Qualidade no atendimento, novos modelos de negócios e gestão com foco na eficiência e resultados são diferenciais de uma das principais centrais do Sicoob, que comemora 32 anos de atuação em junho

 Mesmo diante à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, o cooperativismo de crédito vem alcançando resultados expressivos para a economia brasileira e, dentro desse panorama, as cooperativas do Sicoob vêm contribuindo para o crescimento do país, facilitando o acesso ao crédito e aos produtos e serviços financeiros, promovendo a inclusão financeira e impulsionando a retomada da economia nas comunidades onde atuam. O Sicoob Central Crediminas completa, em 21 de junho, 32 anos de uma trajetória de crescimento, envolvimento com as comunidades e fortalecimento de ações para promover a justiça financeira.

Composto por uma cooperativa Central, 75 cooperativas singulares filiadas, o Sicoob Minaseg Corretora de Seguros e o Sicoob Fundo Garantidor de Depósitos (FGD), o Sicoob Sistema Crediminas mantém forte atuação no cenário cooperativista financeiro, contando com mais de 600 agências, distribuídas em 508 cidades nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, Espírito Santo e Bahia.

Em fase de expansão e crescimento, o Sicoob Sistema Crediminas tem apresentado desenvolvimento dos negócios em condições saudáveis, o que o coloca em posição de destaque em seu âmbito de atuação. No que tange aos ativos totais, o Sistema Crediminas chega a representar 6,5% de todo o Sistema Nacional de Cooperativismo de Crédito.

Estruturado em boas práticas de mercado, a evolução também tem sido expressiva e acima do apresentado por diversos setores da economia brasileira. Considerando apenas os últimos 10 anos, o Sistema registrou um crescimento de 396% nas operações de crédito. Os depósitos seguem a mesma linha de crescimento, registando ampliação de 603%, chegando a representar 14,9% do montante geral do Sicoob em todo o território nacional. Além disso, a renda de produtos e serviços também coloca o Sicoob Central Crediminas em posição de destaque no país, tendo tido crescimento de 749% de março de 2010 a março de 2020.

Para o Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Crediminas, Geraldo Souza Ribeiro Filho, os números traduzem os diferenciais e a qualidade do trabalho, além dos serviços centralizados oferecidos às filiadas, incluindo a gestão de crédito, a gestão fiscal, a operacionalização da folha de pagamento e da contabilidade, a capacitação de empregados, além do apoio às áreas de negócios, comercial e de TI. “Nesses 32 anos, a Central sempre foi pioneira em trazer boas práticas de gestão, por meio de uma liderança corporativa madura, sendo também uma das primeiras centrais a fazer a adesão ao modelo de governança profissional estabelecido pelo Banco Central. Nossas equipes são focadas em oferecer as filiadas um conjunto de serviços que visam aprimorar a gestão, aumentar a eficiência e alavancar os resultados. A partir da gestão centralizada de diferentes áreas, é possível obter ganhos em escala, melhorar o índice de eficiência e otimizar custos”, explica.

Apesar de sua atuação ser fortemente vinculada a Minas Gerais, o Sicoob Central Crediminas teve ainda fundamental contribuição para transformar o Sicoob em um dos principais sistema financeiros do país, com importante participação na constituição do Sicoob Confederação e do Bancoob.

Olhar para a necessidade das pessoas

No último ano, o Sicoob Sistema Crediminas destacou-se pela abertura de novos modelos de agências, inaugurando postos de atendimento mais sustentáveis e econômicos, sem caixas físicos e com horário de funcionado diferenciado (até 20h em dias úteis e aos sábados das 10h às 14h para as novas agências abertas em shoppings da capital mineira), tudo pensado em atender ainda melhor os cooperados. Além da região metropolitana, também estruturou, com ampla participação das singulares filiadas, um plano de expansão para ampliar a atuação em outras importantes regiões do estado, como Juiz de Fora e Uberlândia.

As cooperativas filiadas à Central focam ainda no desenvolvimento de projetos para a promoção das comunidades onde atuam. Um dos exemplos que denota seu pioneirismo nesse aspecto foi a instalação de uma agência no bairro Alto Vera Cruz, em Belo Horizonte, região de alta vulnerabilidade social da capital.

“Além de estarmos em um sistema grande e estruturado dentro do Sicoob, ainda há um direcionamento histórico voltado para as pessoas, seja no nosso trabalho e constante evolução para oferecermos melhores espaços aos cooperados, seja no nosso olhar para as necessidades das regiões onde estamos inseridos. Enquanto o mercado tem um movimento de retração de diversas instituições financeiras, o Sicoob Sistema Crediminas cresce, mesmo em cenários de crise, fortalecendo seu propósito e indo até onde os bancos tradicionais não costumam chegar. Certamente temos muito o que comemorar em todos esses anos de atuação”, afirma o Diretor Executivo do Sicoob Central Crediminas, Elson Rocha Justino.