Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Paulo Queiroga

Ministros e autoridades do turismo de oito países participaram da IX Reunião de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O encontro, realizado no final de junho, liderado pelo ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão, aconteceu durante o 12º Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR). Na ocasião, as autoridades discutiram o Plano Estratégico de Cooperação em Turismo da CPLP e assinaram a Declaração de Foz do Iguaçu.

O plano tem, entre as medidas previstas, a promoção do desenvolvimento sustentável turístico nos países de língua portuguesa e a manutenção das relações multilaterais entre eles.

Também no evento foi assinada a Declaração de Foz do Iguaçu, que sela o comprometimento das autoridades, junto aos seus países, com o desenvolvimento social e econômico e fomento nas discussões sobre cultura, trabalho infantil e poluição de oceanos. A proposta do plano é estreitar os laços entre os membros, a cooperação para o desenvolvimento do turismo sustentável, a promoção da cultura e dos produtos locais, além de aplicação de tecnologias e incentivo e acesso a financiamentos para pequenas e médias empresas do setor de turismo.

Além do Brasil, participaram da reunião representantes dos países membros do grupo: Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

KLM INOVA PARA FIDELIZAR CLIENTE

A KLM anunciou a oferta de um aparelho de suporte ao cliente com destino a Amsterdã: o KLM Care Tag – uma espécie de etiqueta inteligente, que fornece aos visitantes informações verbais sobre como percorrer a cidade. O equipamento, que pode ser preso à roupa ou à bagagem, estará disponível gratuitamente, a partir de setembro, para os viajantes que forem para a capital holandesa. Basta fazer a solicitação online.

O aparelho é composto por um módulo de GPS offline e um alto-falante. A novidade foi concebida, segundo a empresa, para auxiliar a localização de quem está andando ou pedalando pela cidade. “O dispositivo oferece também a dica certa, na localização certa, na hora certa”, explica a empresa aérea em comunicado. “A equipe KLM preencheu o KLM Care Tag com centenas de áudios de dicas práticas sobre a cidade de Amsterdã, e não apenas dicas turísticas padrão, mas dicas detalhadas que vão desde ruelas cheias de ciclistas, onde e como trancar sua bicicleta e quando você tem que tomar cuidado com os batedores de carteira”, detalha ainda a KLM.

O KLM Care Tag poderá ser encomendado online, de graça, a partir de setembro pelos passageiros que viajam para Amsterdã, mas a disponibilidade é limitada. O primeiro lote de Tags só estará disponível em inglês, mas no final deste ano, haverá mais Care Tags disponíveis em chinês, português, alemão e russo, garante a companhia.

INVERNO NO SUL É TEMPO DE BARILOCHE

Desde o dia primeiro de julho, os turistas brasileiros estão sendo recebidos com festa no Aeroporto Internacional Teniente Luis Candelaria, em Bariloche. A neve já confirmou aumento da demanda de brasileiros a este tradicional destino de inverno do Hemisfério Sul e as empresas aéreas, Azul e Latam, ampliaram o número de voos diretos para a cidade.

Durante toda a temporada, aqueles que elegeram Bariloche como destino de inverno, além de encontrar muitos brasileiros por toda a parte, tomar bons vinhos, se esquentarem em aconchegantes lareiras e comer bem, estão acolhidos no aeroporto com apresentações de música de câmara e recebem como presente chocolates produzidos na própria cidade. Uma equipe de promoção e autoridades do governo local estão no aeroporto recebendo os turistas.

“Com as novas ofertas diretas à Bariloche e a malha aérea conhecida, esperamos um movimento total superior a 20 voos diários desde Buenos Aires, Córdoba, Rosário e Bahia Blanca”, conta Diego Piquin, diretor-executivo do Ente Misto de Promoções Turísticas (EMPROTUR).

“Embora a data oficial de início da temporada invernal seja 9 de julho, as taxas de ocupação dos hotéis já surpreenderam no mês de junho. “Começa uma das melhores temporadas dos últimos anos na cidade: o volume de neve está acima do esperado para o período, temos melhorias na montanha e uma série novidades na área urbana. Temos grandes expectativas de que a estação de 2017 será ainda melhor que 2016”, completa o executivo.