*

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Os volumes 4 e 5 da coleção Fartura – Expedição Brasil Gastronômico são finalistas do Gourmand World Cookbook Awards, maior premiação internacional de livros de gastronomia

Uma viagem desafiadora pelo país para registrar a diversidade dos nossos ingredientes, descrever a dedicação de produtores e mostrar exemplos de convivência harmoniosa entre ser humano e natureza é o que permeia a coleção Expedição Brasil Gastronômico, que encerra com os volumes 4 e 5 a jornada que desbravou as riquezas gastronômicas de todo o país.


O projeto, pioneiro ao formar uma equipe para viajar pelo território brasileiro para identificar os biomas brasileiros, foi concebido pelo empresário Rodrigo Ferraz. Em 2014, a expedição passou a ser comandada pelo pesquisador Rusty Marcellini e a se chamar Expedição Fartura Gastronomia, fazendo parte do projeto Fartura, cujo nome é uma referência à diversidade e às riquezas culinárias de nosso país.

Finalistas do Gourmand World Cookbook Awards 2018, maior premiação internacional de livros de gastronomia, os livros Fartura – Expedição Brasil Gastronômico volume 4 e Fartura – Expedição Brasil Gastronômico volume 5 contam a história da gastronomia brasileira através de ingredientes, fotos e receitas, dos estados do Acre, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Toda coleção Fartura – Expedição Brasil Gastronômico também foi lançada em edições digitais. São 27 títulos contemplando todos os estados brasileiros e o Distrito Federal.

Sobre os livros
O quarto volume da série de viagens pelo país,

Fartura – Expedição Brasil Gastronômico volume 4, proporciona uma viagem gastronômica por Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí e Sergipe. A obra se aprofunda em ingredientes já conhecidos, como o Pequi, o Tucunaré e a Pamonha, e apresenta o leitor a uma infinidade de outros, como o Palmito Gueroba, o Chambaril e o Aviú, que completam essa rica experiência.
O autor ressalta que “A obra é única em mostrar toda a cadeia produtiva: produto, produtor, mercados, feiras e, por fim, os chefs de cozinha, que conferem novos significados a esses alimentos e os fazem chegar valorizados às mesas, o que se traduz, também, em uma vida mais digna no campo”.


 

No quinto e último livro da série, Fartura – Expedição Brasil Gastronômico volume 5, o pesquisador revela o que encontrou em três meses e milhares de quilômetros rodados no Acre, Rondônia, Paraíba, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, sempre com o objetivo de promover e desenvolver a gastronomia nacional, reunindo e integrando produtos, produtores, chefs, indústrias, mercados e apreciadores da boa mesa.
Bode no Buraco, Puchero Pantaneiro e Quibe de Arroz são apenas alguns exemplos das deliciosas receitas deste volume, que, assim como os ingredientes e produtores, também são catalogados. “Todo o conteúdo coletado nas viagens serve como base para a realização de eventos como o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, Festivais Fartura BH, São Paulo, Fortaleza e Porto Alegre”, finaliza Rusty Marcellini.

Ficha Técnica

Fartura – Expedição Brasil Gastronômico volume 4
Autor: Rusty Marcellini e Rodrigo Ferraz
Categorias: Catálogo Geral, Gastronomia, Série Arte Culinária Especial, Títulos
Formato: 225 x 298
Número de páginas: 320
ISBN: 978-85-06-08311-6
Preço: R$ 150,00

Fartura – Expedição Brasil Gastronômico volume 5
Autor: Rusty Marcellini e Rodrigo Ferraz
Formato: 225 x 298
Número de páginas: 272
ISBN: 9788506083109
Preço: R$ 150,00
 
Autores:
Rusty Marcellini
Rusty é apresentador do programa CBN SABORES BH, coordenador da EXPEDIÇÃO BRASIL GASTRONÔMICO, e curador do FESTIVAL DE GASTRONOMIA DE TIRADENTES. Foi o diretor e apresentador do programa TRILHAS DO SABOR, exibido por três anos na Rede Minas de Televisão. Formado em cinema e roteiro, trabalhou como cozinheiro e consultor gastronômico em restaurantes de Belo Horizonte, São Paulo, e E.U.A. Já foi colunista de gastronomia dos jornais Hoje em Dia e O Tempo, ambos de Belo Horizonte, e colaborador do jornal O Estado de São Paulo. É autor e fotógrafo da série de livros "Caminhos do Sabor" (ed. Autêntica) e do livro "Das Tranças de Maria ao Maria das Tranças". Realizou o curta "Um Armazém das Antigas", sobre a Mercearia Paraopeba, em Itabirito, que já foi visto por quase 200 mil pessoas no Youtube. Foi o responsável pela pesquisa e colaborador do roteiro do filme O Mineiro e o Queijo. Rusty Marcellini palestrou em eventos como o Fórum Mundial do Turismo, a Feira Nacional de Turismo Rural, Paladar – Cozinha do Brasil, e Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes.
 
Rodrigo Ferraz
Organizador e responsável pelo Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, um dos principais eventos de culinária brasileira que ocorre há 17 anos. O Festival atraiu um público de 250 mil pessoas para a cidade neste período, 600 chefs de mais de 15 países e ajudou Tiradentes a crescer 300% na área de serviços nos últimos 10 anos. Atualmente, o setor de gastronomia e turismo representa 50% do PIB da cidade. Advogado e administrador de empresas formado pela Milton Campos e FUMEC, têm especialização em administração financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Proprietário da Choperia Albanos e do restaurante Haus Muchen, participa de várias organizações empresariais como o YPO Brasil – Capítulo Belo Horizonte, LIDE – Minas Gerais e Novos Líderes Brasil.