A Helibras acaba de entregar mais um helicóptero Fennec (AS550A2) modernizado para a Aviação do Exército (AvEx).

O helicóptero, versão militar do Esquilo, tem como sua base o 1º Batalhão de Aviação do Exército e é a terceira aeronave entregue, de um total de cinco programadas para 2019. O contrato, assinado com o Exército Brasileiro, prevê a modernização de 36 unidades do Fennec.

 O processo de modernização, realizado pela Helibras – a única fabricante de helicópteros de turbina da América Latina, acrescenta ao helicóptero equipamentos de última geração e repotencializa a aeronave para mais um ciclo de vida estimado em 25 anos. O programa conta com a participação de engenheiros e pilotos de ensaio do Aviação do Exército. Mecânicos, Aviônicos e Gerentes Logísticos da Aviação do Exército foram treinados na aeronave modernizada, incluindo a realização de “on the job training”.

As principais modificações do Fennec modernizado são: Sistema Glass Cockipt, novos rádios NAV-COM digitais, piloto automático de dois eixos, GPS, sistema de backup digital, bancos piloto e copiloto com absorção de energia e ajuste de altura, novos braços de armamento, entre outros.

Sobre a Helibras
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros, subsidiária da Airbus, líder mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Em seus 41 anos de atividades, a Helibras já entregou cerca de 800 helicópteros no país. É líder do mercado brasileiro com participação de 50% na frota de helicópteros a turbina, além de manter instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Atibaia e Brasília. Sua fábrica, que emprega cerca de 500 profissionais, produz as aeronaves H125 – Esquilo e H225/H225M, além de executar modernizações de aeronaves. A empresa também customiza diversos modelos que atendem os segmentos civil e militar. Em 2018, a Helibras registrou faturamento total de R$ 567 milhões. 

Sobre a Airbus
A Airbus é líder global em aeronáutica, espaço e serviços relacionados. Em 2018, gerou receitas de €64 bilhões e empregou cerca de 134 mil profissionais. A empresa oferece a gama mais abrangente de aviões de passageiros e é líder europeia no fornecimento de aviões-tanque, de combate, transporte e missões, bem como uma das principais empresas espaciais do mundo. No segmento de helicópteros, a empresa fornece as soluções civis e militares mais eficientes do mundo.