Com modalidade, consumidor tem mais opções de parcelamento e lojista recebe valor de forma antecipada, em até cinco dias

O crediário no cartão de crédito é a nova opção de financiamento oferecida pelas empresas de meios eletrônicos de pagamento, que permite parcelamentos mais longos ao consumidor e, ao mesmo tempo, faz o repasse do valor da venda ao lojista em até cinco dias. Um grupo de trabalho formado na Abecs, associação que representa o setor, realizou a padronização operacional da nova modalidade, que permite ao cliente simular a transação na própria máquina de cartão antes de contratar.

Com a padronização, os diferentes terminais apresentam as mesmas etapas e mensagens sobre o processo de parcelamento, facilitando a utilização pelo consumidor e pelo lojista. Na simulação, o usuário visualiza as informações das opções de parcelamento oferecidas pelo emissor do seu cartão, como a quantidade e o valor das parcelas, a taxa de juros e o custo efetivo total (CET) do financiamento.

Prazos mais longos

O emissor do cartão deve apresentar ao cliente até três opções de parcelamento, bem como os custos envolvidos na operação. Essas informações são definidas de acordo com a estratégia comercial de cada empresa, além do perfil de risco e relacionamento do cliente. Após escolher a opção que melhor se encaixa em seu orçamento, o consumidor digita a senha e conclui a transação.

As parcelas do crediário são lançadas nas próximas faturas, conforme a opção contratada. A concessão dessa modalidade está atrelada ao limite de crédito do cartão, que é reestabelecido à medida que as prestações do crediário são quitadas.

Pagamento antecipado ao lojista

Embora seja uma compra parcelada, com o crediário a loja recebe o valor da venda de forma antecipada, em até cinco dias. Essa alternativa reduz custos e amplia a competitividade do varejista, especialmente do pequeno estabelecimento comercial, que geralmente não conta com capital de giro para financiar suas vendas.

Uma vez que a loja recebe à vista, o consumidor pode ser beneficiado com descontos em relação ao preço a prazo. A prática é válida desde junho de 2017, a partir da edição da Lei 13.455, que autoriza o comércio a cobrar preços diferentes pelo mesmo produto ou serviço em função da forma de pagamento (à vista ou parcelado).

Campanha

Para divulgar as principais características e funcionamento do novo crediário, a Abecs acaba de lançar uma campanha em formato de videoaulas. A princípio, a ação conta com dois vídeos, veiculados na internet, um voltado para os consumidores e outro dedicado a explicar a novidade aos estabelecimentos comerciais. Ambas as peças estão disponíveis no canal da Abecs no YouTube: www.youtube.com/abecsdicas.