*

O especialista em mercado editorial Eduardo Villela traz recomendações de obras valiosas para quem quer entender melhor o mundo das finanças

O tabu sobre educação financeira está sendo desmistificado com a ajuda dos livros que debatem sobre o tema de forma prática, interessante e simples . Segundo a Serasa Experian, aproximadamente 63,4 milhões de brasileiros estão inadimplentes, por isso a importância de bons conteúdos sobre como administrar bem das finanças do indivíduo e da família, que sejam acessíveis a todos os públicos.

Na lista dos dez livros mais vendidos em 2019, compilada pela consultoria Nielsen, sobre obras de não ficção, quatro são sobre educação financeira – o que constata que os brasileiros estão em busca de mais informação sobre planejamento financeiro e investimentos. Cuidar melhor do próprio dinheiro é necessário, principalmente em uma época de crise econômica onde o desempregoatinge cerca de 12 milhões de pessoas, segundo IBGE.

As escolas brasileiras devem implementar esse ano a educação financeira como tema transversal na grade curricular, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Uma vitória importante para a educação do país, que aponta a necessidade de uma reestruturação no ensino, desde o ensino fundamental ao ensino superior, e uma forma de construir adultos mais conscientes em relação aos seus gastos e aos seus ganhos.

Pensando nisso, o Book Advisor Eduardo Villela, selecionou três livros sobre finanças, todos editados por ele, que vão ajudar a mudar avisão dos leitores sobre como podem cuidar do dinheiro de forma positiva e saudável, evitando tomar decisões financeiras desfavoráveis. Confira:

Cinco Investimentos Que Garantem O Seu Futuro – Neste livro, você vai aprender sobre as diferentes aplicações disponíveis para fazer o seu dinheiro crescer. . “O autor explica ao leitor, de um jeito agradável, prático e dando vários exemplos, como investir em fundos DI, CDBs, LCAs, LCIs, Debêntures, COEs, títulos públicos, fundos imobiliários, previdência privada e mercado de ações. Além disso, ele discute qual parcela de seu dinheiro o investidor deverá destinar para cada um desses produtos financeiros, de modo a alcançar ótimos resultados ao combiná-los. “, argumenta Eduardo.

Decisões Econômicas: Você já parou para pensar? – Esse livro foi feito pra quem quer aprender sobre o mundo das finanças de uma forma mais descontraída e divertida, do ponto de vista da psicanalista e psicóloga econômica Vera Rita de Mello Ferreira. “O foco do livro é mostrar como a mente das pessoas funciona quando pensam sobre gastar e investir, ou seja, quando precisam tomar decisões relacionadas ao dinheiro . É uma leitura que revela a influência das nossas emoções ao lidarmos com o dinheiro. “, enfatiza o Book Advisor.

Finanças Para Empreendedores e Profissionais não Financeiros – Conhecer o essencial dos números ajuda muito os empreendedores, os profissionais liberais e os profissionais autônomos a administrarem melhor suas empresas e carreiras, tomando decisões mais estratégicas e eficazes em suas atividades profissionais, assim como no melhor aproveitamento de oportunidades de negócios. . “Para dominar os números de uma empresa e usá-los para embasar boas decisões de negócios no dia a dia, o leitor não precisa ter formação técnica em Contabilidade e Finanças. Gustavo Cerbasi foi muito feliz ao escrever um livro que ensina os fundamentos básicos das finanças de uma empresa de uma maneira clara, simples e envolvente”, finaliza Villela.

Sobre Eduardo Villela

Graduou-se em Relações Internacionais e cursou mestrado em administração, ambos na PUC-SP. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004, já lançou quase 600 livros de variados temas, entre eles comportamento, gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias e ficção infanto-juvenil e adulta. Trabalhou como editor de aquisições de livros universitários e de negócios na Editora Saraiva, editor de livros de negócios na editora Campus-Elsevier, gerente editorial de todas as linhas de publicações na Editora Gente e copublisher e diretor comercial na Editora Évora. Mais informações em http://www.eduvillela.com