Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Iniciativa da RB, com parceria da ESPM, Provider e Neoplan, livro traz linha do tempo e cases relevantes da publicidade brasileira.

A RB, líder mundial em produtos de higiene pessoal, casa e saúde, lança, em parceria com a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), a Provider Brand Entertainment e o Neoplan Grupo de Desenvolvimento, o livro “A Evolução da Sociedade Brasileira Contada Através da Propaganda”. A obra, trilíngue (português, inglês e espanhol), traz um panorama da propaganda brasileira, desde o Brasil colonial até os dias atuais, realizado por professores da ESPM.

A obra está dividida em duas partes. A primeira retrata a evolução da sociedade brasileira sob a ótica da propaganda – utilizando como referência a comunicação de produtos da própria RB e também de outros anunciantes. Nessa seção, a história da RB, seus principais anúncios e produtos são apresentados em uma linha do tempo ilustrada que mostra desde uma caminhonete com anúncio do Anill Reckitt, utilizado entre 1923 e 1925, passando pelo lançamento no mercado dos produtos Mepo, em 1962, Sanpic, em 1973, até a chegada de marcas como Vanish, Veet e Harpic, no começo dos anos 2000.

A segunda parte traz seis cases da RB: Freshmatic: sucesso no ciclo da inovação; Internacionalização; A entrada da Reckitt Benckiser no mercado de OTC no Brasil; Responsabilidade Social Reckitt Benckiser; Vanish Reckitt Benckiser; e O Trade Marketing aplicado ao PDV.

Um dos cases de destaque é o que trata a Responsabilidade Social da RB. Nesse capítulo, o leitor é apresentado a aplicação dos valores corporativos da empresa no projeto Global Challenge, feito em parceria com a Save the Children globalmente e com a Fundação Abrinq no Brasil.

Vale ressaltar também o case de Vanish. Nessa parte do livro, é possível conhecer os passos para a consolidação do posicionamento da marca na mente dos consumidores e manutenção de seu alto valor, confirmando sua identificação como Power Brand.

“A RB está presente na casa do consumidor brasileiro e participa ativamente da história da propaganda no Brasil. Essa publicação visa valorizar esse histórico. Além disso, faz uma homenagem à publicidade brasileira e seus principais cases, e serve como material de referência para esse mercado”, explica Renato Guideroli, líder deste projeto na RB. “Nesse sentido, a universidade tem um papel fundamental na formação de novos talentos que vão trabalhar nessa área. Para esse público, o livro será uma ferramenta importante para mostrar o conhecimento e a expertise da empresa”, acrescenta.

A obra é distribuída a estudantes do último semestre dos cursos de Administração e Marketing de todo o Brasil e também a bibliotecas públicas. O livro também pode ser consultado na Biblioteca da ESPM.

“Nesse sentido, gostaria de destacar que consideramos este livro como sendo um gesto de responsabilidade social, pois colaborara para a formação de futuros líderes, visto que seu público-alvo engloba estudantes de últimos semestres de graduação, potenciais trainees e futuros profissionais para a RB”, afirma, na apresentação da obra,o professor Alexandre Gracioso, vice presidente acadêmico da ESPM.

FICHA TÉCNICA

Livro “A Evolução da Sociedade Brasileira Contada Através da Propaganda”

Distribuição: Estudantes do último semestre dos cursos de Administração e Marketing de todo o Brasil e também para bibliotecas públicas

Páginas: 214

Coordenação Geral: Grupo Neoplan e Provider

Sobre a RB:

A RB é uma empresa global líder de bens de consumo de saúde, higiene e casa. Com o propósito de oferecer soluções inovadoras para uma vida mais saudável e lares mais felizes, a RB está no top 25 das empresas listadas na London Stock Exchange. Desde 2000, a receita líquida triplicou e o valor do mercado aumentou em cinco vezes. Atualmente, é a n º 1 ou n º 2, no mundo, na maioria de suas categorias em rápido crescimento, impulsionado por uma taxa excepcional de inovação. O portfólio de saúde, higiene e casa é liderado por 19 Powerbrands globais, incluindo Nurofen, Strepsils, Gaviscon, Mucinex, Durex, Scholl, Lysol, Dettol, Clearasil, Veet, Harpic, Bang, Mortein, Finish, Vanish, Woolite, Calgon, Airwick, e French’s, e são responsáveis por 70% da receita líquida. No Brasil, no topo das Powerbrands globais, a RB orgulhosamente fabrica dois heróis locais, Veja, SBP e Luftal.

As pessoas da RB e sua cultura estão no coração do sucesso da empresa. Eles têm uma orientação intensa para a realização e um desejo de superação onde eles se concentram, inclusive em sustentabilidade, onde a empresa reduziu a sua emissão de carbono em 20% em 5 anos e almeja agora, entregar uma redução de 1/3 no consumo de água, 1/3 em redução adicional de carbono e tem 1/3 de sua receita líquida proveniente de produtos mais sustentáveis até 2020. A RB tem sido reconhecida como líder em sustentabilidade no CDP Global 500 Carbon Performance Leadership Index e recebeu o 2013 Sector Mover Sustainability Award no 10º Anuário de Sustentabilidade. A RB é também o maior parceiro FMCG do Savethe Children global.

 

A empresa tem operações em mais de 60 países, com sede no Reino Unido, Singapura, Dubai e Amsterdam, e vendas em quase 200 países. A RB emprega cerca de 36.000 pessoas em todo o mundo.