*

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Donec nec mauris interdum, suscipit turpis eget, porta velit. Praesent dignissim sollicitudin mauris a accumsan. Integer laoreet metus

Por: Marcos Silva Ramos

 

Desenvolver o país, atender aos anseios da sociedade e trabalhar para a sustentabilidade das organizações. Estes são objetivos que fazem do sistema CFA/CRAs uma entidade que enxerga as necessidades e oportunidades do país.

O sistema é composto pelo Conselho Federal de Administração e os Conselhos Regionais de Administração que atuam em consonância, regulamentando e fiscalizando em todo o território nacional a profissão de administrador. No entanto, a atividade do sistema não se limita à fiscalização. Ele vem trabalhando, ao longo de décadas, no fortalecimento da profissão na sociedade, acompanhando o crescimento da economia brasileira e o impacto causado pelo profissional qualificado nesse crescimento.

O trabalho dos conselhos de Administração torna-se cada vez mais fundamental no dia a dia do Brasil. Isso porque, além da ampla participação no debate de grandes temas nacionais, as entidades têm se aproximado do administrador por meio da difusão do conhecimento e atualização do mercado de trabalho e perpetuado valores como ética, competência e inovação, indispensáveis na gestão de qualquer empresa.

O Conselho Federal, por meio do modelo de gestão por câmaras, conta com três conselheiros para cada uma das sete câmaras setoriais. São esses setores que elegem, entre seus integrantes, os presidentes e vice-presidentes. Atualmente, fazem parte da direção do CFA: o presidente Adm. Sebastião Luiz de Mello – MS -, o vice-presidente Adm. Sérgio Pereira Lobo – PR – e os diretores e vice-diretores das câmaras: Adm. Ramiro Lubián Carbalhal – BA – e Adm. Lúcio Flávio Costa – PB – (Câmara de Administração e Finanças: responsável pelas ações administrativas, de finanças e de informática do CFA), Adm. Rui Ribeiro de Araújo – DF – e Adm. Armando Lôbo Pereira Gomes – AL – (Câmara de Fiscalização e Registro: responsável pelas ações de desenvolvimento da fiscalização e constitui banco de dados das pessoas físicas e jurídicas registradas no Sistema CFA/CRAs), Adm. José Samuel de Miranda Melo Júnior – MA – e Adm. Ione Macedo de Medeiros Salem – RN – (Câmara de Formação Profissional: estuda e propõe ações que visem à melhoria da formação do Administrador), Adm. Adelmo Santos Porto – SE – e Adm. Carlos Augusto Matos de Carvalho – RR – (Câmara de Desenvolvimento Institucional: propõe estratégias de ação do Sistema CFA/CRAs com vistas ao cumprimento de suas funções primordiais de proteção e conscientização da sociedade com relação à atividade profissional do Administrador), Adm. Carlos Henrique Mendes da Rocha – PI – e Adm. Nelson Aniceto Fonseca Rodrigues – AM – (Câmara de Relações Internacionais e Eventos: promove a difusão da Ciência da Administração e clarifica a identidade do profissional de Administração em nível internacional por meio de eventos), Adm. Rui Otávio Bernardes de Andrade – RJ – e Adm. Sílvio Pires de Paula – SP – (Câmara de Estudos e Projetos Estratégicos: promove a análise, discussão e prospecção de temas relacionados a programas, planos e projetos estratégicos, com vistas ao planejamento e à implementação de ações que desenvolvam a ciência da Administração e o Sistema CFA/CRAs, em benefício da sociedade), Adm. Ione Macedo de Medeiros Salem – RN – e Adm. Hércules da Silva Falcão – ES – (Câmara de Gestão Pública: avalia e propugna pela implantação de políticas e projetos relacionados à modernização no âmbito da administração pública direta, indireta, autárquica e fundacional).

No CRA-MG, a diretoria é composta pelo presidente Adm. Marcos Silva Ramos e pelos vice-presidentes Adm. Sônia Ferreira Ferraz – Orientação e Fiscalização Profissional – (responsável pelos processos de fiscalização de pessoas físicas e jurídicas); Adm. Antônio Carlos Dias Athayde – Administrativo -Financeiro – (gerencia os processos relativos ao CRA-MG e as ações de finanças do conselho), Adm. Jehu Pinto de Aguilar Filho – Relações Institucionais – (responsável pelas ações relativas ao processo de registro profissional e atendimento), Adm. Célia Maria Corrêa Pereira – Formação Profissional – (planeja, dirige, coordena e controla as ações de desenvolvimento dos profissionais de administração) e Adm. Adriana de Morais – Marketing – (articula trabalhos para a elevação da imagem do profissional perante a sociedade). Eles garantem a execução das diretrizes do Conselho Federal, a fiscalização do exercício da profissão no estado, a expedição das carteiras profissionais dos administradores, a organização do registro profissional, a valorização da Administração e a promoção de ações voltadas para os objetivos do conselho, como a celebração de convênios, palestras em instituições de ensino superior e no interior do estado.

Além dos diretores, compõem o plenário do CRA-MG, os conselheiros regionais efetivos Adm. Aloysio Sebastião de Aguiar, Adm. Clégis Dolabella Romeiro, Adm. Raul Alberto Marinuzzi e Adm. Rosendo Magela Reis, e os suplentes Adm. Cláudia Andrade Negreiros, Adm. Cléver Soares David Amorim, Adm. Egmar Gonçalves da Silva, Adm. José Carlos de Castro Júnior, Adm. Joubert Roberto Ferreira Fidelis, Adm. Marco Antônio Machado, Adm. Nádia Mauren Venuto Paxeco, Adm. Rodrigo Júlio dos Santos, Adm. Rodrigo Souza de Deus e Adm. Rosânia Emília Ribeiro.

Fazem parte do sistema ainda, os conselheiros federais de cada estado. Em Minas Gerais, Adm. Gilmar Camargo de Almeida é o conselheiro federal efetivo e Adm. Janaína Siegler Marques Batista, sua suplente. São eles os responsáveis por estudar e elaborar pareceres, relatar matérias e processos relacionados à profissão que sejam implantados nacionalmente.

Atualmente com mais de 35 mil profissionais registrados, o CRA-MG promove seminários, palestras e congressos sobre temas relevantes que visam a elevar a qualidade da atuação desses profissionais tão necessários no novo cenário mercadológico, brasileiro e mundial.