Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Levantamento do Sebrae Minas mostra ainda aumento da procura por informações antes da abertura do negócio

Cafeteria, restaurante, confeitaria, pet shop, lojas de roupas, supermercados, construtora e fábricas de pão de queijo, alimentos congelados e produtos de limpeza, foram os ramos de negócios que os empreendedores mineiros mais buscaram informações em 2018.  O levantamento foi feito a partir dos acessos às cartilhas e manuais do Sebrae sobre informações de abertura de empresas em diferentes segmentos.

O estudo mostra ainda que houve aumento de 20% no número de download das publicações de um ano para o outro. Foram 24 mil acessos em 2018, contra 20 mil acessos no ano anterior. “A cada ano notamos que os empreendedores estão se preocupando mais em conhecer sobre a atividade e pesquisar o mercado antes de abrir uma empresa”, justifica a analista do Sebrae Minas Joseana Tavares.

Em 2018, cafeteria continuou sendo a atividade que os empreendedores mais buscaram informações, assim como em 2017.  Além disso, aumentou o interesse sobre os ramos de confeitaria e supermercado/mercearia. Outras atividades que não estavam entre as mais procuradas em 2017, mas que se destacaram no ano passado foram: fábrica de pão de queijo, construtora e fábrica de produtos de limpeza.

Download gratuito

No site do Sebrae Minas (www.sebrae.com.br/minasgerais ) estão disponíveis para  download gratuito, cartilhas e manuais sobre diversas atividades de negócio. Uma delas é a coletânea Ponto de Partida, formada por mais de 250 cartilhas. O conteúdo inclui informações sobre legislação, funcionamento da empresa, equipamentos, instituições ligadas à atividade escolhida, sugestão para leitura e vídeos. Além disso, estão disponíveis para baixar manuais Como Montar (Como montar um comércio, Como montar uma empresa de serviço e Como montar uma indústria).

“Nas publicações, os interessados poderão encontrar informações setoriais, aspectos legais para formalização, dicas sobre o perfil do empreendedor e como identificar as oportunidades”, explica a analista do Sebrae Minas.