Congresso nacional “Construindo Um Novo Brasil” é uma realização conjunta da ADCE Uniapac Brasil e FIEMG

Nos dias 26 e 27 de setembro, Belo Horizonte vai sediar o Congresso Nacional da ADCE (Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa) e Uniapac (União Internacional de Dirigentes Cristãos de Empresa) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). O encontro, com o tema “Construindo Um Novo Brasil”, será realizado no Auditório da FIEMG (Av. do Contorno, 4456 – 4º andar – Funcionários, Belo Horizonte) com solenidade de abertura às 14 horas do dia 26 de setembro.

O evento vai reunir líderes e influenciadores nos setores empresarial, acadêmico, governamental, jurídico, social e ambiental do Brasil para gerar debates sobre os atuais problemas econômicos e sociais do país, que clamam por mudanças, especialmente quanto a postura ética e o resgate de valores como princípio das decisões e ações. No congresso, serão debatidos temas importantes com o objetivo de unir ideias e esforços na busca da construção e promoção do bem comum, com cinco eixos norteadores: o “Ser Humano”, nas dimensões da ética, dignidade, cidadania, família e espiritualidade; o “Trabalho”, compreendendo o futuro do trabalho, a vocação do líder  empresarial e a subsidiariedade; a “Empresa”, na relação econômica e social com seus stakeholders, o bem comum, compliance, tecnologia, empresa 4.0 e o meio ambiente; o “Empreendedorismo”, nas dimensões da inovação, liderança, motivação, sustentabilidade financeira e ação transformadora do empreender e a “Sociedade”, compreendendo educação, política, economia, a justiça, segurança, cultura e valores.

“Será um encontro multidisciplinar, com painéis que vão provocar a reflexão, a troca de conhecimento, o diálogo e o estímulo às novas práticas a favor do desenvolvimento econômico e social do nosso país”, explica o presidente da ADCE Uniapac Brasil, Sérgio Cavalieri. “Esperamos contribuições efetivas que levem à construção de um novo Brasil, formado por uma sociedade mais ética e democrática, que valorize a livre iniciativa e o trabalho, a geração sustentável de riqueza e a sua justa distribuição, o que resulta no desenvolvimento humano integral com harmonia e paz”, afirma Cavalieri.

“O Congresso debate temas importantes para a indústria. A relação ética e democrática do setor com a sociedade é um dos pilares de atuação da nossa entidade”, revela o presidente da Federação, Flávio Roscoe. Ele afirma que o compartilhamento de ideias, objetivos e metas conduz a FIEMG uma gestão efetivamente solidária, comprometida com os reais interesses da indústria e de Minas Gerais.

O evento é direcionado para empresários, executivos, empreendedores, representantes de governos, políticos, líderes das áreas de recursos humanos, sustentabilidade, finanças e compliance. Acadêmicos, lideranças de entidades do terceiro setor, representantes de igrejas cristãs e entidades representativas de setores produtivos da sociedade também deverão participar.

Programação

No dia 26 de setembro, quinta-feira, será realizada a solenidade de abertura, com as presenças do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, e do presidente da ADCE Uniapac Brasil, Sérgio Cavalieri. Durante os dois dias de evento, serão apresentados cinco painéis e uma palestra magna.

O primeiro painel inicia os debates com o tema “Ética Empresarial: Liderança e a Cultura da Integridade”, que será apresentado pelo presidente da Fundação Dom Cabral (FDC), Antonio Batista, pelo gerente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Fabio Guido e pelo presidente da Cedro Têxtil, Marco Antônio Branquinho Junior. A mediação será do presidente da ADCE Uniapac Brasil, Sérgio Cavalieri.

O segundo painel do dia vai debater “Empreendedorismo, Novas Tecnologias e o Futuro do Trabalho”, com as palestras da diretora executiva de RH do Bradesco, Glaucimar Peticov, do presidente da Grow Mobility, Marcelo Loureiro, do presidente do Grupo Energisa, Ricardo Perez Botelho e da diretora de Pessoas, Comunicação, Investimento Sociail e Inovação da Arcelor Mittal Aços Longos, Paula Harraca. A mediação será da presidente ADCE Sorocaba (SP), Regina Carvajal.

Na sexta-feira, dia 27, o evento retoma os debates com o tema “Valores e o Papel das Pessoas para um País em Transformação”. Os palestrantes serão a secretária Nacional da Família do Ministério da Mulher, Ângela Martins Gandra, da professora e pesquisadora da FGV, Carmen Migueles e do arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo. O mediador será o presidente da ADCE Minas Gerais, Sérgio Frade.

Na sequência, os debates abordam o tema “Desafios e Oportunidades de Empreender com Sustentabilidade”, com palestras do diretor industrial e técnico da Cenibra, Júlio César Tôrres Ribeiro, da diretora do Instituto Capitalismo Consciente, Daniela Garcia, e do diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick Lourenço de Lima. A mediação será do presidente do jornal Diário do Comércio, Luiz Carlos Motta Costa.

A discussão, em seguida, chega ao tema “Sociedade 5.0 – Sustentabilidade, inclusão e o Poder das Pessoas”.  As palestras serão com a diretora técnica da FDG, professora Maria Helena Godoy, com o vice-presidente da FIEMG, Teodomiro Diniz, e Rafael Menin Teixeira de Souza, presidente da MRV Engenharia e Participações. A mediação será da presidente da ADCE São Paulo, Gigi Cavalieri.

O seminário, no encerramento, terá palestra magna do colunista da BandNews, professor e difusor de conceitos e atividades ligadas a inovação, Gil Giardelli, que vai falar sobre a nova era para os negócios e para o Brasil: “Inovação, Empresas 4.0 e Sustentabilidade.

As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site da Sympla no endereço: https://www.sympla.com.br/congresso-nacional-adce—fiemg-2019—-construindo-um-novo-brasil__607568) – com taxa de R$ 330, que inclui material do congresso, coffee break e almoço. A programação completa e demais informações do Congresso estão no endereço; http://www.adcemg.org.br/construindoumnovobrasil/

Serviço

Congresso Nacional ADCE Uniapac Brasil e FIEMG

Tema: “Construindo um Novo Brasil”

Data: 26 e 27 de setembro de 2019

Local: Auditório da FIEMG – Av. do Contorno, 4456 – 4º andar – Funcionários, Belo Horizonte

Horário: Dia 26, quinta-feira, das 14h às 18h

Dia 27, sexta-feira, das 9h às 18h

Informações: www.adcemg.org.br

ADCE Uniapac Brasil

A ADCE Uniapac Brasil foi fundada em São Paulo em 1961, inspirada pelo movimento da Uniapac Internacional iniciado na Bélgica em 1931. A entidade se espalhou rapidamente pelo Brasil, reunindo atualmente mais de 40 mil líderes empresariais de 45 países, com o objetivo comum de administrar empresas baseadas em valores cristãos, para o adequado equilíbrio entre o lucro e o desenvolvimento humano integral, fomentando uma economia humanizada, mais justa e fraterna.

FIEMG

A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), fundada em 1933, promove permanentemente o debate sobre grandes temas nacionais, com ênfase naqueles que têm impacto na indústria e nas economias mineira e brasileira. A entidade realiza a defesa de interesses da indústria mineira em consonância com os interesses da sociedade.