Profissionais do setor financeiro se reúnem para discutir suas experiências profissionais e pontos relevantes da economia brasileira

A convidada para o primeiro Encontro de Finanças do segundo semestre foi a CFO da Anglo American, Ana Sanches, que compartilhou suas experiências profissionais e empresariais na gestão de finanças. Encontro ocorreu na noite do dia 20 de agosto em Belo Horizonte.

Em sua apresentação, Ana Sanches detalhou as operações da Anglo American no mundo e no Brasil onde opera na rota Minas-Rio, com minério de ferro, e com níquel, nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, no estado de Goiás. Destacou a importância da área financeira conhecer e se envolver no processo operacional. Segundo Sanches para muitos é uma surpresa ver a CFO de madrugada, na troca de turno, conversando com os colaboradores sobre processos. “Precisamos conhecer os detalhes da operação para poder oferecer suporte. Não basta ler relatórios, muitos deles desnecessários. O importante é entender o que os dados significam e agir”, ponderou Sanches.

Em sua opinião, a gestão de finanças será cada vez mais desafiadora, e a tecnologia mais presente. “A gestão financeira das empresas no Brasil foca em eficiência e produtividade, impulsionadas pela implementação de um modelo operacional eficiente, planejamento, controle de custos e correção mensal do orçamento, sem esquecer de conduzir a inovação tecnológica nos processos, devem ser prioridade na gestão”, ressaltou Sanches.

Além de participar do comitê global de inovação em finanças, Ana também está fortemente engajada em um grupo de trabalho que vem discutindo a equidade de gênero nas suas unidades em todo o mundo. A ideia é focar, inicialmente, em propostas de mudanças que levem à equidade de oportunidades e de reconhecimento entre homens e mulheres. Ana Cristina Sanches Noronha é graduada em Contabilidade e Economia pela UFMG, com MBA em Finanças na Harvard Business School e Columbia University. Antes da Anglo American atuou em empresas como Arthur Andersen e Deloitte. A sede mundial da empresa está localizada no Reino Unido e no Brasil a sede corporativa é em Belo Horizonte.

O diretor do IBEF-MG, Júlio Damião, que conduziu o primeiro encontro destacou que a série de Encontro de Finanças da entidade, tem o objetivo de buscar o desenvolvimento dos associados, executivos de finanças, através do intercâmbio de ideias e experiências, cultivando os princípios da boa ética profissional, social e empresarial.

Os próximos eventos já estão programados. No dia 17 de setembro de 2019, o vice-presidente de Finanças e Relação com Investidores da Usiminas, Alberto Ono vai apresentar o Case Empresarial: Recuperação Econômica Financeira da Usiminas. Na semana seguinte, dia 24 de setembro de 2019, o convidado será o CFO da Valloures, Rogério Perillo vai falar sobre suas experiências e ideias na gestão de empresas multinacionais.

Assista o vídeo com a íntegra do evento.

Fotos: Wagner Costa