Presidente Agostinho Patrus é mediador de discussões entre professora da UFMG e o secretário de Estado de Saúde, com participação de 70 parlamentares

Com  mediação  do  presidente  da  Assembleia  Legislativa  de  Minas  Gerais  (ALMG),  deputado Agostinho Patrus (PV), parlamentares e especialistas debateram, nesta quarta (29/4), a proposta do Governo do Estado para reabertura gradual de setores comerciais durante o isolamento social em razão da pandemia de Covid-19.

O evento foi realizado no Plenário da Casa, com a presença da presidente do Comitê Permanente de Acompanhamento das Ações de Prevenção e Enfrentamento do Novo Coronavírus, criado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a professora e pediatra Cristina Alvim, e o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

A reunião teve como foco discutir o ―Minas Consciente‖, programa lançado pelo Governo de Minas para reativação da atividade econômica no Estado. Na reunião, deputadas e deputados manifestaram preocupação quanto aos impactos do coronavírus para saúde e economia. Os parlamentares apresentaram questionamentos sobre estratégias para flexibilização do isolamento social.

A realização do debate é fruto da cooperação técnica firmada entre a ALMG e a UFMG para troca de experiências sobre o novo coronavírus. ―Considero este um momento importante de esclarecimento à população e de debate com os parlamentares para que todos possam formar opinião sobre um assunto de enorme importância‖, avaliou o presidente Agostinho Patrus.

―É também uma ótima oportunidade para compartilhar conhecimento técnico com prefeitos, vice- prefeitos, secretários municipais e vereadores das mais diversas regiões do nosso Estado, que têm pela frente decisões importantes a serem tomadas em relação ao isolamento e às economias locais‖, completou o presidente da ALMG.

Debate fundamental

 A especialista da UFMG, professora Cristina Alvim, também destacou a importância da cooperação técnica  firmada  entre  as  instituições.  ―A  Universidade  considera  que  é  nossa  missão  estarmos  a serviço da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a serviço da nossa sociedade, em especial neste momento que demanda de todos nós uma atitude de muita solidariedade‖, afirmou.

Para  o  secretário  Carlos  Eduardo  Amaral, o  encontro  foi uma  ―grande  oportunidade‖  para  expor novas ações de enfrentamento à pandemia. ―Agradeço ao presidente Agostinho Patrus e aos demais parlamentares   pela   possibilidade   de   trazer   esclarecimentos   à   sociedade‖,   concluiu.   Também compôs a mesa de debate o presidente da Comissão de Saúde, deputado Carlos Pimenta (PDT). No total, 70 deputadas e deputados participaram do evento, sendo a maioria, remotamente.