes para leitura, sessões de autógrafos e eventos culturais, se tornando ponto de encontro para um público altamente qualificado. No segundo semestre de 2020 as lojas da rede passaram a trabalhar com Delivery (https://linktr.ee/livrarialeitura) se aproximando cada vez mais do nosso cliente.

Em julho de 2018, alguns sócios da rede adquiriram a tradicional Editora Villa Rica/Itatiaia com mais de 100 anos de existência e o selo Garnier fundado em 1844 que tem em seu portfólio cerca de 1.300 títulos sendo 500 infantis distribuídos em 60 coleções e os outros 800 títulos com grandes autores nacionais e internacionais.

Em 2018, movida pelo propósito de fortalecer o prazer da leitura e levar literatura para todos, a Leitura idealizou o Clube Leitura, um clube de assinaturas no qual o cliente escolhe uma categoria (Mini, Kids & Teens, Adulto, Família e duas licenciadas com Turma da Mônica e Marvel). Em agosto de 2019 a Leitura reinaugurou sua loja virtual, a leitura.com, que desenvolveu um marketplace interno no qual o cliente pode acessar o estoque de todas as lojas da rede com opções de retirada do produto na loja mais próxima ou entrega domiciliar.

Novas lojas

Para o 2º semestre de 2020 estão previstas as aberturas de 7 novas lojas. Em janeiro foi inaugurada a loja do Shopping Ibirapuera em São Paulo/SP e em julho a loja do Shopping Mestre Álvaro em Serra/ES. Em agosto serão inauguradas as lojas do Park Shopping em Brasília e Shopping Jardim Norte em Juiz de Fora, em setembro no Santana Parque Shopping em São Paulo/SP, em outubro no Rio de Janeiro/RJ, em novembro no Recife/PE e dezembro em São Paulo/SP. A previsão é que a Leitura termine o ano com 79 lojas, se consolidando como a maior rede de livrarias do Brasil.

Supermercados BH

Primeiro de Minas Gerais e sexto do Brasil segundo o ranking da Associação Brasileira de Supermercados 2020 (Abras), o Supermercados BH faturou R$ 6,99 bilhões em 2019, com crescimento de 16,5% no comparativo com o ano anterior. Para este ano, a empresa  projeta incremento de 5% e mantém a sua expansão para o interior do Estado, com inaugurações em diversas regiões.

Além das lojas de vizinhança, que já eram 207 até junho, quando foi aberta a unidade de Carmo do Cajuru, no Oeste mineiro. Estão previstas outas sete, em cidades como Piumhi, Contagem e Ouro Preto, entre outras. Atualmente, o Supermercados BH está presente em 65 cidades que integram o Colar Metropolitano de Belo Horizonte mas, ao que tudo indica, não pretende parar por aí.

O Supermercados BH também vai aumentar sua presença no setor de atacarejo, com a terceira do gênero, em Belo Horizonte, onde já funcionou o Makro Atacadista, no Anel Rodoviário, no bairro Palmares. A inauguração está prevista para setembro deste ano. As duas primeiras, uma em Januária e outra em Bocaiúva, no Norte de Minas, foram inauguradas em 2019, com desempenho satisfatório.

Os projetos da empresa são ousados. Para abrir espaço nas regiões Campo das Vertentes e Zona da Mata, a rede comprou 14 lojas e três postos de combustíveis do Grupo Sales Supermercados, que tem sede em Barbacena. O negócio ainda está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), mas o contrato de compra e venda já foi celebrado.
Empresa sempre atuante no cenário social, a rede Supermercados BH tem a solidariedade como valor de grande relevância. Levar qualidade a preço justo é a missão da empresa. Ser socialmente responsável com o povo mineiro também. Garantir o bem-estar a centenas de milhares de pessoas foi um compromisso assumido desde o início das atividades comerciais, há 24 anos, e honrado até a atualidade, em momento de crise mundial.

Neste cenário de pandemia em que a fome, entre outras dificuldades, atingiu abruptamente a humanidade, fazer o bem aos mais necessitados tornou-se além de um dever, também um desafio. Para atender a uma vasta população carente e instituições beneficentes, foi necessário o envolvimento da diretoria, colaboradores e parceiros, bem como a mobilização de recursos financeiros.
As doações realizadas para ações de combate e prevenção ao Covid-19 já ultrapassam os R$ 3 milhões, com distribuição de 100 toneladas de alimentos, 5.500 cestas básicas, além de itens de limpeza, higiene pessoal, medicamentos, equipamentos hospitalares e álcool 70%. Foram doados, também, R$1 milhão ao Programa de Soluções Econômicas para Micro e Pequenas Empresas – Estímulo 2020, que visa disponibilizar crédito subsidiado a MPEs.

MEDIDAS PREVENTIVAS

A rede BH ciente da sua importância como prestador de um serviço essencial à população, também está acompanhando os desdobramentos relativos a COVID-19, bem como as orientações transmitidas pelos órgãos oficiais em saúde, e vem se adequando às legislações vigentes para atender as medidas preventivas de modo a manter suas lojas em pleno funcionamento.

Algumas práticas implantadas nas 207 unidades da rede são orientações preventivas aos funcionários e clientes, obrigatoriedade do uso de máscara para todos, disponibilidade de álcool nos caixas e demais setores, limpeza dos carrinhos e cestas de compras com sanitizante, instalação de barreira acrílica nos caixas, sinalização no piso para manter o afastamento de pessoas nas filas, limitação do número de clientes que podem entrar ao mesmo tempo para realizar suas compras, diminuindo assim, a aglomeração de pessoas no espaço, dentre outras.

MAIS SOBRE O SUPERMERCADOS BH

Acesse www.supermercadosbh.com.br ou acompanhe as redes sociais @instagram/supermercados_bh e no @facebook/supermercadosbhoficial.

Sistema Unimed mineiro

A Unimed é considerada, hoje, a maior cooperativa de trabalho médico do mundo. Em Minas Gerais, é pioneira no cooperativismo médico, seguindo os conceitos de honestidade e transparência, norteados por uma gestão democrática e igualitária.

O trabalho desenvolvido pela instituição, no Estado, fez com que alcançássemos, pelo 25º ano consecutivo, a posição de marca de plano de saúde mais lembrada pelos mineiros e a marca mais desejada pelos consumidores que contratam um plano de saúde.

“Somos médicos. Somos Unimed. Isso é o que nos torna diferentes. Norteados pelos princípios cooperativistas trabalhamos com foco na geração e valorização do trabalho médico para nossos cooperados e buscamos oferecer a nossos beneficiários um atendimento de excelência, mas, também, humanizado, valorizando a vida. O Top of Mind é uma consagração e valorização da nossa dedicação diária”, comemora Luiz Otávio Fernandes de Andrade, presidente executivo da Unimed Federação Minas.

O Sistema Unimed, em Minas Gerais, conta com 68 cooperativas, cerca de 17,9 mil médicos cooperados, atendendo cerca de 2,8 milhões de clientes. A instituição está presente em 99% do território mineiro, alcançando 59,4% de participação de mercado e gerando mais de 9,4 mil empregos diretos.

As Unimeds do Estado contam com 4 prontoatendimentos, 5 hospitais-dia, 408 hospitais, 438 centros de diagnósticos, 1.155 laboratórios e 2.512 clínicas. Como recursos próprios, o Sistema Unimed possui 17 hospitais, 21 laboratórios, 10 farmácias, 25 unidades de prontoatendimentos, 30 clínicas, 47 núcleos de promoção à saúde e 80 ambulâncias.

Unimed Federação Minas

Fundada em 1977, a Unimed Federação Minas surgiu com o objetivo de organizar o Sistema Unimed no Estado, representar, política e institucionalmente, todas as cooperativas Unimed de Minas Gerais. Tem também o propósito de promover o desenvolvimento de cada uma, valorizando, sempre, a filosofia cooperativista, o trabalho médico e o atendimento humanizado e de excelência aos clientes.

BELO HORIZONTE / BRASIL (15.03.2018) Nova diretoria da Unimed Federação.
© Washington Alves/Light Press

Unimed-BH: protagonismo no enfrentamento da pandemia

Há quase 50 anos no mercado de saúde suplementar, a cooperativa é responsável, atualmente,
por mais de 1,26 milhão de clientes

Uma das principais protagonistas do enfrentamento da pandemia de Covid-19 em Minas Gerais, a Unimed-BH é, mais uma vez, Top of Mind: Excelência em Planos de Saúde e Liderança em Hospital. A cooperativa faz parte do grupo de empresas mais lembradas pelos consumidores há 25 anos, desde a primeira edição do prêmio, concedido pela Mercado Comum.
Há quase 50 anos no mercado de saúde suplementar brasileiro, a Unimed-BH é hoje responsável pela saúde de mais de 1,26 milhão de clientes em sua área de atuação, respondendo por 54% do mercado. Para entregar qualidade e excelência, conta com 340 prestadores de serviço em saúde, entre hospitais, clínicas e laboratórios, próprios e credenciados. Além de mais de 5,5 mil médicos cooperados em diversas especialidades, mais de 4 mil profissionais nas áreas assistenciais e mais de mil colaboradores nas unidades administrativas.

A bem sucedida história da Unimed-BH tem sido construída com inovação e olhar no futuro. Foi assim que, antes mesmo da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar a pandemia do novo coronavírus, a cooperativa já havia reunido seu comitê gestor de crise para levantar soluções e novos serviços com foco no enfrentamento da Covid-19. Em 18 de março, seus clientes passaram a contar com o pioneiro serviço de Consulta On-line Coronavírus, que atualmente já ultrapassou a marca de 50 mil atendimentos, evitando a ida aos pronto-atendimentos e reduzindo o risco de contaminação. Ao mesmo tempo, os casos suspeitos passaram a ser telemonitorados, permitindo o melhor direcionamento do percurso assistencial dos pacientes, conforme seu quadro clínico. Desde o início da pandemia até o fechamento dessa edição mais de 63 mil pacientes passaram pelo telemonitoramento domiciliar.

Os benefícios da consulta on-line também foram estendidos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital mineira. Isso porque a Unimed-BH cedeu gratuitamente a tecnologia para a Prefeitura de Belo Horizonte, contribuindo para o controle da pandemia na cidade. Mais recentemente, uma parceria da cooperativa com a Vale e a startup Binah, empresa de tecnologia, voltou a beneficiar os usuários do sistema público de saúde em BH, ao oferecer um aplicativo de monitoramento de sinais vitais por meio de reconhecimento facial.

Ações coordenadas
“Como cooperativa, somos regidos pelos princípios da intercooperação e interesse pela comunidade. Por isso, nossas ações de enfrentamento da pandemia consideraram todos os nossos públicos de relacionamento. Essa nossa forma de cuidar, pautada na qualidade e na responsabilidade com todos os públicos é o que contribui para conquistarmos o top of mind por tantos anos consecutivos”, explica Samuel Flam, diretor-presidente da Unimed-BH.

Para os médicos cooperados, além de garantir segurança nos atendimentos nas unidades assistenciais com equipamentos de proteção individual e protocolos específicos, a Unimed-BH também disponibilizou recursos financeiros com o adiantamento de 70% da produção nos meses de maior impacto da pandemia, trazendo mais tranquilidade para os médicos neste momento de incertezas. O mesmo benefício foi estendido à rede prestadora, contribuindo para a sustentabilidade dos sistemas de saúde em Belo Horizonte e região.
Para reforçar o time da assistência neste período, a cooperativa contratou 450 novos profissionais, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem. Os colaboradores administrativos rapidamente foram mobilizados para trabalhar em home office, possibilitando mais segurança para as equipes, e receberam kits com máscaras de tecido para uso social.

Com foco no bem-estar social, o Instituto Unimed-BH doou mais de 30 mil máscaras à comunidade e frascos de álcool em gel para Instituições de Longa Permanência. Uma campanha feita com médicos cooperados e colaboradores também levantou recursos para a doação de 22 toneladas de alimento, produtos de higiene e limpeza às famílias beneficiadas por seus projetos. “Esses são apenas alguns exemplos da nossa atuação junto à sociedade. Continuamos atentos e mobilizados para cooperar com as pessoas nesse momento difícil para todos os brasileiros. Assim, acreditamos que estamos exercendo nossa vocação e cumprindo o nosso propósito de cuidado”, conclui Samuel Flam.

Belo Horizonte_MG, 19 de Abril de 2018
Unimed BH | Posse nova diretoria
Na foto, evento de posse da diretoria para o período 2018 / 2022
Foto: Leo Drumond / NITRO