Projeto vai capacitar e mobilizar gestores e agentes públicos municipais na construção de uma política de desenvolvimento para o estado

O Sebrae Minas e a Associação Mineira de Municípios (AMM) assinaram, no dia 19/02, convênio para a realização do projeto Desenvolve Minas Gerais. A iniciativa é o desdobramento da parceria nacional entre o Sebrae e a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Minas Gerais e o Paraná foram os dois estados selecionados para iniciar o projeto, que terá duração de dois anos.

O convênio formaliza a soma de esforços do Sebrae e da CNM, por meio de suas representações estaduais, para o desenvolvimento dos municípios brasileiros. Lideranças do Sebrae Minas e da AMM participaram da solenidade, que também contou com a presença do deputado federal mineiro Newton Cardoso Junior.

O projeto Desenvolve Minas Gerais é divido em três grandes eixos. O primeiro prevê a criação da Rede Mineira de Desenvolvimento Econômico, por meio da mobilização regional de gestores e lideranças públicas. Para isso, estão previstos 20 encontros regionais, 10 deles programados para este ano, com início já previsto em março.

O convênio também abrange a realização das edições de 2020 e 2021 do Congresso Mineiro de Municípios, que a partir deste ano passa a ter o Sebrae Minas como co-realizador. O congresso é o maior evento para gestores públicos no estado, reunindo um público aproximado de cinco mil pessoas. Outra ação prevista neste ano para fortalecer a interlocução com os gestores públicos é o encontro com prefeitos eleitos, agendado para novembro.

Ainda dentro dos trabalhos para o aprimoramento da gestão dos municípios, o convênio prevê 60 capacitações, ao longo de dois anos, voltadas para gestores e servidores públicos. Serão abordados temas como compras públicas, desburocratização, consórcios públicos, educação empreendedora na rede pública de ensino, entre outros.

Em uma terceira frente, o convênio vai promover o engajamento dos atores públicos municipais na construção conjunta de planejamentos econômicos regionais. Esse trabalho consiste na elaboração de um estudo de desenvolvimento para cada uma das regiões do estado, culminando com uma proposta de política de desenvolvimento econômico regional para Minas Gerais. Nos próximos dois anos serão realizados 20 workshops, sendo dois em cada regional da AMM.