Única mineira entre as 25 empresas incluídas na lista divulgada ontem (09/09), pelo Mapa, poderá vender carnes de frango para o país asiático.

Pif Paf Alimentos conquista habilitação para exportar para a China
Única mineira entre as 25 empresas incluídas na lista divulgada ontem (09/09), pelo Mapa, poderá vender carnes de frango para o país asiático.

A Pif Paf Alimentos acaba de conquistar a habilitação para exportar para a China. A unidade de Visconde do Rio Branco (MG) está na lista de 25 plantas frigoríficas brasileiras que poderão vender carnes para o mercado chinês, conforme divulgação realizada ontem (09/09), pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A empresa é a única mineira aprovada e cumpriu todas as exigências necessárias para embarcar cortes de frangos para o país asiático.

A conquista é motivo de muita comemoração para a Pif Paf, que buscava essa abertura desde 2012, quando a planta recebeu a visita das autoridades sanitárias chinesas. “É uma vitória muito importante, fruto do trabalho de todos da empresa e da melhoria contínua dos nossos processos e produtos. E é uma grande oportunidade para alavancar as exportações, o que vem ao encontro dos nossos planos de crescimento para os próximos anos”, destaca o presidente do Conselho Administrativo, Luiz Carlos Mendes Costa.

Ele lembra que, em maio, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, acompanhada por uma comitiva formada por representantes de empresas e associações, viajou para a China e outros países asiáticos, com o objetivo de alavancar a venda dos produtos agropecuários brasileiros. Para ampliar os esforços pela habilitação, a Pif Paf Alimentos marcou presença na missão, representada pelo gerente geral de Relações Institucionais, Cláudio Almeida Faria. Foi a terceira visita do dirigente da companhia mineira ao país nos últimos três anos.

A China é, hoje, o principal importador de carnes de frangos do Brasil. De janeiro a julho deste ano, comprou 13% do volume e 17% da receita total. Além de abrir as portas desse mercado e ampliar as possibilidades de atuação na Ásia, a habilitação conquistada é mais um reconhecimento da qualidade e da confiabilidade das fábricas da empresa mineira. Em 2019, a Pif Paf já obteve habilitações para o México e o Canadá. Atualmente exporta para mais de 20 países.

De acordo com o Mapa, dos novos estabelecimentos aprovados para exportar carnes para a China, 17 são de bovinos, seis de frangos, um de suínos e um de asininos. Esse grupo de 25 plantas corresponde a um incremento de 39% no número de estabelecimentos habilitados a embarcar carnes para o mercado chinês e representa a maior habilitação da história para o setor. As empresas aprovadas já podem iniciar as exportações imediatamente, ainda segundo o Ministério.


Sobre a Pif Paf Alimentos
Com sede corporativa em Belo Horizonte, a Pif Paf Alimentos, maior indústria frigorífica mineira, atua nas cadeias da produção verticalizada de aves e suínos. Possui 10 unidades industriais, dedicadas à produção, abate e processamento de 73 milhões de frangos e mais de 520 mil suínos por ano. Seu mix contempla mais de 400 itens, entre carnes, pescados, embutidos, massas, pratos prontos, pães de queijo, salgados e outros. A empresa emprega, diretamente, cerca de 7,5 mil pessoas e possui 90 mil clientes. Está presente em mais de 20 países, com destaque para Japão, Canadá, Hong Kong, Cingapura, Rússia e Argentina.