Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Focada em metodologias e serviços para integrar Inovação Social no Brasil ao core business das empresas, nova área já nasce com importantes cases e no mundo

A Yunus Negócios Sociais Brasil, organização ligada ao Nobel da Paz, Muhammad Yunus, com-pleta cinco anos de atividade e anuncia uma nova estrutura no país, com duas unidades de negócios com focos de atuação independentes e times 100% dedicados. Desde 2013, a Yunus tem atuado junto a indivíduos seja apoiando empreendedores sociais através de um processo de aceleração ou atuando junto a investidores pessoas físicas, interessados em potencializar startups de negócios sociais acelera-das pela Yunus. 

Agora a empresa parte para uma nova etapa em sua história no país, em parceria com o Bank of America, e assume definitivamente um novo foco vol-tado para Corporações. Para isso, a Yunus foi rees-truturada em dois grandes núcleos. Luciano Gurgel, que ocupou no último ano a função de gestor geral da Yunus no Brasil passa agora a ter foco exclusivo no apoio a empreendedores sociais e no assesso-ramento a investidores pessoas físicas através da Yunus Investments. 

A Yunus Corporate, nova unidade inaugura-da, passa a contar com um modelo de co-liderança formado por Evelin Giometti, já na Yunus Brasil há 3 anos e responsável por prototipar a área, Túlio Notini e Glaziela Cavallaro, no time há 2 e 3 anos respecti-vamente e as novas integrantes da equipe: Marcella Puglia, ex-Marketing Director na Unilever e Nicole Carnizelo ex-Managing Director no Banco Société Générale Brasil. 

“A linha que dividirá as corporações que con-tinuarão a existir nos próximos 20, 30, 50 anos da-quelas que estarão sob risco de extinção tem cone-xão direta com a capacidade destas organizações incorporarem um mindset de inovação social em seu negócio principal. Se a empresa não gerar cla-ro valor social através de seus produtos e serviços, se ela não inovar na direção dos problemas reais e genuínas das pessoas e do planeta, ela entrará em extinção.  Sentimos que era importante a criação de uma nova estrutura com a cultura e um time 100% dedicado para contribuir com as corporações de for-ma muito concreta neste desafio” – afirma Rogério Oliveira, fundador da Yunus no Brasil e coordenador da atual reestruturação.

O plano de atuar com um foco no mercado corporativo foi prototipado por dois anos e agora fi-nalmente ganhou forma e estrutura dedicada. Além do programa Action Tank, um processo pelo qual grandes empresas desenvolvem seus próprios ne-gócios sociais, que já está na sua terceira edição, a Yunus Corporate passa a oferecer alguns novos serviços:

1. Aceleração – Aceleradoras criadas exclu-sivamente para Corporações, com foco em encon-trar e apoiar startups de inovação social conectadas com o core business da empresa. Como exemplos, a aceleradora implementada no setor de nutrição para a Nestlé, a de mobilidade implementada globalmen-te para a MAN Volkswagen e a de acesso a água implementada para a Ambev. 

2. Fundos de Investimento Corporativo – Com o knowhow de investimentos em startups da Yunus no Brasil e no mundo, a Yunus Corporate oferece apoio a corporações na criação de fundos próprios e outros mecanismos de investimentos com foco em impacto social.

3. Sustentabilidade financeira de ONGs – Por meio de sua área de responsabilidade social, a cor-poração poderá apoiar a aceleração de ONGs, para que essas organizações possam desenvolver mode-los de negócios com sustentabilidade financeira e ganho de escalabilidade. 

4. Projetos customizados –  usando seu co-nhecimento em negócios sociais e inovação, a Yu-nus atende demandas específicas de Corporações, desde assessoria na criação de estratégias de sus-tentabilidade, até criação de programas de trainees focados em negócios sociais, entre outros.

5. Cursos online Internacionais com experts em Inovação Social para equipes de corporações e também para empreendedores individuais.

Nos 2 anos de prototipagem da área, a Yunus já tem em seu portfólio clientes como Ambev, Natu-ra, Cielo, Johnson & Johnson, Caixa, Pernod Ricard, Randstad, Nestlé e outras. O caso mais emblemático já desenvolvido no Brasil foi o lançamento da água AMA pela AmBev, que tem 100% do seu lucro rein-vestido em negócios sociais de soluções para facili-tar o acesso a água no semi árido brasileiro.

SOBRE A YUNUS NEGÓCIOS SOCIAIS BRASIL

Fundada em 2013 com foco em inovação so-cial para Corporações, na aceleração e apoio a em-preendedores sociais brasileiros e em mecanismos de investimentos, a Yunus Negócios Sociais é parte da rede Yunus Social Business, com sede em Berlim e presença, além do Brasil, em países como Índia, Uganda, Quênia e Colômbia.

A inspiração vem do, Nobel da Paz, Muhammad Yunus, que desenvolveu o modelo de negócios sociais no fim dos anos 1970. Em 1983, fundou um banco, o Grameen Bank, que emprestava dinheiro aos pobres de Bangladesh a juros módicos. Em 20 anos, emprestou mais de US$ 13 bilhões a 8,3 milhões de pessoas. Depois disso se envolveu diretamente na criação de mais de 50 outros negó-cios sociais.