Já estão confirmados os nomes dos chefs que participam do 1º Festival Gastronômico de Paraty, que será realizado entre 24 e 27 de outubro. São mais de 20 profissionais que serão responsáveis pelas tradicionais degustações, aulas-shows, palestras e debates.

Cada ano, um tema é eleito como fio condutor entre os diferentes restaurantes e chefs. Neste ano, são as PANCS (Plantas Alimentícias Não-Convencionais), e o resgate de técnicas tradicionais, os ingredientes ganham destaque, com a curadoria de Jorge Ferreira, especialista em agroecologia e ecogastronomia.

Jorge Ferreira

Nosso curador, já reconhecido na cena gastronômica e procurado por grandes nomes da gastronomia, dado o valor do seu trabalho de pesquisa sobre PANCS e Cogumelos nativos da Mata Atlântica. Filho de agricultores, botânico e naturalista, foi criado em Paraty e sempre trabalhou priorizando a sustentabilidade e a relação harmoniosa com a natureza. Com forte experiência em planejamento, implantação e manejo agroflorestal, Jorge estuda há mais de 10 anos botânica prática, taxonomia, pesquisa de plantas nativas, frutíferas e plantas alimentícias não-convencionais com foco na gastronomia.

Bel Coelho

Premiada chef do Clandestino e apresentadora do Receita de Viagem (TLC Discovery), Bel descobriu cedo sua vocação. De uma família de apreciadores da gastronomia, tem em sua memória afetiva uma forte ligação com a cozinha e com seus sabores. Formada pelo Culinary Institute of America (CIA), trabalhou com grandes chefs em alguns dos mais importantes restaurantes do mundo, como o El Celler de Can Roca. É defensora da agroecologia e de cadeias socialmente e ecologicamente “limpas”, justas e sustentáveis e prioriza o uso de ingredientes orgânicos, naturais, nativos brasileiros e sazonais.

Rafa Bocaina

Formado em hotelaria e gastronomia pelo SENAC de Campos do Jordão, cozinheiro com passagens por importantes cozinhas como as do D.O.M e Mugaritz, ele foi palestrante no palco principal no Madrid Fusión edição 2013, e atua como professor em diversas entidades. Ele optou por viver em uma pequena fazenda em Silveiras (SP), onde cria porcos crioulos a pasto, e se dedica a charcutaria artesanal e ao resgate e disseminação dos saberes caipiras do Vale do Paraíba.

Raul Godoy

Conhecido por sua cozinha sustentável de valorização e uso integral dos ingredientes, o chef Raul Godoy acumula 13 anos de experiência profissional. Com passagens em restaurantes premiados como Tordesilhas, Arturito, Casa Malevo (Londres), foi chef executivo do Riviera bar e Bio Restaurante.

Cesar Costa

A experiência de trabalhar em restaurantes de diferentes países despertou em Cesar Costa o interesse pela gastronomia sustentável.  Dos 19 aos 25, passou por casas renomadas na Europa e nos EUA. De volta ao Brasil, aos 27 anos, o jovem chef sentiu a necessidade de aplicar tudo que aprendeu e começou a estudar como poderia implementar um modelo de negócio totalmente verde. Assim nasceu o Corrutela, restaurante localizado na Vila Madalena, em São Paulo, que preza pela cartilha do ecologicamente correto e trabalha em parceria com produtores locais.

Ana Bueno

Paratiense de coração e afinada com as raízes e tradições da cidade histórica, descobriu seu potencial na culinária quando, aos 17 anos, saiu de sua terra natal, São José dos Campos (SP), para morar em Trindade (SP) no final dos anos 80, início dos 90. A vida por lá era tão simples que nem tinha luz elétrica, e foi assim que Ana Bueno deixou a cozinha entrar em sua vida.

Ela também criou o programa Escola de Comer, em Paraty, que reúne voluntários em um grande esforço para garantir merenda de qualidade para os alunos da rede pública do município, além de ter no Banana da Terra a identidade da culinária paratiense sofisticada.

Conceição Trucom

Graduada em química pela UFRJ, trabalhou por 24 anos com atividades de pesquisa e desenvolvimento em projetos de ciência aplicada na química orgânica, inorgânica e bioquímica. Cientista e estudiosa, participa de cursos, vivências e formação em dinâmicas de alimentação, desde as mais milenares até as mais modernas, como também técnicas de meditação e os estudos da mente. A integração desta diversificada formação, tornou possível o seu trabalho com a divulgação de propostas alimentares.

Ana Ribeiro

Ana Ribeiro é natural da pequena cidade de Araçuaí, em Minas Gerais, antiga região do Vale do Jequitinhonha. Sua experiência na cozinha começou cedo, ajudando sua mãe em casa de família, mas Ana tinha a determinação de ir para o Rio de Janeiro, onde se estabeleceu e se tornou uma reconhecida chef de cozinha. O talento e a experiência de Ana lhe asseguraram o posto de Sous Chef, no Le Saint Honoré, restaurante do antigo Hotel Le Meridien.

O Festival ainda conta com nomes como Dario Vianna, Alain Uzan, Kaan Zeren, Marcos Braga, Bernardo Arthuzo, Aline Petrilli, Miro Pontes, Dani Lieuthier, Ricardo Rocha, Mariana Massena, Lucas Rotta, Paula Santos Ribeiro, Daniel Fiker, Caio Bonneau, José Ferreira, Alice Worcman, Daniel Gabrielli, Celso Merola, e Daniele Sanfins.

 

Serviço:

1º FESTIVAL GASTRONÔMICO DE PARATY

DE 24 A 27 de Outubro 2019

Centro: Praça da Matriz

Casa da Cultura de Paraty

Cinema da Praça

MAR – Mercado das Artes – Praça da Bandeira

Programação completa em:

www.festivalgastronomicodeparaty.com