Com profundo pesar, a Fundação Dom Cabral (FDC) e a Fundação José Fernandes de Araújo (FJFA) informaram o falecimento de um dos seus fundadores e patrono, o Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo.

Com uma vida dedicada extensivamente à educação, Dom Serafim foi, ao lado do Professor Emerson de Almeida, responsável pela criação da FDC em 1976. Durante mais de 40 anos, Dom Serafim foi presença fundamental em todos os momentos importantes da escola de negócios, orientando decisões e, à luz de sua sabedoria e generosidade, apontando caminhos a serem trilhados. A Comunidade das duas instituições lamentam profundamente a perda do exemplo de integridade, dignidade e generosidade para todos os brasileiros.

Nascido em 13 de agosto de 1924, Dom Serafim construiu uma trajetória de defesa e valorização da educação como principal aliada para a redução da pobreza e das desigualdades sociais. Presidiu o Conselho Curador da Fundação Dom Cabral, órgão máximo da instituição, até 2015, quando passou a ser o Patrono da escola. Em 1980, Dom Serafim criou a Fundação José Fernandes de Araújo (FJFA), com o objetivo de conceder bolsas de estudos a alunos de baixa renda de instituições de ensino superior. Presidiu a instituição desde a sua fundação até 2017, quando convidou o professor Emerson de Almeida a assumir a presidência.

Foi reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-Minas entre os anos 1960 a 1981. Participou também ativamente do Conselho Federal de Educação, atuando como presidente da Câmara de Ensino Superior. Autor do livro “Na palma da mão de Deus”, Dom Serafim relatou a sua experiência no âmbito da educação brasileira. Foi sagrado bispo em 1959, com apenas 34 anos – tendo sido o Bispo mais jovem do Brasil. Participou do Concílio Vaticano II, de 1962 a 1965. Em 2004, Dom Serafim passou a ocupar o cargo de arcebispo emérito da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Atualmente, além de Patrono da FDC, Dom Serafim era o presidente honorário da Fundação José Fernandes de Araújo, exercendo o seu propósito de vida a favor da inclusão social, da construção da cidadania e de uma vida digna, por meio da educação.

Ele foi velado no velório Fundador e Patrono da FDC, Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo,no dia 08 de outubro, com celebração de missa no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua Nossa Senhora da Boa Viagem. O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo celebrou a missa, nesta quinta-feira, dia 10/10 às 17h, que antecedeu o sepultamento de Dom Serafim, que foi no mesmo local.