Estudo da companhia aponta que crise gerada pela pandemia vai adiar a recuperação esperada em 2019 e será prejudicial ao mercado de seguros não-vida

 A MAPFRE Economics, nova nomenclatura da área de Serviços de Estudos da MAPFRE, atualizou seu Panorama Econômico e Setorial até o segundo trimestre. A nova versão do documento leva em consideração os reflexos causados pela pandemia do novo coronavírus à economia e política no Brasil e no mundo.

A principal  informação é em relação à expectativa de retração econômica. No mundo, é esperada uma queda no PIB entre 3% e 8,2%, considerando o melhor e o pior cenário. O Brasil deve seguir essa  tendência, recuando  entre  –  2,7%  a  –  9,9%, mesmo  após  um crescimento  tímido  de  1,1%  em 2019. Em resposta  a  essa  lentidão  da  atividade  econômica, o  Banco Central  abaixou a  Taxa  Selic para 3,75% ao ano.

Essa  perspectiva  de  redução, somada  à desvalorização  em 25% do  real  em relação  ao dólar  neste primeiro trimestre, prejudica os negócios do setor de seguros, especialmente na área de Não-Vida. A deterioração da taxa de câmbio da moeda brasileira afeta negativamente a lucratividade dessas linhas  de  negócios,  pois  existem  mais  custos  de  reparos  em  caso  de  acidente,  especialmente  em situações em que materiais importados devem ser utilizados, aumentando o custo do resseguro com contratos frequentemente negociados, como por exemplo, seguros de auto ou de máquinas em que muitas peças de reparo são adquiras fora do país.

Somado a diminuição previsível no volume de negócios, há o efeito negativo sobre o patrimônio das seguradoras, decorrente do aumento da volatilidade e dos prêmios de risco nos mercados financeiros.

A política monetária adotada pelo Banco do Brasil para tentar estimular a atividade econômica poderá trazer dificuldades adicionais ao negócio de previdência, devido à queda na lucratividade que esse tipo de produto pode oferecer aos segurados.

No país desde 1992, a MAPFRE é um grupo multinacional que forma uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador e financeiro. Sólida e inovadora, está presente nos cinco continentes e conta com mais de 35 mil colaboradores. Especialista em suas áreas de negócio, a MAPFRE opera com bases de atividades sustentáveis e, no Brasil, atua em seguros, investimentos, consórcios, capitalização, previdência, saúde e assistência.