Fórum reuniu Vale, representantes do poder público, da comunidade acadêmica e demais setores da sociedade

A Vale, Prefeitura de Itabira e Universidade Federal de Itajubá (Unifei) promoveram nos dias 22/10 e 23/10 o Fórum Itabira Sustentável: Educação e Inovação como caminho para a diversificação econômica. Na ocasião, foi formalizado protocolo de intenção da ordem de R$ 100 milhões, que viabilizará a ampliação do Campus da Unifei no município, programas educacionais e fomento ao empreendedorismo de base tecnológica. O evento foi realizado na Fundação Carlos Drummond de Andrade, em Itabira (MG), e mais de 500 pessoas entre representantes do poder público e da comunidade acadêmica, Vale e demais setores da sociedade.

Foi mais um momento de discussão sobre o desenvolvimento sustentável de Itabira por meio da educação superior, com estímulo ao empreendedorismo de base tecnológica. Partindo do pressuposto, no entanto, de que a educação superior de qualidade não pode prescindir das etapas anteriores, houve momentos de discussão dedicados à educação infantil e ensinos fundamental e médio.

Profissionais de todo o país e da região de Itabira apresentaram casos de sucesso na introdução de programas de fortalecimento da educação e do desenvolvimento de ecossistema de inovação.
Gerente de Educação e Cultura da Fundação Vale, Fernanda Fingerl, por meio da palestra “Atuação da Fundação Vale na Educação Básica”, apresentou os projetos da área educacional desenvolvidos pela Vale nos territórios onde a empresa mantém suas operações. “O objetivo é contribuir para o desenvolvimento dos territórios nos quais a empresa atua através de projetos que garantam o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões, ou seja, intelectual, física, emocional, social e cultural”, explicou.

O fórum “Itabira Sustentável – Educação e Inovação como caminho para a diversificação econômica” é mais uma das ações do GT de Itabira, liderado pela Prefeitura e integrado pela Vale, Câmara dos Vereadores, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) e por instituições de ensino superior.

Diversificação econômica

O intuito da parceria entre Vale, Prefeitura e Unifei formalizada na terça-feira é apoiar Itabira a se tornar um polo de educação e inovação referência no Estado e contribuir para reduzir a dependência econômica do município com a mineração. “O investimento visa fortalecer as áreas de tecnologia, inovação e educação em Itabira, caminhos definidos dentro do Grupo de Trabalho montado para discutir alternativas de diversificação econômica para a cidade”, esclareceu o diretor regional de sustentabilidade da Vale, Sergio Leite.