Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Publicação será disponibilizada para download gratuito e conta com participação de pesquisadores nacionais e internacionais

O advento da internet e das redes sociais inten-sificarame modificaramo modo de se comunicar nos dias atuais. Para além disso, a lógica de lutas ativistas também tiveram seus meios e difusão revistos. Como se caracterizam essas novas práticas ativistas? Qual o papel da Internet na discussão política? Como pode-mos agir por meio do midiativismo?

É para tentar responder perguntas como essas que o e-book “Interfaces do Midiativismo: do concei-to à prática” foi formulado. A publicação, que reúne 51 capítulos de pesquisadores de todo o Brasil e até da Europa, busca fomentar discussões em torno do con-ceito de midiativismo e estimular análises acerca das diversas iniciativas do gênero que vêm sendo empreen-didas no Brasil e no mundo ao longo dos últimos anos.

O e-book foi lançado em junho, mês em que se completam 5 anos das “Jornadas de Junho”, maior movimento de manifestação nos últimos 20 anos, que mostrou a força e importância das redes sociais em movimentos ativistas e políticos. Além do lançamento virtual, os organizadores participarão dos eventos AL-CAR e COMPÓS, ambos em Belo Horizonte, na sessão de lançamento de livros dos respectivos Encontros. 

O livro “Interfaces do Midiativismo: do conceito à prática” foi idealizado pelo professor do CEFET-MG Antônio Braighi, que fez do midiativismo tema da tese de Doutorado. Ele espera que, com a publicação, novas ações de comunicação alternativa sejam motivadas. “Isso pode ser feito por qualquer um de nós, cidadãos conscientes do nosso papel na sociedade e do nosso poder para a mudança social. Além disso, quando a gente fala de midiativismo estamos falando de política, da boa política. Quando mais tratarmos dos usos das mídias em favor da mobilização social, melhor”, com-pleta o professor. 

O livro está disponibilizado para download gra-tuito desde o dia 04/06, pelo site www.interfacesdomi-diativismo.wordpress.com/ . Também assinam a organi-zação do e-book o professor Cláudio Humberto Lessa e o doutorando Marco Túlio Câmara.