*

Conhecimento do cliente, diversificação de portfólio e desenvolvimento pessoal são um dos temas que ajudam o profissional contábil a ser mais estratégico

 Investir no planejamento tributário e fazer uma boa gestão dos processos contábeis é um diferencial competitivo para qualquer empresa. E neste contexto, o papel do contador ganha cada vez mais destaque e coloca este profissional no centro da gestão estratégica dos negócios.

Se  de  um  lado  existem  oportunidades  para  atuar  de  forma  consultiva,  na  outra  ponta  está  uma concorrência  acirrada  já  que,  segundo  o  Conselho  Federal  de  Contabilidade  (CFC),  o  Brasil  tem mais  de  318 mil  contadores  e cerca  de  200 mil  técnicos  contábeis  registrados.  Pensando  nisso, a ao³, uma marca nova e independente, que nasceu para potencializar negócios de micro, pequenas e médias empresas, listou algumas dicas de marketing para ajudar o profissional da  contabilidade a se diferenciar no mercado. Confira:

1.  Conheça o seu cliente

O primeiro passo de uma estratégia de marketing de sucesso é definir qual o perfil do seu público. E como fazer isso? Analisando a sua base de dados, aplicando pesquisas e conversando com os seus clientes. Por exemplo, vamos supor que após essa fase inicial, fique claro que a maior parte da sua base é formada por pequenos varejistas de material de construção. Considerando essa informação, você pode aperfeiçoar o seu conhecimento do setor e ter ofertas alinhadas com os reais desafios deste público. A sazonalidade é um fator crítico neste segmento e você pode ajudá-lo no planejamento orçamentário para que a empresa mantenha a sua saúde financeira o ano todo. Mas contador pode prestar esse tipo de serviço? Isso nos leva para o segundo ponto.

2.  Diversifique o portfólio de produtos

Investir na diversificação do portfólio é uma forma de mostrar que você pode ser eficiente em outras atividades, além da contabilidade. O contador tem um profundo conhecimento das finanças de uma companhia e os insumos necessários para apoiar na elaboração do planejamento financeiro, por exemplo, considerando todo o cenário tributário do setor em que a empresa atua. Por que não apostar nesta frente para se diferenciar e agregar mais valor para sua relação com o cliente? Também é possível prestar serviços de consultoria empresarial e jurídica e definição de processos organizacionais.

3.  Aposte no marketing pessoal

Trabalhar o seu marketing pessoal é importante para mostrar as suas habilidades e o valor da sua profissão. Crie um plano de desenvolvimento da sua imagem e defina quais aspectos do seu perfil e trajetória profissional podem ser ressaltados. Feito isso, invista em conteúdo relevante nas redes sociais e mantenha-se ativo em comunidades virtuais. Marque presença nos eventos e encontros para, além de manter-se atualizado, estabelecer novos contatos, o famoso networking. Trocar experiência com outros profissionais, que não precisam ser necessariamente pessoas da área contábil, enriquece a sua rede de contatos e colabora com o seu aprendizado e desenvolvimento. Tudo isso aumenta a sua credibilidade, podendo gerar novos negócios por meio de indicações e valorizar o seu nome e do escritório no mercado.