A premiação, que em 2020 está completando 25 anos, reconhece as Marcas de Sucesso de Minas Gerais, escolhidas por critérios eminentemente técnicos e através de pesquisa de opinião, encomendada com exclusividade, por MercadoComum, ao Instituto Olhar de Pesquisa e Informação Estratégica.

Assim como vinha ocorrendo, ao longo de um quarto de século, MercadoComum estaria realizando, no dia 21 de maio último, a solenidade de premiação do 25º Prêmio Top of Mind – Marcas de Sucesso – Minas Gerais, no Espaço Institucional da ACMinas – Associação Comercial e Empresarial de Minas.

No entanto, imposições óbvias e decorrentes da pandemia do Corona Vírus impedem MC de fazer, novamente e neste ano, esse relevante evento, já consagrado como o mais significativo no sentido de homenagear e enaltecer todas aquelas Marcas que mais se destacam junto aos consumidores mineiros.

Para não deixar despercebida e desconhecida, esta tradição que já se incorporou como uma das mais significativas iniciativas de seu gênero em Minas Gerais, a direção de MC, por razões imperiosas e emanadas em dispositivos legais irá realizá-la, mas desprovida da solenidade de premiação física aos vencedores e, também, sem a circulação de uma edição especial impressa. No entanto, optou-se por uma edição especial eletrônica e a sua inclusão, passando a ser integral no site oficial da publicação – devendo a mesma ser transmitida a um mailing especial composto por mais de 120 mil formadores de opinião, no Estado e no País.

Nesse sentido, a premiação deste ano continuará a reconhecer as Marcas de Sucesso de Minas Gerais, escolhidas por critérios eminentemente técnicos e através de pesquisa de opinião encomendada com exclusividade por MercadoComum ao Instituto Olhar de Pesquisa e Informação Estratégica.

Cada empresa detentora de marca vencedora poderá comemorar o evento através de um troféu ricamente estilizado, juntamente com um diploma, ambos em aço inox e um certificado impresso – para cada marca premiada.

A edição eletrônica de MercadoComum circulará no mês de agosto, contendo o descritivo completo da pesquisa e sua metodologia, além de matérias jornalísticas específicas sobre cada marca vencedora e a sua repercussão junto aos dirigentes das suas respectivas empresas. Destacará, ademais, a importância e o relevante papel exercido por esta iniciativa, que é também o de procurar ampliar a divulgação da imagem econômica e social de Minas, aumentando as chances de atração de novas empresas para o Estado e de amplificar os negócios daquelas aqui já presentes.

MercadoComum – ora em seu 27 ano de circulação, assim continuará realizando e sem interrupção, a premiação Top of Mind e, pela vigésima-quinta vez consecutiva, efetivará o Prêmio Top of Mind – MercadoComum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2020.

Este 25º Prêmio Top of Mind – MercadoComum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais-2020 já conta, inicialmente, com os apoios especiais da ACMinas – Associação Comercial e Empresarial de Minas; ASSEMG-Associação dos Economistas de Minas Gerais; IBEF-MG – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças de Minas Gerais; Fórum JK de Desenvolvimento Econômico, MinasPart-Desenvolvimento Empresarial e Econômico Ltda. e Rosenberg & Associados/LCA Consultores Econômicos.

Nestes 25 anos de Top of Mind em Minas Gerais, as Marcas campeãs em premiações anuais foram:

-25 premiações: Fiat Automóveis; Produtos Itambé; Plano de Saúde Unimed-BH e Unimed-MG.

-24 premiações: Café 3 Corações

-22 premiações: Rádio Itatiaia

Além das Marcas vencedoras das Categorias Expressão, Liderança e Excelência, em número de 78, outras consideradas como as de maior resposta e citação dos entrevistados receberão também o Troféu Top do Top – uma Categoria Especial, cujos escolhidos serão conhecidos apenas através da edição especial.

O I Top of Mind de Minas Gerais foi realizado em 1994, nos espaços da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL-BH

O ex-presidente da República Itamar Franco foi uma presença constante em algumas das solenidades das premiações e sempre prestigiou os eventos de MercadoComum.

A Drogaria Araujo é uma tradicional vencedora da premiação e a marca mais lembrada de Belo Horizonte.

O XII Prêmio Top of Mind de Minas Gerais foi realizado nos salões do Automóvel Clube de Minas Gerais

A CEMIG é uma tradicional vencedora do Top of Mind de Minas Gerais.

Na foto especial, Djalma Bastos de Moraes, presidente, ao receber o XI Prêmio.

Edição de MercadoComum comemorativa da 10ª Premiação Top of Mind

Cerca de 3 mil convidados participaram do coquetel realizado durante a solenidade do VI Prêmio Top of Mind, realizado no MinasCentro, em Belo Horizonte – MG

As Marcas campeãs dos Top of Mind de Minas Gerais: Itambé (Jacques Gontijo, presidente) e Unimed-BH (Helton Freitas, presidente).

Alguns dos troféus do Prêmio Top of Mind.

A solenidade de premiação VII Prêmio Top of Mind, no ano de 2001, foi realizado no MinasCentro e contou com a presença do governador Itamar Franco e de inúmeras autoridades.

A marca Hermes Pardini é tradicional vencedora da premiação. Na foto, Dr. Ricardo Guimarães e Roberto Santoro, presidente da empresa.

Os premiados da Categoria Excelência do  XVI Prêmio Top of Mind de Minas Gerais

Jantar de confraternização após a solenidade do XV Prêmio Top of Mind, ocorrida nos salões do Automóvel Clube de Minas Gerais, em Belo Horizonte – MG

Dr. João Batista Caetano, presidente da Federação das Unimeds de Minas Gerais, que participou de todas as premiações e vencedora constante como a Marca mais citada e lembrada do Interior do Estado.

O auditório do MinasCentro, em Belo Horizonte, ficou lotado durante a realização do VI Prêmio Top of Mind, realizado em 2000

A solenidade de premiação do XVIII Prêmio Top of Mind, seguida de jantar aos participantes, foi realizada nos salões do Automóvel Clube de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Vencedores da Categoria Liderança, do XV Prêmio Top of Mind, realizado em 2010.

1 – METODOLOGIA

Estabeleceu-se uma amostra de 1.500 entrevistas em 50 das maiores cidades de Minas Gerais considerando o número de habitantes. Isso corresponde a 53,08% da população estadual total. A amostra foi selecionada proporcionalmente ao sexo e a faixa etária. As definições de margem de erro da pesquisa levaram em consideração um intervalo de confiança de 95%, alcançado 4,9% de erro amostral para a capital Belo Horizonte, 2,9% para o interior (para o somatório de todos os municípios) e 2,5% para Minas Gerais (Capital mais Interior), significando que, se a pesquisa fosse realizada outras mil vezes, o resultado seria praticamente o mesmo em 950 vezes. A amostra efetivamente coletada foi um pouco superior para garantir a representatividade de cada segmento e corrigir os desvios de cota (que ocorrem quando a quantidade de entrevistados de determinado sexo ou faixa etária é maior do que o planejado, gerando desproporção). Em Belo Horizonte foram 404 os entrevistados e no interior do estado, 1.165. O número de entrevistas em cada cidade foi proporcional à população nela residente. Após a aplicação dos questionários obteve-se uma amostra final de 1.569 entrevistas.

No interior, houve dificuldade em obter respondentes com idade entre 15 e 19 anos; por essa razão, foi utilizado um ajuste de ponderação para adequar a distribuição de faixas etárias observada na pesquisa ao Universo em questão. Nesse contexto, na hora de contabilizar a preferência por uma determinada marca, o peso de um entrevistado mais jovem é maior, pois deveríamos ter uma maior representatividade desse segmento, considerando o paralelo com a proporção populacional do Censo 2010. Esse ajuste corrige essa desproporção, sem promover mudanças drásticas na escala dos dados, sendo as variações sempre inferiores a 2%. As faixas etárias – e seus respectivos pesos aproximados – são as seguintes: 15 a 19 anos (1,87), 20 a 29 anos (1,02), 30 a 39 (0,90). 40 a 49 (0,95) e 60 ou mais (0,90).

2 – SIGNIFICADO DAS CATEGORIAS DA PREMIAÇÃO

Categoria Especial – Top do Top – Reservada às premiações especiais. Geralmente, destina-se à premiação das marcas que se destacaram de forma substancial e diferenciada em relação às demais, conforme aferição da pesquisa. Na atual versão são aquelas mais citadas pelos entrevistados, ou seja, as que obtiveram o maior percentual de respostas da pesquisa realizada. Serão premiadas as marcas mais lembradas de BH e Interior. As classificações serão divulgadas apenas durante a solenidade de premiação.

Foram classificadas as seguintes Marcas:

Café 3 Corações, Colchões Ortobon, Drogaria Araujo, Hermes Pardini, Leite Itambé, Localiza, Livraria Leitura, Tintas Suvinil; Uber, Unimed-BH e Unimed-Federação.

             Estas “Marcas Top do Top of Mind de Minas Gerais”ou seja, aquelas que obtiveram o maior percentual de respostas espontâneas dos mineiros serão apenas conhecidas e divulgadas durante a solenidade de entrega dos prêmios e consistirá na premiação das cinco primeiras marcas que obtiveram a maior resposta geral em relação à Capital e ao Interior do Estado. No tocante aos grupamentos por sexo, faixa etária e classe social e grau de instrução serão destacadas aquelas que conquistaram o 1º lugar da pesquisa.

Categoria Excelência – É a Categoria mais elevada. Nesta situação, significa que a marca vencedora obteve mais de 50% das respostas válidas e espontâneas dos entrevistados, de um determinado segmento. A margem de erro prevista de 2,5% (para cima ou para baixo) sempre é considerada. São praticamente nulas as chances de se ocorrer empates técnicos. Neste ano são em número de 13 os vencedores desta Categoria.

Categoria Liderança – Significa que a marca não obteve mais de 50% das respostas válidas e espontâneas dos entrevistados, de um determinado segmento. No entanto, o percentual de respostas obtido confere a ela a liderança daquele segmento. A margem de erro prevista de 2,5% (para cima ou para baixo) é considerada e pode haver mais de uma marca vencedora, configurando-se nesta situação, a existência de empate técnico. A premiação deste ano constatou a existência de 40 marcas vencedoras nesta Categoria.

Categoria Expressão – Significa que a marca obteve mais de 10% das respostas válidas e espontâneas dos entrevistados, de um determinado segmento. No entanto, o percentual de respostas não é o suficiente para conferir a ela a liderança ou a excelência desse segmento. A margem de erro prevista é de 2,5% (para cima ou para baixo) e pode haver mais de uma marca nessa condição, considerando-se a existência de empate técnico. A premiação deste ano constatou a existência de 24 marcas vencedoras nesta Categoria.

MercadoComum circulará, em junho, com uma edição especial alusiva ao evento contendo o descritivo da pesquisa e matérias jornalísticas sobre as marcas campeãs de Minas Gerais.

3 – OS NÚMEROS DO TOP OF MIND EM MINAS GERAIS

Durante os 25 anos deste estudo foram:

–  32.795 entrevistas realizadas

–  1.432 Segmentos pesquisados

–  2.243 Marcas premiadas em diversos Categorias

A distribuição das variáveis sexo, idade e renda foram proporcionais aos dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, enquanto a variável classe socioeconômica foi baseada no critério de classificação econômica Brasil da ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa. Por se tratar de um estudo cujo foco está diretamente relacionado ao consumo, optou-se por privilegiar as classes e regiões de maior potencial de consumo, tendo sido entrevistados somente moradores de regiões urbanas.

Todas as respostas das entrevistas são espontâneas, isto é, não são apresentadas opções aos entrevistados. Neste aspecto, a pesquisa encomendada por Mercado Comum pode se diferenciar significativamente das demais, por não levar em conta outras respostas por parte dos entrevistados e, ainda, devido ao fato de elas serem exclusivamente espontâneas, não sofrendo qualquer tipo de influência por parte dos entrevistadores. Também, a cada ano são sorteados dez segmentos que deixam de participar da pesquisa e outros dez novos são incluídos, o que permite oferecer uma dinâmica diferente ao público a cada premiação.

A pergunta-chave e considerada como básica da pesquisa, junto aos entrevistados é: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça, quando se fala em ….(por exemplo arroz, cerveja, drogaria, leite etc)?” Os resultados obtidos ganham relevância bastante especial no meio empresarial, de marketing e de comunicação, pois se transformam numa série histórica importante sob o ponto de vista mercadológico.

4 – AS MARCAS VENCEDORAS DO 25º PRÊMIO TOP OF MIND – MERCADOCOMUM

A relação completa dos vencedores do 25º Prêmio Top of Mind – MercadoComum – Marcas de Sucesso – Minas Gerais – 2020 encontra-se a seguir. Os resultados foram apurados após pesquisa contratada com exclusividade e realizada durante o mês de janeiro de 2020 pelo Instituto Olhar – Pesquisa e Informação Estratégica.

RELAÇÃO DAS MARCAS VENCEDORAS

1 – MARCAS VENCEDORAS POR ORDEM ALFABÉTICA

Marca                                  Segmento                                          Categoria

  1. 3 Corações                         Café                                                     Excelência
  2. Adidas                                 Artigos Esportivos                          Liderança*
  3. Americanas                       Site de Compras Online                  Expressão
  4. Araujo                                 Drogaria/Farmácia (BH)                Excelência
  5. Azul                                      Cia. Aérea                                          Expressão*
  6. Banco do Brasil                 Banco                                                  Liderança*
  7. BH Shopping                     Shopping Center (BH)                   Liderança*
  8. BH                                         Supermercado (BH)                       Excelência
  9. BH                                         Empresa Mineira                            Expressão*
  10. BH FM 102                          Emissora de Rádio                          Expressão
  11. Bradesco                            Banco                                                  Expressão*
  12. Bradesco Seguros           Seguros                                                  Expressão
  13. Braunas                               Tijolos (BH)                                        Excelência
  14. Caloi                                     Bicicleta                                              Excelência
  15. Caixa                                    Banco                                                  Liderança
  16. Casas Bahia                        Loja Prods. Eletrodomésticos    Liderança
  17. CEMIG                                 Empresa Mineira                            Expressão
  18. Cemil                                    Leite                                                     Expressão
  19. Cristal                                   Açúcar                                                 Liderança
  20. Colgate                                 Produtos de Higiene Pessoal          Liderança
  21. Del Valle                             Suco de Frutas                                 Liderança
  22. Fiat                                        Carro Nacional                                 Liderança
  23. Fiat                                        Empresa Mineira                            Expressão*
  24. Estado de Minas              Jornal Mineiro                                  Liderança*
  25. Forno de Minas                 Pão de Queijo                                  Liderança
  26. Gol                                        Cia. Aérea                                          Liderança
  27. Hermes Pardini                  Lab. Anal. Clínicas – BH                 Excelência
  28. Ibis                                        Hotel – BH                                         Expressão
  29. Itambé                                Leite                                                     Liderança
  30. Itatiaia                                 Emissora de Rádio                          Liderança
  31. Itaú                                       Banco                                                  Liderança*
  32. Latam                                   Cia. Aérea                                          Expressão*
  33. Leitura                                 Livraria/Papelaria – BH                 Excelência
  34. Leroy Merlin                     Loja Mat. Construção – BH         Liderança
  35. Localiza                              Aluguel de Veículos                       Excelência
  36. Lojas Americanas            Site de Compras                              Expressão
  37. Magazine Luiza                Loja Prods. Eletrodomésticos    Expressão*
  38. MasterCard                       Cartão de Crédito                           Liderança*
  39. Mater Dei                           Hospital – BH                                    Liderança*
  40. Mercado Livre                  Site de Compras Online                   Liderança
  41. Mercedes-Benz                 Caminhão                                          Liderança
  42. Minas Shopping               Shopping Center (BH)                   Liderança*
  43. MRV                                     Const. Residencial                          Liderança
  44. Natura                                 Cosméticos                                       Liderança*
  45. Natura                                 Meio Ambiente                                Liderança
  46. Nike                                      Artigos Esportivos                          Liderança*
  47. O Boticário                         Cosméticos                                       Liderança*
  48. Oi                                           Operadora de Celular                   Liderança*
  49. Orthocrin                            Colchão (BH)                                     Expressão
  50. Ortobom                            Colchão (BH)                                     Excelência
  51. O Tempo                            Jornal Mineiro                                  Expressão
  52. Óticas Diniz                        Ótica                                                    Liderança
  53. Óticas do Povo                 Ótica                                                    Expressão
  54. Ouro Minas                       Hotel (BH)                                          Liderança
  55. Petrobras                           Empresa Nacional                           Liderança
  56. Pif Paf                                  Pão de Queijo                                  Expressão
  57. Pif Paf                                  Alimentos Congelados                 Expressão
  58. Porto Seguro                    Seguros                                              Liderança
  59. Prato Fino                          Arroz                                                    Liderança
  60. Ricardo Eletro                   Lojas Prods. Eletrodomésticos  Expressão*
  61. Sadia                                    Alimentos Congelados                 Liderança
  62. Santander                          Banco                                                  Expressão*
  63. Super Notícia                    Jornal Diário                                      Liderança*
  64. Suvinil                                  Tinta                                                     Excelência
  65. Tang                                     Suco de Frutas                                 Expressão*
  66. Telha Norte                       Loja Mat. Construção BH             Expressão
  67. Tial                                        Suco de Frutas                                 Expressão*
  68. Tim                                        Operadora de Celular                   Liderança*
  69. Uber                                     Aplic. Transp. Urbano                   Excelência
  70. União                                   Açúcar                                                 Expressão
  71. UNIMED-BH                      Plano de Saúde (BH)                      Excelência
  72. UNIMED-BH                      Hospital (BH)                                    Liderança*
  73. UNIMED-MG                    Plano de Saúde (MG)                    Excelência
  74. Usiminas                             Empresa Mineira                            Expressão*
  75. Veja                                      Prods. Limpeza Doméstica          Liderança
  76. Visa                                       Cartão de Crédito                           Liderança*
  77. Vivo                                      Operadora de Celular                   Liderança*
  78. Ypê                                       Prods. Limpeza Doméstica          Liderança*

*Empate Técnico

5 – PESQUISA REALIZADA

A – AMOSTRA POR REGIÃO DE MINAS GERAIS

B – AMOSTRA POR MUNICÍPIO

Cidade % População Minas Gerais % Acumulada % da pesquisa Definido Realizado
Belo Horizonte 11,87% 11,87% 26,67% 400 404
Uberlândia 3,27% 15,13% 5,80% 87 87
Contagem 3,14% 18,27% 5,60% 84 91
Juiz de Fora 2,69% 20,96% 4,80% 72 72
Betim 2,08% 23,03% 3,67% 55 62
Montes Claros 1,93% 24,96% 3,47% 52 52
Ribeirão das Neves 1,58% 26,55% 2,80% 42 43
Uberaba 1,58% 28,12% 2,80% 42 42
Governador Valadares 1,32% 29,45% 2,33% 35 35
Ipatinga 1,24% 30,69% 2,20% 33 33
Sete Lagoas 1,13% 31,82% 2,00% 30 34
Divinópolis 1,13% 32,95% 2,00% 30 30
Santa Luzia 1,04% 33,98% 1,87% 28 32
Ibirité 0,85% 34,83% 1,53% 23 23
Poços de Caldas 0,79% 35,62% 1,40% 21 21
Patos de Minas 0,72% 36,35% 1,27% 19 21
Pouso Alegre 0,71% 37,06% 1,27% 19 19
Teófilo Otoni 0,66% 37,72% 1,20% 18 19
Barbacena 0,65% 38,37% 1,13% 17 19
Sabará 0,64% 39,01% 1,13% 17 19
Varginha 0,64% 39,65% 1,13% 17 19
Conselheiro Lafaiete 0,61% 40,26% 1,07% 16 19
Vespasiano 0,60% 40,86% 1,07% 16 18
Itabira 0,57% 41,43% 1,00% 15 17
Araguari 0,55% 41,99% 1,00% 15 16
Ubá 0,55% 42,53% 1,00% 15 16
Passos 0,54% 43,07% 0,93% 14 16
Coronel Fabriciano 0,52% 43,59% 0,93% 14 15
Muriaé 0,51% 44,11% 0,93% 14 15
Araxá 0,50% 44,61% 0,87% 13 15
Ituiutaba 0,49% 45,10% 0,87% 13 14
Lavras 0,49% 45,59% 0,87% 13 14
Nova Serrana 0,49% 46,08% 0,87% 13 13
Itajubá 0,46% 46,54% 0,80% 12 13
Nova Lima 0,45% 46,98% 0,80% 12 13
Pará de Minas 0,44% 47,43% 0,80% 12 13
Itaúna 0,44% 47,87% 0,80% 12 13
Paracatu 0,44% 48,31% 0,80% 12 13
Caratinga 0,43% 48,74% 0,80% 12 13
Patrocínio 0,43% 49,17% 0,73% 11 12
Manhuaçu 0,43% 49,60% 0,73% 11 12
São João del Rei 0,43% 50,02% 0,73% 11 12
Timóteo 0,42% 50,45% 0,73% 11 12
Unaí 0,40% 50,85% 0,73% 11 12
Curvelo 0,38% 51,22% 0,73% 11 11
Alfenas 0,38% 51,60% 0,67% 10 11
João Monlevade 0,38% 51,98% 0,67% 10 11
Três Corações 0,38% 52,36% 0,67% 10 11
Viçosa 0,37% 52,73% 0,67% 10 11
Cataguases 0,35% 53,08% 0,67% 10 11
Total 53,08% 100,00% 1500 1569