Verão, com as suas altas temperaturas, pede vinho refrescante, e mais refrescante é o branco. Logo, é o vinho indicado, não apenas para o verão, senão, também, para as demais estações do ano.
 
Afinal, sendo o Brasil amplamente tropical, seria absolutamente natural beber vinho branco, ao menos, em idêntica proporção ao que se bebe de tinto – que, continua tendo, na média, 80% da preferência nacional. Preferência, aliás, sempre auspiciosa, mas, que, não oculta o preconceito existente em relação ao vinho branco. 
 
Esse preconceito pode ser explicado sob variadas óticas: resultado do caldo de cultura que remonta o início, por aqui, do hábito de beber vinho, e o branco, à época, majoritariamente ruim; pouca e rarefeita divulgação; limitada oferta de grandes vinhos brancos; maiores e mais difundidos benefícios do vinho tinto para a saúde, entre outras.
 
A superação desses certos “entraves” e resquícios concorrerão, certamente, para um mais amplo conhecimento das virtudes desse vinho, sempre encantador, seja em recepções, coquetéis, à beira da piscina, na praia, e a qualquer hora, como aperitivo.
 
Versátil, e de estilos e tipos os mais variados, o vinho branco é polivalente na harmonização com a comida.
 
Aquele com tipo leve, seco e acidez vivaz estimula o apetite e acompanha, além de peixe, ostras, camarões, entradas, sopas, carnes brancas, aves, comida oriental, sushi, sashimi, massas ao pêsto e queijos de cabra.
 
São desse tipo, Sauvignon Blanc, Riesling, Chardonnay, Pinot Grigio, e muitas outras.
 
O branco encorpado – neste, a acidez, é menor -, é companhia para as comidas suntuosas e aquelas que levam teores elevados de manteiga, e, em geral, possui teor alcoólico mais alto.   
 
Chardonnay (com passagem por madeira), Sèmmillon, Viognier, Sauvignon Blanc e outras, são do tipo.
 
Embora seja corriqueiro cercar as indefectíveis tábuas de queijos com o tinto, a versatilidade do branco torna-o par da maioria dos queijos.
 
Enfim, o vinho branco é puro prazer. Exatamente o que o amante do vinho busca em toda a garrafa que abre, seja branco, tinto ou rosado. No verão, contudo, ele, o branco, merece a primazia, a qualquer hora.
 
VALLE DEL UCO
 
Esse frio Vale, nas paisagens mendocinas, que tem atraído investidores de todos os naipes para a sua crescente viticultura, conta, entre esses, o empresário, Marcus Nogueira, da Capital Mineira.
 
A propósito de falar de sua participação ali e para degustarmos o primeiro vinho da sua produção, ele reuniu um grupo de amigos e amantes de vinho em sua casa do Retiro do Chalé.
O vinho – Malbec, naturalmente, degustado lado a outros quatro, obteve notas e elogios dos presentes.
 
Marcus anunciou para, proximamente, o lançamento da segunda safra.
 
ANIVERSÁRIO
 
Celebrando o seu aniversário, o empresário, Eugênio Gazzineli e a sua Viviane, acompanhados das filhas, recepcionaram, dias atrás, em local badalado, dezenas de convidados. O evento teve início ao meio dia do sábado e se estendeu pela noite com o vinho circulando regiamente.
 
Entre os presentes, Júlio Laender, José Antônio de Miranda, Márcio Rabelo, Adriana Raton, Cássio Almeida, Eder Batista, Tito Roquete, Cláudia Gazzineli, Liana Fernandes, Nilton Miranda e esposa, Luciano Caiafa e esposa, Luiz Fernando Machado.
 
REVEILLON
 
Muito elogiado o Reveillon do Restaurante Topo do Mundo (agora, instalado na Torre Altavila).
Com um dos mais lindos cenários de toda a região próxima a Belo Horizonte, o Topo do Mundo ficou inteiramente tomado por um público das mais variadas faixas etárias que, com o requinte do ambiente, a animação da banda, e o cardápio, elaborado pela nova chef da casa, Ana Gabriela, esbaldou-se até às primeiras horas do dia 1º.
  
Segundo os proprietários do Topo do Mundo, Ludmila e Rogério Tamietti, o propósito é fazer, a cada ano, um reiveillon que se coloque entre os melhores da Capital e entorno.
 
VINHOS COM DESCONTOS NOS RESTAURANTES
 
O Guia de Vinhos com Descontos em Restaurantes de Belo Horizonte, lançamento da Wine Center D.O.C, vem atraindo dezenas de restaurantes da Capital, empenhados no incremento de vendas dos vinhos de suas cartas às mesas. 
 
O lançamento deverá ocorrer em breve, segundo a Wine. Aguardamos.
 
Tim, tim.
 
* Por  Inimá Souza    
Inima.souza@gmail.com