O maior evento de empreendedorismo de Minas Gerais, a Feira do Empreendedor, reuniu mais de 8 mil pessoas, de 16 a 19 de outubro, em Belo Horizonte.

Durante quatro dias, foram realizadas mais de 400 capacitações gratuitas direcionadas para quem quer abrir, expandir ou melhorar a gestão do negócio. A próxima edição acontece em 2021, na capital mineira.

As arenas de Marketing Digital e Inovação ficaram lotadas. Os assuntos de maior repercussão foram: como impulsionar as vendas, a criatividade e as conexões do negócio pelo Facebook, ferramentas de inovação, realidade aumentada e realidade virtual, transformação digital, características do profissional do futuro, startup, tendências de mercado, Data Driven, inteligência artificial, segurança de dados, marketing de conteúdo e de influência, branding e identidade visual.

Na Agência de Atendimento Sebrae, 1,3 mil pessoas receberam orientações individuais e personalizadas sobre marketing, legislação, finanças e recursos humanos dos pequenos negócios e ainda puderam tirar dúvidas sobre formalização.

Os espaços Moda e Beleza – Conexa, Cafeteria Conceito e Conecta Pet atraíram a atenção de centenas de empreendedores interessados em informações para abrir um salão de beleza, loja de roupa, cafeteria e pet shop.

A Feira do Empreendedor também foi lugar de negócio. Na área de expositores, os visitantes puderam conhecer novas empresas de representação, revenda, distribuidores e franquias, além de fornecedores de produtos e serviços de marketing digital, sistemas de gestão, automação de vendas, meios de pagamento, simuladores, games, soluções de realidade virtual e aumentada. Também tiveram acesso a  novos fornecedores de máquinas e equipamentos para iniciar um empreendimento ou para melhorar a produtividade do negócio.

Esta edição da Feira do Empreendedor foi também a mais inclusiva. Cento e vinte e sete atividades entre elas, palestras, debates e workshop, tiveram tradução simultânea na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os empreendedores surdos ou com alguma deficiência auditiva.

E quem não pôde participar das atividades presenciais da Feira do Empreendedor, teve a oportunidade de assistir 20 palestras transmitidas ao vivo pela internet com 2,6 mil visualizações de empreendedores de várias partes do estado e do país. Além disso, tiveram acesso a um material exclusivo, no Youtube , Instagram e Facebook, de dicas e entrevistas sobre os principais assuntos discutidos durante o evento.

“Em resumo, a Feira do Empreendedor 2019 foi um sucesso. Conseguimos oferecer capacitações de qualidade em diversas áreas de gestão para milhares de empreendedores em um só lugar. É gratificante saber que podemos orientar pequenos negócios que estão nascendo ou que precisam de ajuda para continuarem no mercado”, explica o Superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha.

A Feira do Empreendedor 2019 foi uma realização do Sebrae Minas, com o patrocínio do Banco do Brasil e Bradesco e apoio do BDMG, E-Commerce Brasil, Montapet, Sicoob e Unimed BH.