Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

O Corpo Consular de Minas Gerais que comemorou 63 anos de fundação em 2015 realizou, no dia 03 de novembro, o seu jantar anual com a sua tradicional entrega de medalhas. Criado com o principal intuito da reunião dos Consulados acreditados junto ao Ministério das Relações Exteriores e ao governo Estadual, a instituição visa uma maior aproximação dos países aqui representados com Belo Horizonte, Minas Gerais e o Brasil.
 
Atualmente, a Associação dos Membros do Corpo Consular no Estado de Minas Gerais conta com 34 Consulados acreditados junto ao Governo do Estado.
 
Diante da importância econômica de Minas Gerais no cenário internacional, as embaixadas estrangeiras têm apresentado elevado interesse em estabelecer suas representações consulares na capital mineira.
 
Só neste ano, foram implantados e filiados os seguintes novos Consulados ao Corpo Consultar de Minas:
– Consulado da República da Eslováquia, representado pelo Cônsul Renato Werner Victor de Queiroz;
– Consulado da República Tcheca, representado pelo Cônsul Luiz Augusto Guadalupe;
– Consulado do Reino da Bélgica, representado pelo Cônsul Henrique Machado Rabelo;
– Consulado da Bulgária, representado pelo Cônsul Renato Russeff Prado;
– Consulado da Grã Bretanha, antes com representação honorária e agora com representação oficial pelo Cônsul Thomas Nemes.
 
O Corpo Consular de Minas Gerais vem trabalhado junto às autoridades municipais, estaduais e federais, bem como junto às associações de classe, no sentido de fomentar o processo de internacionalização do Estado, juntando esforços para a instalação de um número cada vez maior de consulados em Belo Horizonte.
 
A Medalha do Mérito Consular foi instituída em Assembleia Geral Ordinária em 15 de março de 2000, em combinação com a Assembleia Geral Extraordinária de 28 de setembro de 2000, ficando criada nessa oportunidade também o Diploma correspondente a esta Medalha.  De acordo com seu estatuto, a medalha será outorgada a pessoas que tenham, de algum modo, prestado relevantes serviços a Belo Horizonte, a Minas Gerais, ao Brasil e ao Corpo Consular de Minas Gerais, sendo regida por um regulamento próprio que prevê também um máximo de 5 agraciados por ano.
 
Cada um dos agraciados de 2015 foi objeto de criteriosa análise do Conselho da Medalha, que os distinguiu pelo tanto que contribuíram para o desenvolvimento, de um modo geral, a partir de suas áreas de atuação.”
 
Os agraciados foram:
 
Márcio Araújo de Lacerda
Prefeito Municipal de Belo Horizonte
 
Marcelo Landi Matte
Diretor Regional da TV Globo Minas
 
Dr. Mário Vrandecic
Diretor Geral do Biocor
 
Tereza da Gama Guimarães Paes
Diretora-Presidente da Fundação Benjamin Guimarães/Hospitais da Baleia
 
Mário Fontana
Jornalista e Advogado

Marcelo Matte, da Globo Minas, recebe homenagem

Mesa Principal

Regina Lacerda recebendo a medalha e troféu em nome de Márcio Lacerda

Confira todas as fotos do evento clicando aqui.