1º de Maio – Dia do Trabalho


Quem vê o Brasil através de uma óptica miúda não pode entender Brasília, não pode entender o vosso trabalho, não pode compreender a grande luta pelo desenvolvimento nacional, pelo enriquecimento do Brasil, por  melhores condições de vida para o nosso povo.

 Direi mais — não pode entender o Brasil. Para compreender a nossa realidade histórica, para ver o que precisamos ver, para sentir o trabalho novo que devemos empreender, temos que ter alma grande e jovem, temos que adotar medidas de grandeza, temos que acreditar no Brasil. As obras pequenas, as reivindicações de superfície não podem interessar-vos, trabalhadores do Rio de Janeiro, como não podem interessar à Nação e resolver os seus problemas, que são tantos e vitais.

Os problemas nacionais que nos cabe resolver com urgência, sob pena de um agravamento que tornará difícil qualquer solução futura, estão aí a desafiar a nossa capacidade de trabalho e de empreendimento.

 Não são obras cotidianas, para o nosso dia, que devem prender o vosso interesse, mas realizações que se projetem no futuro. As nossas responsabilidades não são apenas pelos contemporâneos: temos deveres com o passado, compromissos com o futuro do país.

 Desejo formular um veemente apelo, convocar-vos para a grande luta pelo desenvolvimento nacional. Só o desenvolvimento pode levar-nos e ao Brasil a melhores dias.

 Enquanto perdurar o subdesenvolvimento, os vossos horizontes serão estreitos, poucas serão as possibilidades de vos elevardes a condições de vida mais compatíveis com o esforço que despendeis. Só o enriquecimento do Brasil pode oferecer-vos e aos vossos filhos melhores oportunidades e um grande  futuro. Se o trabalho normalmente é uma medida do homem, se pelo trabalho a humanidade se confraterniza e é toda una, o trabalho em uma nação como a nossa, jovem e com um destino a cumprir, assume aspectos de grandeza, uma forma direi mesmo heroica de manifestação de vontade e consciência nacionais‖.

 (Juscelino Kubitschek – Mensagem aos Trabalhadores, no dia 1º de maio de 1959.)

Da coletânea de livros – 3 volumes – 2.336 páginas, intitulada ―Juscelino Kubitschek: Profeta do Desenvolvimento  –  Exemplos  e  Lições  ao  Brasil  do  Século  XXI‖,  de  autoria  de  Carlos  Alberto Teixeira  de  Oliveira  e  publicada  em  2019  por  MercadoComum  –  Comunicação  e  Publicações, Ltda. – Maiores informações: revistamc@uol.com.br

JUSCELINO KUBITSCHEK Profeta do Desenvolvimento: agora em 3 volumes e 2.336 páginas

Juscelino  Kubitschek  nasceu  em  Diamantina,  em  12  de  setembro  de  1902.  Da  pequena  cidade mineira saiu para se tornar deputado federal (1934-1937), prefeito de Belo Horizonte (1940-1945), governador  de  Minas  Gerais  (1950-1954)  e  presidente  da  República  (1956-1961),  com  o  slogan

―Cinquenta Anos de Progresso em Cinco Anos de Governo‖.

Toda esta expressiva trajetória, que marcou o desenvolvimento econômico e social do Brasil, encontra-se  relatada  nas  páginas  de  ―Juscelino  Kubitschek  –  Profeta  do  Desenvolvimento  –

Exemplos e Lições ao Brasil do Século XXI‖, obra composta por três volumes que acaba de ser lançada pelo economista Carlos Alberto Teixeira de Oliveira, Presidente/Editor Geral de MercadoComum – Publicação Nacional de Economia, Finanças e Negócios e Presidente da ASSEMG – Associação dos Economistas de Minas Gerais e que agora já pode ser adquirida.

A obra está à venda e pode ser entregue em todo o país. Os valores são R$ 175,00 para entregas em Belo  Horizonte  e  interior  de  Minas  Gerais;  e  R$  199,00,  para  outras  capitais  e  municípios  já considerando-se o frete incluso.

Há  desconto  de  10%  para  compras  de  mais  de  um  conjunto,  aceitando-se  todos  os  cartões  de crédito. A aquisição pode ser feita diretamente na sede de MercadoComum em Belo Horizonte (Rua Padre    Odorico,    128    –    Sobreloja    –    Bairro    São    Pedro),    pelo    telefone    (31)    3281-6474 ou revistamc@uol.com.br.

Os pagamentos devem ser feitos diretamente à conta:

MercadoComum – Comunicação e Public. Ltda.  –  CNPJ 10.712.481/0001-11 Conta:  52840-8 –  Agência:  0925 – Banco:  Itaú S.A. (341)

O comprovante de pagamento deve ser enviado para revistamc@uol.com.br, juntamente como os seus dados para o encaminhamento dos livros via postal.

Material inédito

Para a realização desta nova edição foram várias as colaborações recebidas ao longo de vários anos e, diversas delas, incorporadas, enriquecendo o resultado final. “Cada colaboração fluiu como num passe de mágica, trazendo sempre novos e fascinantes detalhes e informações, sobre a trajetória de JK, seu caráter de homem público, sua obsessão pelo Brasil e, principalmente, sua obra que marcou época na História do País e o alçou à condição de maior Presidente do Brasil em todos os tempos‖, destaca o autor.

Neste novo estudo sobre o Presidente JK foram incorporados cerca de 400 discursos proferidos por ele,  quase  todos  quando  no  exercício  da  Presidência  da  República  –  e,  dos  quais,  250  deles publicados  na  sua  íntegra.  “Muitos,  ainda  desconhecidos,  podem  ser  considerados  verdadeiras obras-primas sobre a política e a economia nacional. Desses discursos, também foram selecionados vários textos e frases, ora publicados nesta nova edição‖, completa Teixeira de Oliveira.

De acordo com o autor, quando se fala, comenta ou analisa o desenvolvimento, esta relevante expressão não poderá ser considerada, nem compreendida e muito menos imaginada, desconectada e separada de outras duas: o econômico e o social. Deve ser, ainda, compreendida em sua acepção mais ampla, nas abrangências e nas contextualizações da cultura, da política e do direito.

Pontos de vista heterogêneos e opiniões diversificadas, além de um grande número de fatos e episódios até então desconhecidos, transformam esta nova obra em uma das mais completas e fascinantes publicações já levadas a efeito no País sobre a vida política e a obra do ex-Presidente JK.

Um verdadeiro compêndio sobre as realizações e a trajetória política de Juscelino Kubitschek, o Presidente da República que, pela sua obstinação, pela sua extraordinária capacidade de planejar e executar, conseguiu fazer o País crescer 50 anos em cinco. ―Mais do que uma obra biográfica, este livro busca resgatar o debate sobre o Desenvolvimento Nacional para que o Brasil possa se reconciliar com o crescimento econômico vigoroso, consistente, contínuo e sustentável‖, finaliza o autor.

A coletânea de 3 livros sobre JK

Os   livros   foram   editados   por MERCADOCOMUM    – Publicação Nacional de Economia, Finanças e Negócios que  circula  há  27  anos,  sendo  desenvolvida  e  escrita pelo economista Carlos Alberto  Teixeira  de  Oliveira,  e têm  apresentação  dos  renomados  economistas  Paulo Rabello de Castro e Luis Paulo Rosenberg.

Juscelino Kubitschek – Profeta do Desenvolvimento – Exemplos e Lições ao Brasil do Século XXI retrata, de forma inédita, um dos personagens mais importantes da política nacional brasileira, em uma obra que resgata de forma definitiva a trajetória histórica daquele que foi considerado um dos mais notórios nomes que presidiram o país.

São   três   volumes,   que   somam   2.336   páginas:   Profeta   do   Desenvolvimento   (Volume   I);   O Desenvolvimento  em  1º  Lugar  –  A  Construção  de  uma  Nação  Próspera  e  Justa  (Volume  II);  e Mensageiro  da  Esperança  –  Exemplos  e  Lições  ao  Brasil  do  Século XXI (Volume III).  Sobre  este trabalho, o autor e idealizador da publicação afirma: “Não se trata de uma obra biográfica, nem de um documento de natureza acadêmica, porque é muito mais do que simples relato e análise de sua vida‖, explica o economista Carlos Alberto Teixeira de Oliveira.