Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Obra aborda o mercado de seguros sob a ótica da gestão de riscos corporativos e pessoais no ano em que o especialista completa 35 anos de carreira no segmento

O sócio-fundador e presidente da Solutions Gestão de Seguros, Sérgio Frade, lançou, no dia 30 de maio, no PIC Cidade, o livro “Riscos & Seguros – Uma visão dos seguros sob a ótica da gestão de riscos corporativos e pessoais”. A obra reúne diversos artigos sobre seguros escritos pelo autor e publicados e que reflete a sua vivência profissional na gestão de riscos e seguros de diversas empresas nacionais e internacionais.

Vários artigos do livro destacam a importância do segmento de seguros na vida das pessoas e empresas. Frade ressalta a escala de produtos e serviços do segmento que têm fortes implicações no cotidiano das pessoas e da atividade econômica, com a proteção de vidas e ativos das empresas no país, além de ajudar no gerenciamento de riscos, mobilização de poupança e, sobretudo, facilitando investimentos.

Em 2016, o setor de seguros registrou crescimento nominal de 9,2%, na comparação com 2015, de acordo com dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e compilados pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg). O resultado representa um volume de arrecadação de R$ 239,3 bilhões e diz respeito ao desempenho das carteiras de seguros gerais, vida, previdência complementar aberta e capitalização. Desse valor, cerca de R$ 121,6 bilhões retornaram à sociedade em indenizações, benefícios, resgates e sorteios pagos.

Em nosso dia a dia, somos forçados o tempo todo a tomar decisões no campo pessoal ou profissional. A vida é cheia de riscos e o gerenciamento disso exige habilidade. Os riscos podem ser evitados ou reduzidos, podemos assumi-los de forma direta ou transferi-los. Gerenciar os riscos, de forma responsável, tem implicações diretas nos resultados e na sobrevivência das empresas, inclusive junto a clientes e fornecedores. Da mesma forma ocorre com as pessoas no dia a dia, frente aos riscos imprevistos no trabalho, lazer ou viagem”, afirma Sérgio Frade.

Comprar seguro pode parecer simples; no entanto, não é bem assim. A compra de seguros exige cuidados importantes para evitar problemas futuros. Usar o seguro não significa receber indenização. Usar o seguro significa ter a garantia de que a estabilidade financeira de uma empresa ou pessoa está protegida”, explica Frade. Segundo ele, os tempos difíceis e turbulentos, enfrentados pela economia nacional, aumentaram a necessidade de as empresas se garantirem contra imprevistos. Os efeitos danosos da crise colocaram em risco a sobrevivência de muitas delas. Com essa publicação, o empresário espera contribuir e servir de referência para que executivos, gestores de riscos, profissionais do mercado segurador e estudantes possam se nortear.