Tecnologia já é comercializada no mercado automotivo brasileiro possibilitando maior controle preventivo de manutenção veicular

Uma parceria entre a EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e a empresa Wings, de Pernambuco, resultou na criação de um equipamento que monitora as condições de funcionamento do veículo. Intitulado de V@I – Vehicle Artificial Intelligence, o projeto desenvolvido na Unidade EMBRAPII, CESAR, já está no mercado automotivo brasileiro e agora busca por espaço no mercado internacional.

O dispositivo de conectividade tem como objetivo identificar a “saúde” do automóvel e traçar um diagnóstico apontando possíveis falhas para que medidas sejam tomadas antes que determinadas peças possam apresentar problemas. Os dados são acessados pelo proprietário do veículo por meio de um aplicativo instalado no smartphone possibilitando o controle do que acontece com o carro em tempo real. Estas informações também podem ser compartilhadas com concessionárias para elas possam atuar de maneira mais assertiva nas revisões veiculares.

Anúncio

A tecnologia também é capaz de acessar dados conferindo soluções de rastreamento, além de coletar informações como quilometragem, códigos de falha, status de peças e até emitir alertas de colisão tudo em tempo real. A solução tornou-se uma importante ferramenta para concessionários estreitarem sua comunicação online com clientes.

Modelo EMBRAPII

No modelo de apoio à inovação adotado pela EMBRAPII, as empresas que possuem um projeto avaliado como inovador devem se associar a um dos 42 centros de pesquisa e desenvolvimento que foram credenciados pela organização. Esses centros avaliam os projetos, analisando questões como viabilidade técnica e interesse do mercado. Caso aprovados, os gastos para seu desenvolvimento são divididos em três partes. A EMBRAPII fica responsável por um terço do investimento, o centro de pesquisa disponibiliza mão de obra e equipamentos, e a empresa financia o restante. Em seis anos, a EMBRAPII já apoiou cerca de R﹩ 1,3 bilhão em projetos, com 550 empresas apoiando mais de 800 projetos.

Rota 2030

A EMBRAPII coordena o Programa Prioritário (PP) de Mobilidade e Logística do Rota 2030, iniciativa do Governo Federal que estabelece metas para o desenvolvimento do setor automotivo no país. A instituição já captou R﹩ 40 milhões que estão disponíveis para o desenvolvimento de novos projetos de inovação para o segmento. Este recurso, no modelo da EMBRAPII, irá se transformar em um total de mais de R﹩ 100 milhões em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).